segunda-feira, junho 8

Dinheiro não é problema!


A CBF convidou dirigentes dos 40 clubes das Séries A e B para acompanhar a estreia da Seleção Brasileira contra Marrocos, nos Estados Unidos. 

A entidade custeará passagens, hospedagem, alimentação e ingressos para os convidados.

Além da viagem, está prevista uma reunião para debater temas importantes para o futebol brasileiro, como a implementação do Fair Play Financeiro e a criação de uma liga única nacional. 

Representantes da MLS também devem participar do encontro, que servirá para troca de experiências e discussão de modelos que possam ser adaptados ao Brasil. 

🗞️ ESTADÃO

Por @daviazevedo_04

📸 Divulgação | @flamengo

#Flamengo #CRF #MaisQuerido #AcimaDeTudoRubroNegro #PaparazzoRubroNegro

AGRICULTURA FAMILIAR IMPULSIONA VENDAS DE MILHO E ALIMENTOS TÍPICOS DURANTE O SÃO JOÃO NO RN

A chegada das festas juninas reforça a importância da agricultura familiar para a economia e para a mesa dos nordestinos. Responsável por grande parte dos alimentos consumidos durante o período, a atividade garante o abastecimento de produtos tradicionais, como milho, coco e macaxeira, além de contribuir para a geração de renda no campo e para a preservação das tradições culturais da região.

Junho é marcado por fogueiras, quadrilhas e comidas típicas. Por trás de pratos como pamonha, canjica e bolo de milho está o trabalho de pequenos produtores rurais, que encontram nesta época do ano uma oportunidade de ampliar a produção e aumentar a renda.

A maior procura pelos alimentos típicos intensifica o ritmo de trabalho no campo. Um dos produtores relata o movimento registrado durante o período junino. “Acho muito bonito esse pessoal aqui de Natal que come muito milho”, disse a agricultora Ana Maria da Silva, em entrevista ao RN no Ar, da TV Tropical.

Entre os produtos mais procurados no Mercado da Agricultura Familiar, na Avenida Jaguarari, o milho se destaca como protagonista das comemorações. O aumento da demanda também favorece a comercialização de outros itens produzidos pela agricultura familiar.

O comportamento dos consumidores confirma a movimentação nas vendas. A aposentada Maria da Apresentação, que se preparava para uma confraternização junina, aproveitou a ida ao ponto de venda para adquirir diferentes produtos.

“Vou levar milho, vou levar coco, estou com um saco cheio.” Maria também contou que já iniciou o preparo das comidas típicas para a celebração. “É um período maravilhoso. Já fiz o bolo de macaxeira, agora só falta o bolo de milho.”

Além dos resultados econômicos, a agricultura familiar desempenha um papel social importante. A atividade fortalece as comunidades rurais, ajuda a preservar conhecimentos e costumes transmitidos entre gerações e contribui para a segurança alimentar da população.

A tradição familiar é um dos fatores que mantêm a atividade viva no campo. A agricultora Mércia Sales destacou a continuidade do trabalho rural ao longo das gerações.

“Nasci no meio da agricultura, meus pais eram agricultores e casei com agricultor também e a gente continua a tradição”, disse.

Ela também ressaltou a importância das chuvas para garantir uma boa safra e atender à demanda dos consumidores durante o período junino.

“E a gente pede muito a Deus que mande chuvas e graças a Deus nosso pedido tem sido atendido. É trabalho para todo mundo.”

Mais do que um período de celebrações, o São João representa uma oportunidade de desenvolvimento econômico para milhares de famílias que vivem da produção agrícola. A combinação entre tradição, cultura e geração de renda reforça o papel da agricultura familiar como um dos pilares das festas juninas e da economia rural nordestina.

Após invadir creche, restaurante e até delegacia, suspeito deixa rastro de sangue e é preso no Interior do RN

Foto: Divulgação/PCRN

Um homem, de 18 anos, foi preso suspeito de praticar uma série de crimes durante a madrugada desta segunda-feira (8), no município de Baraúna, no Oeste Potiguar. De acordo com a Polícia Civil, ele invadiu uma creche pública, tentou arrombar a unidade policial da cidade e furtou uma churrascaria. Segundo a Polícia Civil, para cometer os crimes, ele utilizou objetos para forçar a entrada nos imóveis e quebrou janelas, chegando a se ferir com estilhaços de vidro e deixando vestígios nos locais.

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou danos a equipamentos de monitoramento, além da subtração de uma bicicleta, um celular, alimentos e bebidas. Após as diligências, o suspeito foi identificado e localizado.

O homem foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de furto qualificado e tentativa de furto, com incidência da causa de aumento de pena em razão da prática durante o repouso noturno.

Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações que possam auxiliar investigações sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Exercício ilegal da Medicina Veterinária passa a ser crime no Brasil

Foto: Divulgação

Quem exercer, mesmo gratuitamente, a profissão de médico-veterinário sem autorização legal ou além dos limites permitidos poderá ser punido com detenção de seis meses a dois anos. Se o crime for praticado com finalidade de lucro, também poderá ser aplicada multa. É o que estabelece a Lei 15.425, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3).

Antes da nova lei, o exercício ilegal da medicina veterinária era tratado apenas como contravenção penal. O texto altera o art. 282 do Código Penal e passa a dar à profissão o mesmo tratamento já previsto para médicos, dentistas e farmacêuticos.

Sancionada sem vetos, a norma teve origem no PL 4.560/2025, decorrente, por sua vez, do PL 7.323/2014, apresentado pelo então deputado Guilherme Campos. A lei também prevê responsabilização mais severa quando o exercício ilegal da medicina veterinária provocar danos a pessoas ou animais. Nesses casos, o infrator poderá responder não apenas pelo exercício ilegal da profissão, mas também por crimes como lesão corporal, homicídio ou maus-tratos a animais, conforme a gravidade das consequências.

Durante a votação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o relator, senador Sergio Moro (PL-PR), afirmou que a mudança reforça a proteção da saúde pública, do bem-estar animal e da segurança sanitária. Segundo ele, a atuação irregular de pessoas não habilitadas pode trazer riscos ao cuidado com os animais, à inspeção de alimentos e ao controle de doenças transmitidas entre animais e seres humanos.

Com informações da Agência Senado

​Prefeitura de Carnaubais inicia revitalização de reservatório d’água no Assentamento Carajás


A Prefeitura Municipal de Carnaubais, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, deu início aos serviços de revitalização do reservatório d’água do Assentamento Carajás.

 A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em investir na melhoria da infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Os trabalhos visam fortalecer a estrutura do equipamento, garantindo mais segurança, conservação e eficiência no abastecimento, beneficiando diretamente os moradores da comunidade. 

A revitalização também contribuirá para aumentar a durabilidade do reservatório e assegurar melhores condições de funcionamento.

A gestão municipal segue trabalhando para promover melhorias em todas as regiões do município, levando mais qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento para os carnaubaenses.


​Prefeitura de Carnaubais intensifica serviços de limpeza e manutenção urbana!


A Prefeitura Municipal de Carnaubais, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, segue avançando com os serviços de limpeza pública em diversos pontos da cidade. 

As equipes estão atuando na Quadra do Pai João, na Avenida Francisco J. dos Santos, no Bairro Casinhas e dando continuidade às ações no Bairro Pacheco.

O trabalho tem como objetivo manter os espaços públicos limpos, organizados e mais agradáveis para a população, contribuindo diretamente para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

A gestão municipal reforça seu compromisso com a manutenção da cidade, garantindo ambientes mais seguros e acolhedores para todos os carnaubaenses.

Fotos: Genildo Pinheiro 


LEI TORNA CRIME EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA VETERINÁRIA

O Código Penal Brasileiro passa a incluir nesta segunda-feira (8) o exercício ilegal da medicina veterinária como crime. 

Pela legislação, aquele que exercer a profissão de médico veterinário sem autorização legal, ainda que de forma gratuita, está sujeito à pena de detenção de seis meses a dois anos.

A norma modifica o Artigo 282 do Código Penal, que já trata do exercício irregular de profissões da área da saúde, como medicina, odontologia e farmácia. Com a mudança, passa a incluir de forma expressa a medicina veterinária. 
 
Pena e agravantes

O texto também estabelece agravantes para situações em que a conduta resulte em consequências mais graves:Em caso de lesão corporal grave ou gravíssima em pessoa, o autor responderá também pelos crimes correspondentes previstos no Código Penal;
 
Se houver morte, a responsabilização inclui o crime de homicídio;
 
Quando a prática causar lesão ou morte de animal, o infrator também responderá por crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais.
 
Suspensão profissional

Comete o mesmo crime o profissional que exercer a atividade durante período de suspensão ou após o cancelamento do registro ou habilitação profissional.
 
*Com informações de Agência Brasil

INMET RENOVA ALERTA DE CHUVAS PARA 68 CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial para acumulado de chuvas em Natal e outros 68 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso, que teria validade até este domingo (7), foi estendido e segue em vigor até as 10h da próxima segunda-feira (8). 
 
O alerta é classificado na cor amarela, o nível mais baixo da escala de severidade do órgão. Segundo o Inmet, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e outros transtornos.

As cidades incluídas no alerta são: Arez, Baía Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Ielmo Marinho, Jandaíra, Japi, Jardim de Angicos, João Câmara, Jundiá, Lagoa d'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Passa e Fica, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Velho, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairí, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

O Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo, observar possíveis alterações em áreas de encosta e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
 
A informação é do Blog Gustavo Negreiros. 

Final de semana foi agitado!


Antes mesmo de começar, o Pingo da Mei Dia 2026 foi alvo de comentários e dúvidas nas redes sociais. Muitos questionavam a programação anunciada e acreditavam que o evento não conseguiria repetir o impacto de anos anteriores. Havia quem apostasse em um público menor e em uma festa distante da grandiosidade que consagrou Mossoró no cenário nacional.

Mas a resposta veio das ruas.

Com uma programação formada por grandes nomes da música brasileira, como Bell Marques, Nattan, Banda Grafith e Dan Ventura, além de atrações locais e regionais como Analu, Gianinni Alencar, Forró dos 3, Caroline Melo, Aline Reis, Nilson Viana, Banda Inala, Banda Guto Fortunato, Alex do Acordeom e Darlan Dias, o Pingo da Mei Dia transformou o Corredor Cultural em um verdadeiro mar de gente. (Prefeitura de Mossoró⁠)

O resultado foi histórico. Mais de 260 mil pessoas participaram da festa, número que reforça a força do evento e confirma sua posição como um dos maiores acontecimentos populares do país. A multidão tomou conta da Avenida Rio Branco desde as primeiras horas da tarde, em um espetáculo de cores, alegria e celebração da cultura nordestina.

A abertura oficial do Mossoró Cidade Junina mostrou que o Pingo da Mei Dia continua crescendo e mantendo viva uma tradição que ultrapassa gerações. Turistas de diversas cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados viajaram até Mossoró para participar da festa que, ano após ano, movimenta a economia, fortalece o turismo e valoriza a cultura regional. (O Potiguar⁠)

Ao longo do percurso, os trios elétricos arrastaram milhares de foliões, transformando o Corredor Cultural em uma das maiores concentrações populares do período junino brasileiro. A energia do público, a animação e a grandiosidade da festa mostraram que o sucesso do Pingo vai muito além das atrações: está na conexão que o evento construiu com o povo ao longo dos anos.

Se antes havia dúvidas, depois da festa ficou uma certeza. O Pingo da Mei Dia deu uma resposta histórica, superou expectativas, reuniu uma multidão impressionante e mostrou, mais uma vez, por que é considerado o maior bloco junino do Brasil.

Fonte:Afrânio Mesquita 

Descarte eletrônico o Meio Ambiente agradece!


🌱♻️ Na Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAC) de Carnaubais recebeu hoje Hafferson para realizar o descarte correto de resíduos eletrônicos.

A SMMAC agradece pela consciência ambiental e pela importante contribuição para a preservação do meio ambiente. Atitudes como essa demonstram responsabilidade e compromisso com um futuro mais sustentável para todos.

🌎💚 Descarte correto, meio ambiente protegido!

#SemanaDoMeioAmbiente #SMMACCarnaubais #ResíduosEletrônicos #Sustentabilidade #MeioAmbienteVivo

TELEFONEMA SURPRESA - DEPUTADO GUSTAVO CARVALHO



                   Sábado (6/6), logo cedo recebi um telefonema surpresa do meu amigo Gustavo Carvalho deputado estadual e candidato a reeleição para assistirmos  o amistoso BrasilXEgito em sua residencia e colocarmos em dia algumas pautas correlacionadas a política Potiguar.

                  Infelizmente não pude atender ao convite do  amigo por motivos de ordem cronológica mesmo  reconhecendo que o deputado pelo merecimento conquistado e pela afinidade de sua prosa contagiante e atributos por todos conhecidos e reconhecidos.

                   Qualificado como um parlamentar de comunidade ainda por excelência, esforçado, dedicado e correto, não poderia ter outro rumo suas atividades legislativas que não a vitória nas eleições que se aproximam.

                  Esse homem plural, politicamente muito ativo, sua longa e rica trajetória política já lhe coloca no patamar dos mais experimentados parlamentar Norte-Rio-grandense

CHICO TORQUATO

domingo, junho 7

PEC 6×1 TEM SEMANA DECISIVA NO SENADO COM ALCOLUMBRE SOB PRESSÃO

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve ceder à pressão e encaminhar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 — seis dias de trabalho para um de descanso — diretamente para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Com informações do Metrópoles.

Na semana passada, porém, Alcolumbre adotou tom duro ao afirmar que não pretende acelerar a tramitação da proposta. Segundo ele, a PEC deveria passar por comissão especial antes de seguir ao plenário — uma possibilidade não vedada pelo Regimento Interno, mas que não é adotada pelo Senado há anos.

“Essa proposta vai ter de tramitar nas comissões, porque há cobrança de todos os senadores de que todas as matérias possam passar, no mínimo, por uma comissão”, disse.

Durante o pronunciamento, o presidente do Senado também defendeu que a Casa não funcione como “instância de carimbo” das decisões tomadas pela Câmara. O texto foi aprovado pelos deputados no último 27 de maio.

PINGO DA MEI DIA REÚNE MAIS DE 260 MIL PESSOAS E ABRE COM SUCESSO O MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2026

O Mossoró Cidade Junina 2026 começou em grande estilo neste sábado (6), com o tradicional Pingo da Mei Dia reunindo um público estimado em mais de 260 mil pessoas que lotaram o Corredor Cultural. Considerado um dos maiores eventos juninos do Brasil, o MCJ teve uma abertura marcada pela animação, segurança e organização. 

A programação contou com grandes atrações nacionais e regionais, levando milhares de pessoas ao Corredor Cultural. Entre os destaques estiveram Bell Marques, Nattan e Grafith, que comandaram a festa em trios elétricos e arrastaram multidões ao longo do percurso.

Também se apresentaram os artistas Caroline Melo, Alinne Reis, Darlan Dias, Giannini Alencar, Forró dos 3, Nilson Vianna, Guto Fortunato, Alex do Acordeon, Dan Ventura, Banda Inala e Analu, valorizando os talentos da terra e contribuindo para o sucesso da abertura dos festejos juninos.

O prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros, destacou a grandiosidade do evento e a importância do Mossoró Cidade Junina para a cultura, o turismo e a economia do estado.

“O Pingo da Mei Dia mostrou mais uma vez a força do nosso povo e a grandeza do Mossoró Cidade Junina. Tivemos uma festa organizada, segura e com participação da população e dos visitantes, fortalecendo a nossa cultura e movimentando a economia da cidade”, afirmou.

Com o sucesso da abertura, o Mossoró Cidade Junina 2026 segue com uma extensa programação cultural ao longo do mês de junho, consolidando Mossoró como um dos principais destinos juninos do país.

POUCA CONCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO NA ÁGUA PROVOCOU MORTANDADE DE PEIXES EM LAGOA DE IPANGUAÇU/RN, DIZ SECRETÁRIO

Uma grande quantidade de peixes mortos foi registrada nos últimos dias Na lgo da ponta grande, localizada no município de Ipanguaçu/RN.

O cenário alarmante chamou a atenção dos moradores, especialmente porque muitos vivem da pesca no no local.

O caso passou a ser oficialmente acompanhado pelos órgãos municipais e ambientais para identificar as causas do desastre.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Ipanguaçu, Francisco Gilderlan Tavares dos Santos, depois de feita a análise da água, ficou constatado que os peixes morrem por causas naturais, como a seca da lagoa e a baixa quantidade de oxigênio na água.

Lateral Wesley é cortado da Seleção Brasileira após lesão no amistoso contra o Egito; volante Éderson é convocado


Fotos: Maddie Meyer/Getty Images/AFP | Getty Images

Wesley não defenderá a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. O lateral-direito da Roma foi diagnosticado com uma lesão na perna esquerda e está fora do Mundial. Para seu lugar, Carlo Ancelotti chamou o volante Ederson, da Atalanta, que chegou a ser convocado na primeira lista do técnico italiano, em junho de 2025, mas não entrou em campo.

A CBF comunicou o corte neste domingo, após a lesão do jogador na partida contra o Egito, em Cleveland, no último amistoso de preparação antes da competição. Ele passou por exame de imagem, e a ressonância magnética constatou lesão muscular no músculo adutor da coxa esquerda.

Wesley foi substituído aos 16 minutos do primeiro tempo por Danilo no jogo contra o Egito. Ele pediu para sair após sentir dores na perna esquerda. O jogador recebeu atendimento médico de Rodrigo Lasmar e da equipe médica. Os jogadores do banco de reservas consolaram o lateral.

As opções na pré-lista de Ancelotti para a lateral direita eram Paulo Henrique, do Vasco, e Vitinho, do Botafogo. Os zagueiros eram: Alex Ribeiro (Lille), Léo Ortiz (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Natan (Real Betis), Thiago Silva (Porto) e Vitor Reis (Girona).

ge

RUMO AO HEXA: Com gol de Endrick, Brasil vence o Egito no último teste antes da Copa

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira encerrou sua preparação para a Copa do Mundo com vitória. Neste sábado (6), a equipe derrotou o Egito por 2 a 1, em Cleveland, nos Estados Unidos.

Bruno Guimarães e Endrick marcaram os gols do Brasil, enquanto Zico descontou para os egípcios. A partida foi disputada diante de 64,3 mil torcedores no Huntington Bank Field, conforme o Metrópoles.

O Brasil começou pressionando a saída de bola adversária e abriu o placar logo aos sete minutos do primeiro tempo. Bruno Guimarães aproveitou uma roubada de bola no campo de ataque e finalizou com precisão para fazer 1 a 0.

A vantagem, porém, durou pouco. Aos 11 minutos, uma falha na saída de bola da defesa brasileira permitiu que Zico empatasse a partida para o Egito.

Apesar de ter mais posse de bola e controlar as ações do jogo, a Seleção encontrou dificuldades para transformar a superioridade em oportunidades claras antes do intervalo.

No segundo tempo, Endrick entrou em campo e marcou o gol após receber assistência de Raphinha. Foi o quarto gol do atacante com a camisa da Seleção Brasileira principal.

O amistoso representou o último compromisso da equipe antes da estreia na Copa do Mundo, onde estreará no próximo sábado (13), contra o Marrocos.

Enquanto o Brasil cresce, RN perde mais de R$ 40 milhões com queda dos royalties do petróleo

Foto: Reprodução

Enquanto a arrecadação de royalties do petróleo avançou no Brasil, o RN registrou queda e perdeu mais de R$ 40 milhões em receitas nos primeiros cinco meses de 2026.

Dados da ANP, divulgados pela Tribuna do Norte, mostram que o volume recebido pelo RN e os municípios potiguares caiu de R$ 277,8 milhões entre janeiro e maio de 2025 para R$ 237,4 milhões no mesmo período deste ano. A redução foi de 14,5%.

Considerando apenas os repasses destinados ao Governo do RN, a queda foi ainda maior. As receitas recuaram 25%, passando de R$ 109,6 milhões para R$ 82,2 milhões.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec) informou que a arrecadação acompanha a redução da atividade produtiva dos últimos meses.

E que a produção estadual teve queda de 15,85% no primeiro trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre os municípios, Alto do Rodrigues apresentou a maior retração de receitas no período. A arrecadação caiu de R$ 20,6 milhões para R$ 13 milhões, uma redução de 36,9%.

Também registraram quedas expressivas Areia Branca (-34%), Macaíba (-28,9%), Upanema (-23,9%), Mossoró (-22,6%), Governador Dix-Sept Rosado (-14,5%) e Carnaubais (-11,6%).

Especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Tribuna do Norte, a queda está ligada ao declínio da produção de petróleo no Estado, marcado principalmente pela maturação dos campos terrestres.

Presidente do Sindipetro-RN, Marcos Brasil afirmou que o RN registrou em dezembro de 2025 a menor produção de petróleo dos últimos 40 anos, com cerca de 33 mil barris por dia. De acordo com ele, a produção potiguar já chegou a superar 120 mil barris diários em décadas anteriores.

O economista e professor da UFRN Breno Roos avaliou que a redução das receitas está associada a fatores estruturais, como o esgotamento gradual dos campos maduros e as mudanças ocorridas no setor após a venda de ativos terrestres da Petrobras.

Apesar do cenário atual, representantes do setor apontam que novos investimentos e projetos ligados à Margem Equatorial podem abrir perspectivas de recuperação da atividade petrolífera nos próximos anos.

Brasil arrecada mais

Enquanto o RN registrou retração, a arrecadação nacional de royalties cresceu 3,5% no mesmo período.

De acordo com dados da ANP, os repasses a estados e municípios passaram de R$ 16,1 bilhões nos cinco primeiros meses de 2025 para R$ 16,7 bilhões em igual período de 2026.

PENTE-FINO: CNJ identifica juízes que receberam mais de R$ 1 milhão em um único mês e mira “penduricalhos”

Foto: Divulgação/CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) identificou casos de magistrados que receberam mais de R$ 1 milhão em um único mês e fará um pente-fino nos pagamentos feitos pelo Judiciário em todo o país.

A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para aumentar a transparência sobre os rendimentos da magistratura e revisar verbas que podem elevar os salários acima do teto do funcionalismo público, atualmente fixado em R$ 46,3 mil.

O presidente do STF, Edson Fachin, criou um grupo de trabalho para analisar os chamados “penduricalhos” e propor mudanças no sistema remuneratório dos magistrados.

A comissão vai examinar cada tipo de pagamento feito aos juízes, incluindo verbas remuneratórias e indenizatórias, além de avaliar o impacto desses valores sobre o teto constitucional.

Em março, o STF limitou critérios para o pagamento de verbas indenizatórias. Em maio, foi criado um contracheque nacional padronizado para detalhar os rendimentos dos juízes em todo o país.

Segundo Fachin, o objetivo é garantir mais clareza para a população sobre os valores pagos aos magistrados e construir uma solução permanente para a política salarial do Judiciário.

Formação

A comissão reunirá representantes da magistratura, do Ministério Público, das Defensorias, do Congresso Nacional e do TCU, ampliando o debate para além do próprio Judiciário.

O grupo terá até 180 dias para apresentar um relatório com propostas e possíveis mudanças no sistema de remuneração da magistratura brasileira.

ALERTA NUCLEAR: Ucrânia acusa Rússia de atacar instalação ligada a Chernobyl

Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de atacar neste domingo (7) uma instalação de armazenamento de combustível nuclear usado localizada nas proximidades da usina de Chernobyl, cenário do maior desastre nuclear da história.

Segundo autoridades ucranianas, a estrutura sofreu danos após o impacto, mas não houve aumento nos níveis de radiação registrados na região.

A instalação atingida fica a cerca de 15 quilômetros da antiga usina nuclear. De acordo com a agência estatal de energia atômica da Ucrânia, não havia combustível armazenado no prédio no momento do ataque.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que foi notificada sobre o incidente e confirmou danos em um edifício destinado ao recebimento de combustível nuclear usado. A onda de choque também teria afetado construções próximas.

As autoridades locais afirmaram que um incêndio provocado pelo impacto foi controlado rapidamente e que não houve feridos.

Em publicação nas redes sociais, Zelensky afirmou que o ataque foi realizado por um drone do tipo Shahed e classificou a ação como um ataque deliberado contra uma infraestrutura considerada crítica.

“Hoje, os russos voltaram a atacar a área especial ao redor da Usina Nuclear de Chernobyl. Um Shahed atingiu um dos edifícios da Instalação Centralizada de Armazenamento de Combustível Nuclear Usado”, escreveu o presidente ucraniano.

Ele ainda chamou o episódio de “ataque extremamente vil” contra uma instalação sensível.

Apesar dos danos, o governo da Ucrânia informou que os níveis de radiação permanecem dentro da normalidade. A AIEA anunciou que enviará especialistas ao local para avaliar os impactos da ocorrência.

Até o momento, a Rússia não comentou oficialmente as acusações.

O episódio acontece pouco mais de um ano após outro incidente envolvendo um drone que atingiu a estrutura de contenção construída sobre o reator destruído no acidente nuclear de 1986. Na ocasião, Moscou também negou qualquer responsabilidade.

sábado, junho 6

LULA SANCIONA LEI QUE PERMITE RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA DA CNH PARA MOTORISTAS SEM INFRAÇÕES

O presidente Lula (PT) sancionou, sem vetos, a lei que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas sem infrações sujeitas a pontuação nos últimos 12 meses.

A medida vale para condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como Cadastro Positivo de Motoristas.

Apesar da renovação automática, os exames de aptidão física e mental continuam obrigatórios. Em alguns casos, também será necessária a avaliação psicológica.

A nova lei determina ainda que os exames sejam realizados apenas por médicos e psicólogos credenciados e especializados em medicina do tráfego e psicologia do trânsito.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 2 milhões de motoristas já foram beneficiados pela renovação automática desde a implantação da medida.

De acordo com o governo federal, a iniciativa já gerou uma economia de aproximadamente R$ 854,8 milhões para a população.

A mudança faz parte do programa CNH do Brasil, criado para simplificar processos e reduzir custos relacionados à habilitação.

As novas regras não alteram a exigência das provas teórica e prática para quem pretende tirar a primeira carteira de motorista.

LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS PARA PLACAS 9 E 0 NO RN VENCE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (10

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 têm até a próxima quarta-feira (10) para quitar a taxa de licenciamento veicular 2026 no Rio Grande do Norte. A data encerra o calendário anual de vencimentos definido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) para este ano.

De acordo com o órgão, aproximadamente 349 mil veículos cadastrados no estado se enquadram nessa etapa final do cronograma. O calendário foi iniciado em março, contemplando inicialmente os veículos com placas de finais 1 e 2, seguindo de forma escalonada ao longo dos últimos meses.

O licenciamento é obrigatório para todos os veículos automotores, independentemente do ano de fabricação, categoria ou modelo. A regularização da taxa é uma das exigências para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em formato digital (CRLV-e), documento exigido para circulação nas vias públicas.

No Rio Grande do Norte, a taxa permanece em R$ 90 desde 2018. Segundo o Detran/RN, o valor está entre os menores cobrados no país e não sofreu reajustes nos últimos oito anos.

Atualmente, a frota registrada no estado ultrapassa 1,74 milhão de veículos, incluindo automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e outros tipos de transporte. Apesar disso, um levantamento da Subcoordenadoria de Informática do Detran aponta que cerca de metade dos proprietários que já tiveram vencimento da taxa ainda não efetuou o pagamento.

Dos 1.394.316 veículos com placas de finais 1 a 8, aproximadamente 702 mil permanecem com o licenciamento em aberto, o que representa um índice de inadimplência de cerca de 50%.

A falta de regularização impede a emissão do CRLV-e e pode gerar penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Circular com veículo não licenciado é considerado infração gravíssima, sujeita à multa, registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

O pagamento pode ser realizado por meio do Portal de Serviços do Detran/RN. Após acessar o sistema com login Gov.br, o proprietário deve selecionar a opção “Veículo” e, em seguida, “Meus Veículos”, onde são exibidos os débitos vinculados ao automóvel.

O órgão também disponibiliza consulta e pagamento de débitos de veículos de terceiros mediante o preenchimento da placa e do número do Renavam. Além do boleto bancário, os usuários podem optar pelo pagamento via Pix, modalidade em que a compensação ocorre de forma imediata.

Após a confirmação do pagamento e a inexistência de outros débitos pendentes, o CRLV-e 2026 fica disponível para emissão no Portal de Serviços do Detran/RN e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

NOVO COMPRIMIDO PODE DOBRAR A SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE PÂNCREAS METASTÁTICO

Um novo comprimido ajudou pessoas com câncer de pâncreas avançado a viverem mais tempo, relataram pesquisadores no último domingo (31), aumentando as esperanças de melhores tratamentos para um dos tipos de câncer mais letais.

"Embora não cure o câncer, é um grande avanço", diz Zev Wainberg, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que ajudou a liderar o estudo.

O medicamento chama-se daraxonrasib e bloqueia uma proteína mutada que alimenta o crescimento tumoral em mais de 90% dos casos de câncer pancreático - um alvo que, por décadas, escapou ao tratamento.

O estudo atribuiu aleatoriamente o medicamento experimental ou mais quimioterapia a 500 pacientes cujo câncer metastático havia parado de responder ao tratamento anterior. Os participantes que receberam o comprimido diário apresentaram quase o dobro do tempo de sobrevida, com menos efeitos colaterais graves. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine e apresentados no domingo, durante o encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), em Chicago.

Os pacientes que tomaram daraxonrasib viveram, em média, 13,2 meses, em comparação com 6,7 meses entre os que receberam quimioterapia. Embora isso possa parecer uma pequena melhora, Wainberg afirma que é o primeiro medicamento a demonstrar uma vantagem substancial sobre a quimioterapia.

"Trato pacientes com câncer de pâncreas há 16 anos e cheguei a chorar" ao ver os resultados do estudo pela primeira vez, conta Rachna Shroff, do Centro de Câncer da Universidade do Arizona, que não participou da pesquisa, durante o encontro da Asco. Ela ficou impressionada com o fato de que "os pacientes continuavam com o tratamento porque ele lhes proporcionava um benefício duradouro e significativo".

Os efeitos dos comprimidos eventualmente diminuem, mas os pacientes utilizaram o daraxonrasib por um período significativamente maior do que o grupo que permaneceu em quimioterapia, relatando menos dor e melhor qualidade de vida à medida que seus tumores diminuíam. Muitos ainda estavam usando o medicamento após a análise dos dados, o que, segundo Wainberg, significa que a diferença na sobrevida pode aumentar conforme a continuidade do acompanhamento.

Brian Wolpin, do Instituto de Câncer Dana-Farber, apresentou as descobertas no domingo. Ele afirmou que o medicamento deve se tornar "um novo padrão de tratamento" para o câncer de pâncreas metastático previamente tratado, acrescentando que os pesquisadores também explorarão seu uso em estágios mais precoces da doença, inclusive para verificar se a redução do tumor pode permitir que mais pacientes se tornem elegíveis para cirurgia.

Segundo ele, os efeitos colaterais mais prováveis do uso do comprimido são erupções cutâneas, por vezes graves, e feridas na boca.

A Revolution Medicines financiou o estudo e a Food and Drug Administration (FDA, agência norte-americana semelhante à Anvisa) planeja acelerar a análise do medicamento. Enquanto isso, a agência está permitindo o chamado "acesso expandido" ao medicamento experimental para pacientes que atendam a certos critérios.

O medicamento ganhou atenção pública quando o ex-senador americano Ben Sasse contou no programa "60 Minutes" como passou a sentir menos dor ao tomá-lo. Oncologistas estão sendo inundados com pedidos à medida que o programa de acesso especial é implementado.

O câncer de pâncreas está entre os tipos mais letais, em grande parte porque é difícil de detectar antes que comece a se espalhar para outros órgãos. A American Cancer Society estima que 67 mil novos casos serão diagnosticados nos EUA neste ano, e que mais de 52 mil pessoas morrerão em decorrência da doença (no Brasil, o Inca estima 13.240 novos casos em 2026). A taxa de sobrevida global em cinco anos é de 13%.

Ao contrário de outros tipos de câncer que se beneficiaram de diversas alternativas de quimioterapia, o câncer de pâncreas tem sido mais difícil de combater.

Especialistas que não participaram da nova pesquisa expressaram esperança de que o tratamento possa ser um ponto de virada na busca por novas opções, com dezenas de medicamentos experimentais em desenvolvimento.

O novo medicamento tem como alvo mutações na família dos genes RAS, que normalmente regula o crescimento celular. As chamadas mutações KRAS são especialmente críticas para o desenvolvimento do câncer pancreático. Mas uma estrutura que dificultava a ligação dos medicamentos às proteínas mutadas fez com que esse fator cancerígeno fosse considerado, por muito tempo, "inacessível a medicamentos".

O medicamento da Revolution Medicines utiliza uma espécie de cola molecular para se ligar a múltiplos subtipos de KRAS. Wainberg afirma que os pesquisadores irão investigar agora se o medicamento apresentou melhor desempenho em determinados subtipos.

O tratamento vai mudar o tratamento do câncer de pâncreas, avalia Andrew Coveler, do Fred Hutchinson Cancer Center, que não participou da pesquisa. "Ele funciona de forma drasticamente diferente", diz.

Wainberg afirma que outros medicamentos em desenvolvimento têm como alvo subtipos específicos de KRAS. Outras abordagens em estágios iniciais de teste incluem vacinas projetadas para prevenir a recorrência após cirurgia de câncer pancreático, ensinando o sistema imunológico a reconhecer a proteína mutada.

Estadão Conteúdo