quinta-feira, agosto 11

ARTIGO - RAINHA DO MARANHÃO

 

Ana Joaquina Jansen Pereira, conhecida como Donana, foi uma empresária e política brasileira, que se tornou uma personagem controversa na história do Maranhão.
Descendente da nobreza europeia, sua família se instalou no Brasil, na Cidade de São Luís, Capital do Estado do Maranhão.
Foi uma rica proprietária de terras e imóveis, ativista política e dos movimentos sociais. Aínda adolescente, teve um filho de pai desconhecido, tornando-se duplamente desonrada, sendo expulsa de casa pelo pai, com o filho recém nascido.
Após um tempo de grandes dificuldades, conhece e torna-se amante de um rico Coronel Isidoro Rodrigues Pereira, pertencente a família mais rica da época.
Isidoro assumiu oficialmente a relação com Ana, depois da morte da esposa, Dona Vicença. O casal permaneceu Juntos por quinze anos, até a morte de Isidoro, que deixa seis filhos para Ana criar.
Perseverante e ambiciosa.
Ana transformou o dinheiro em poder, assumindo a liderança política da Cidade, manteve forte rivalidade com o Comendador Meireles, seu temperamento forte, explosivo e competitivo, além de sua capacidade de liderança, alcançam a corte de Dom Pedro II e ela passou a ser chamada informalmente de Rainha do Maranhão.
CHICO TORQUATO.

Enter

Adil

Nenhum comentário:

Postar um comentário