quinta-feira, junho 25

CENTRAL DO CIDADÃO É INAUGURADA EM JUCURUTU

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Central do Cidadão “Adonias Januário de Medeiros”, em Jucurutu. A nova unidade, a 31ª em funcionamento no estado, fortalece a rede de atendimento ao cidadão e amplia o acesso da população aos serviços públicos, consolidando o processo de interiorização e modernização promovido pela gestão estadual.

A Central do Cidadão foi entregue pela governadora Fátima Bezerra e resulta de um investimento de R$ 300 mil, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jucurutu. Os recursos foram destinados à instalação da unidade, reforma do prédio e adequações estruturais voltadas ao conforto, à acessibilidade e à melhoria do atendimento à população.

A unidade reúne serviços essenciais em um único espaço, incluindo atendimentos da Polícia Científica para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, serviços do Detran, Sine, Caern, Ipem, Defesa Civil Municipal, além de programas vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico) nas esferas federal e municipal.

Em funcionamento desde março deste ano, a Central já realizou cerca de 9 mil atendimentos. A unidade opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, registrando uma média diária de aproximadamente 300 atendimentos, número que evidencia a demanda reprimida existente na região. A expectativa é ampliar ainda mais a oferta de serviços e reduzir a necessidade de deslocamentos da população para outras cidades, especialmente Caicó.

Impacto regional


A implantação da Central do Cidadão em Jucurutu representa um avanço estratégico para o Seridó ao descentralizar serviços antes concentrados em municípios-polo e facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais. Além dos moradores de Jucurutu, a unidade beneficiará cidadãos de municípios vizinhos, fortalecendo a integração regional e ampliando a cobertura dos serviços públicos.

A iniciativa contribui para a redução de custos e do tempo de deslocamento dos usuários, promove mais eficiência no atendimento e fortalece as políticas de cidadania e inclusão social. Também reforça o papel de Jucurutu como referência regional na oferta de serviços públicos.

Atendimento humanizado

Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da nova unidade para a população. “A chegada da Central do Cidadão representa mais cidadania, dignidade e comodidade para a população da região. Em um único espaço, moderno e acolhedor, reunimos serviços essenciais como emissão de documentos, atendimento do Detran, Sine, Cadastro Único e diversos outros órgãos. Isso facilita a vida das pessoas, evita deslocamentos e garante um atendimento mais humanizado. Nosso compromisso é aproximar os serviços públicos da população e cuidar das pessoas com respeito e eficiência”, afirmou.

O prefeito de Jucurutu, Diogo Queiroz, ressaltou a relevância da parceria entre os governos estadual e municipal. “Hoje, este espaço se tornou uma realidade graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Aqui, a população encontra diversos serviços essenciais em um só lugar, com uma equipe preparada e comprometida. São cerca de 300 atendimentos por dia, o que demonstra o quanto essa estrutura era necessária para Jucurutu e toda a região”, declarou.

Expansão da rede

A inauguração da unidade de Jucurutu ocorre dois dias após a entrega da Central do Cidadão da Zona Leste de Natal, ampliando para 31 o número de unidades em funcionamento no Rio Grande do Norte.

Somente na capital, os investimentos do Governo do Estado nas Centrais do Cidadão ultrapassam R$ 6,18 milhões, contemplando as unidades das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, além da unidade do Alecrim.

A expansão da rede também tem gerado economia aos cofres públicos. A implantação de unidades em prédios próprios já proporciona uma redução estimada de R$ 1,3 milhão em despesas com aluguéis.

O Governo do Estado prevê ainda a inauguração de novas Centrais do Cidadão nos municípios de Baraúna e Umarizal, ampliando a cobertura territorial dos serviços e fortalecendo o acesso da população aos direitos de cidadania.

Modernização e sustentabilidade

EX-PREFEITO DE MOSSORÓ SOFRE DERROTA NA JUSTIÇA AO TENTAR CALAR A IMPRENSA

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu através da 2ª Câmara Cível por unanimidade dos votos, cassar decisão de primeira instância que havia determinado a retirada de uma matéria jornalística envolvendo o ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pré-candidato a governador.

O processo de origem, de nº 0809230-38.2025.8.20.5106, foi protocolado em 6 de maio de 2025 pelo então prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, contra os comunicadores Manoel Nivaldo de Oliveira, Márcio Alexandre da Conceição e Francisco Ugmar Nogueira, responsáveis pelo blog “Na Boca da Noite”. A ação buscava retirar de circulação uma reportagem que fazia questionamentos sobre gastos públicos e a relação da gestão municipal com veículos de comunicação locais. Incomodado com o conteúdo, Allyson recorreu ao Judiciário mossoroense, alegando ofensa à honra e à imagem e conseguiu, em primeira instância, uma liminar que determinou a exclusão da matéria do site e das redes sociais dos responsáveis pela publicação, sob pena de multa diária.

A decisão, porém, não resistiu à análise do Tribunal de Justiça. Ao julgar o recurso, a Segunda Câmara Cível do TJRN concluiu que a medida favorecida ao ex-prefeito representava risco de censura prévia e atingia diretamente a liberdade de imprensa. Os desembargadores destacaram que a reportagem abordava temas ligados à gestão de recursos públicos e ao exercício do poder político, matérias que possuem inequívoco interesse coletivo. Na avaliação do colegiado, não havia prova suficiente para justificar a retirada imediata da publicação, prevalecendo o entendimento de que críticas dirigidas a agentes públicos devem ser enfrentadas no campo democrático e, quando cabível, discutidas posteriormente na esfera judicial, sem supressão antecipada da informação.

O acórdão destaca que a Constituição Federal assegura a liberdade de expressão e veda qualquer forma de censura, conforme os artigos 5º, IV e IX, e 220. O Tribunal também reforçou o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 130, segundo o qual eventuais excessos no exercício da atividade jornalística devem ser apurados posteriormente, por meio de responsabilização civil ou direito de resposta.

Em trecho central da decisão, os desembargadores registram que “a matéria jornalística versa sobre gastos públicos e relação entre gestão municipal e veículos de comunicação, inserindo-se no âmbito do animus criticandi e do interesse coletivo relacionado à fiscalização do poder público”.

Outro ponto destacado no voto é que a condição de agente político amplia o grau de exposição pública e o nível de tolerância à crítica: “titulares de mandato eletivo submetem-se, por imperativo democrático, a escrutínio mais intenso por parte da imprensa e da sociedade”, registra o acórdão.

O Tribunal também afirmou que não foram apresentados elementos que demonstrassem falsidade deliberada ou abuso manifesto capaz de justificar a remoção imediata do conteúdo. Nesse sentido, prevaleceu o entendimento de que o periculum in mora, neste caso, está ligado à liberdade de imprensa e ao direito coletivo à informação.

Com a decisão, o TJRN conheceu parcialmente do recurso e, na parte conhecida, deu provimento ao agravo para cassar a tutela de urgência concedida em primeiro grau, restabelecendo a publicação anteriormente retirada.

Apesar da decisão, o processo principal segue em tramitação na 1ª Vara Cível de Mossoró (nº 0809230-38.2025.8.20.5106), ainda sem julgamento de mérito definitivo sobre eventual dano moral ou responsabilidade civil.

O caso mantém em aberto o embate entre liberdade de imprensa e proteção à honra de agentes públicos, um dos temas mais recorrentes no Judiciário potiguar em disputas envolvendo comunicação política e gestão municipal.

Primeiro Grau sob pressão
Decisões liminares que determinam a retirada imediata de conteúdos jornalísticos têm se tornado alvo de questionamentos no próprio Judiciário potiguar, especialmente quando envolvem temas ligados à gestão pública e agentes políticos. No caso envolvendo o ex-prefeito de Mossoró, Allyson Leandro Bezerra Silva, uma ordem de primeira instância chegou a impor a remoção de uma matéria sob pena de multa, medida posteriormente derrubada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Para o TJRN, esse tipo de intervenção antecipada, quando não sustentada por prova robusta de abuso, pode configurar restrição indevida ao fluxo de informações de interesse coletivo. O entendimento reforça a necessidade de cautela redobrada no primeiro grau ao apreciar pedidos de tutela de urgência que envolvam conteúdo jornalístico, sobretudo em ambientes digitais.

O Tribunal destacou que a Constituição Federal veda a censura prévia e que o controle de eventuais excessos deve ocorrer, em regra, de forma posterior, por meio de responsabilização civil. Na prática, decisões que suspendem publicações antes do julgamento final podem produzir efeito imediato de supressão de informação, com impacto direto no debate público.

O caso reacende a discussão sobre o papel do Judiciário na contenção de conteúdos críticos à administração pública e o risco de que decisões liminares acabem, ainda que de forma provisória, restringindo o acesso da sociedade a temas sensíveis da gestão governamental.
 
Por Jairton Medeiros

REFINARIA CLARA CAMARÃO REDUZ PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL PELA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA

A Brava Energia reduziu, pela segunda semana consecutiva, os preços da gasolina A e do diesel A S500 comercializados na Refinaria Clara Camarão, em Guamaré. A atualização semanal dos valores foi realizada nesta quinta-feira (25).

No caso da gasolina A, o preço passou de R$ 3,81 para R$ 3,75 por litro, redução de R$ 0,06. Na semana anterior, o combustível já havia registrado queda de R$ 0,18, quando saiu de R$ 3,99 para R$ 3,81.

O diesel A S500 também teve redução nas duas modalidades de venda praticadas pela refinaria. Na modalidade LCT, o litro passou de R$ 4,49 para R$ 4,36, queda de R$ 0,13. Já na modalidade EXA, o valor saiu de R$ 4,48 para R$ 4,35, também com redução de R$ 0,13 por litro.

Na atualização anterior, divulgada em 18 de junho, o diesel já havia recuado R$ 0,25 por litro nas duas modalidades. Na ocasião, o valor passou de R$ 4,74 para R$ 4,49 na modalidade LCT e de R$ 4,73 para R$ 4,48 na modalidade EXA.

Os valores se referem aos preços praticados pela refinaria e não correspondem diretamente ao preço cobrado ao consumidor nos postos. Até chegar às bombas, os combustíveis ainda passam por etapas como distribuição, aplicação de tributos, custos logísticos, mistura obrigatória no caso da gasolina e definição das margens de revenda.

Com a nova atualização, a gasolina acumula queda de R$ 0,24 por litro em duas semanas na Refinaria Clara Camarão. No mesmo período, o diesel A S500 acumula redução de R$ 0,38 por litro nas modalidades LCT e EXA.

Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado; senadora substitui Jaques Wagner, investigado no caso Master

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros“, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

CNN Brasil

Prefeitura Municipal de Carnaubais inicia preparativos para construção de nova UBS


A Prefeitura Municipal de Carnaubais deu início aos preparativos para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). 

A área destinada à obra começou a ser isolada, marcando mais uma importante etapa de um projeto que fortalecerá os serviços de saúde oferecidos à população.

A nova UBS proporcionará mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento aos moradores, ampliando o acesso aos serviços básicos de saúde e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da área.

O investimento representa mais um compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população, contribuindo para uma saúde pública mais eficiente, humanizada e acessível para todos os carnaubaenses. 

A expectativa é que a obra traga benefícios duradouros, promovendo mais qualidade de vida para toda a comunidade.


Entroncamento entra no clima junino com os preparativos do Arraiá da Escola Princesa Isabel


A Prefeitura Municipal de Carnaubais iniciou os preparativos para mais uma grande celebração junina no Distrito do Entroncamento. 

A equipe responsável já está trabalhando na organização e estruturação do espaço que receberá o tradicional Arraiá da Escola Princesa Isabel.

O objetivo é garantir uma festa bonita, segura, acolhedora e repleta de alegria para estudantes, famílias e toda a comunidade. 

Com muita dedicação e planejamento, cada detalhe está sendo preparado para proporcionar momentos de confraternização, valorizando a cultura nordestina e fortalecendo os laços entre escola e comunidade.

Em breve, o Entroncamento estará em clima de festa, com muito forró, apresentações culturais e animação para todos os presentes. A expectativa é de mais uma edição de grande sucesso do Arraiá da Escola Princesa Isabel.

Imagens: Radialista Genildo Pinheiro 


Convite Missa de Sétimo Dia!

Homem é morto a tiros após discussão em Natal

Foto: Sérgio Henrique

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (24) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu após uma discussão, e o suspeito seria um comerciante da região, que fugiu do local após os disparos.

A vítima foi identificada como Judson Camilo de Souza, de 28 anos. O crime aconteceu na Rua Mira Mangue, em uma zona comercial e movimentada do bairro Planalto.

Segundo a polícia, a suspeita é de que os dois – o suspeito e a vítima – já tinham um histórico de conflitos. A vítima foi morta na calçada, próximo a um supermercado.

“Tinha sido uma discussão dele com outro cidadão. E o outro cidadão, após efetuar os disparos contra ele, saiu com destino ignorado”, falou o Sargento Calixto, do 9º Batalhão da Polícia Militar.

“As investigações que vão dizer [o que ocorreu]. Mas diz que já tinha tido outras desavenças e hoje chegou a esse ponto dele alvejar o cidadão, e o cidadão vir a óbito”.

A polícia acredita que pelo menos seis tiros foram disparados contra o homem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Até a atualização mais recente desta reportagem, o suspeito permanecia foragido. A pistola usada no crime também não foi encontrada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Bastidores nacional!


Poucos dias após o PT de Lula ser atingido pelo desgaste político do escândalo envolvendo o Banco Master, com a operação que alcançou o senador e ex-líder do governo, Jacques Wagner, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro resolveu divulgar um vídeo com ataques e críticas ao presidenciável Flávio Bolsonaro.

A coincidência política é, no mínimo, curiosa. Quem esperava unidade para enfrentar a esquerda viu mais um capítulo de fogo amigo. Cada vez mais fica evidente que existem forças internas trabalhando contra a pré-candidatura de Flávio. Michelle emplacou um golaço, contra. Fortaleceu o Lulopetismo.

Só quem comemorou esse vídeo da Michelle foram os petistas e a dita direita que nunca quis a candidatura de Flávio, independe da aliança do PL com Ciro no Ceará.

Resta saber até onde essa disputa vai. Resista, Flávio. Você é a única barreira que separa o Brasil de mais quatro anos de Lula e a possibilidade do PT indicar mais quatros ministros do STF.

Fonte: Blog Ismael Sousa

​Dez anos de saudade e lembranças!


Hoje faz dez anos da partida do meu tio Arnóbio Lacerda,nosso querido Boboia, como era carinhosamente conhecido por todos. O tempo passa, mas as boas lembranças permanecem vivas em nossos corações.

Boboia foi uma pessoa de bom coração, sempre pronta para ajudar quem precisava, com seu jeito simples, amigo e acolhedor. Sua presença deixou marcas de carinho, respeito e amizade por onde passou.

Neste dia de saudade, recordamos sua história com gratidão por tudo o que representou para nossa família e para aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que Deus continue iluminando sua memória e confortando todos que sentem sua falta.

“A saudade é a prova de que o amor e as boas lembranças nunca morrem.” 


Alvo da PF, Americanas pediu saída da recuperação judicial em março

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) uma operação sobre eventuais irregularidades no rombo financeiro das Americanas. A varejista está em recuperação judicial desde 2023, na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em março deste ano, a Americanas ingressou com um pedido para sair da recuperação judicial. Na época, o CEO da empresa, Fernando Soares, disse à CNN que já havia cumprido 100% do plano previsto.

Durante a divulgação dos resultados da empresa referentes ao 1° bimestre de 2026, a empresa disse que o Ministério Público e o administrador judicial já haviam emitido pareceres favoráveis à saída antecipada da empresa do regime recuperacional.

De acordo com Fernando Soares, os números positivos e um bom fluxo de caixa fizeram com que o pedido de saída fosse adiantado. A solicitação foi entregue à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e é preciso que a Justiça acate.

No quarto trimestre de 2025, a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 44 milhões, reduzindo o resultado negativo de R$ 586 milhões contabilizado no final de 2024.

Em fevereiro de 2026, o grupo recebeu aprovação de seus credores para vender uma série de imóveis, com ⁠valor ​total estimado entre ​R$ 346 milhões e R$ 468 ⁠milhões.

Com isso, a empresa se comprometeu a destinar 60% ⁠do montante ⁠líquido que exceder R$ 200 milhões ‌relativos à venda dos imóveis para amortização ou resgate antecipado das ‌debêntures.

CNN

Com voto a favor, Zenaide ajuda a aprovar combate a trabalho escravo e à violência contra mulheres

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) votou a favor a ajudou politicamente a aprovar no Plenário do Senado, nas últimas semanas, projetos de lei (PLs) que combatem o trabalho escravo e criam instrumentos de prevenção e punição à violência contra mulheres no Rio Grande do Norte e em todo o país.

O PL 5.760/2023 obriga o poder público e empregadores a garantirem medidas para proteger e acolher pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão. Trabalhadores domésticos resgatados terão direito a seis parcelas de seguro-desemprego, prioridade no programa Bolsa Família e medidas de proteção semelhantes às da Lei Maria da Penha. O projeto vai à sanção da Presidência da República.

“É papel do Parlamento não só aprovar leis para combater o trabalho análogo à escravidão, mas também criar políticas assistenciais para socorrer quem teve a dignidade violentada por esse crime que ainda hoje existe e mancha de vergonha este país”, frisou Zenaide.

Aprovado no Senado no mês passado, já foi sancionado pelo presidente Lula e virou lei o PL 421/2023, que aumenta de seis meses para um ano o prazo para que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam prestar queixa ou fazer uma representação contra o agressor.

“O medo de ser morta ou sofrer mais violência é determinante para muitas se calarem, e precisamos dar as mãos a essas mulheres, reforçar nelas a coragem a partir de leis que saiam do papel para defendê-las a qualquer tempo”, destacou a representante norte-rio-grandense no Senado.

Ex-Procuradora Especial da Mulher na Casa, Zenaide também deu voto favorável à proposta que pode criar em breve, no Brasil, um Banco Nacional de Boas Práticas na Prevenção e no Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

A ser organizada pelo governo federal, a medida (PL 6.113/2023) reunirá informações para acesso público sobre programas, projetos e ações desenvolvidos por governos, instituições e organizações em todo o país para proteger as mulheres e promover políticas de prevenção. O texto também já vai à sanção presidencial.

“A legislação precisa seraperfeiçoada para garantir às brasileiras vítimas de violência todo o suporte do poder público para conseguirem fazer a denúncia. Do mesmo modo, cabe aos agentes públicos trabalhar o reforço positivo de estimular, incentivar e compartilhar conhecimentos e estratégias bem-sucedidas de proteção às mulheres”, salientou Zenaide.

Fonte: Blog Bruno Barreto 


quarta-feira, junho 24

Governo do RN entrega estradas restauradas no Seridó e Vale do Açu

Obras contemplam a RN-041, a RN-118, entre a BR-304 e São Rafael, e avançam com a recuperação da RN-087 (Foto: Carmem Felix)

O Governo do Rio Grande do Norte entregou, nesta quarta-feira (24), mais um conjunto de obras de infraestrutura rodoviária que fortalecem a mobilidade, a segurança viária e o desenvolvimento regional no Seridó e no Vale do Açu. Foram concluídas a restauração da RN-041, entre Currais Novos e Lagoa Nova, e da RN-118, no trecho entre o entroncamento da BR-304 e o município de São Rafael. A agenda também incluiu visita às obras de recuperação do trecho urbano da RN-087, em Lagoa Nova.

Na RN-041, o investimento foi de R$ 19,96 milhões. O trecho restaurado tem 21 quilômetros de extensão, saindo da área urbana de Currais Novos até a rotatória do entroncamento com a RN-087, na altura de Lagoa Nova. A obra integra a segunda etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais e beneficia diretamente moradores, estudantes, produtores rurais, comerciantes e trabalhadores que utilizam diariamente a via.

Já a RN-118 foi restaurada no trecho entre o entroncamento da BR-304 e o município de São Rafael. Com 24 quilômetros de extensão, a obra recebeu investimentos de R$ 13.250.234,46 e garante melhores condições de tráfego em uma das principais ligações rodoviárias entre o Vale do Açu, o Seridó e a região Central do estado.

A iniciativa se soma aos mais de 1.400 quilômetros de rodovias já restaurados pelo Governo do Estado em diversas regiões potiguares.

As intervenções ampliam a segurança de motoristas e passageiros, reduzem o tempo de deslocamento e fortalecem o escoamento da produção agrícola, industrial e mineral, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões beneficiadas.

A governadora Fátima Bezerra destacou que as entregas representam mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado com a recuperação da infraestrutura viária potiguar.

“Estamos entregando mais do que quilômetros de asfalto restaurados. Estamos entregando segurança para quem trafega diariamente por essas rodovias, melhores condições para o transporte da produção, mais mobilidade para estudantes, trabalhadores e famílias, além de novas oportunidades para o desenvolvimento regional. Essas obras simbolizam a presença do Estado onde durante muito tempo só chegaram promessas”, afirmou.

A governadora ressaltou ainda que os investimentos em infraestrutura estão chegando a todas as regiões do Rio Grande do Norte por meio do maior programa de recuperação rodoviária já executado no estado.

Durante a agenda em Lagoa Nova, Fátima Bezerra também visitou as obras de recuperação do trecho urbano da RN-087, que seguem em execução e integram a segunda etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais. O prefeito de Lagoa Nova, Iranildo Aciole, comemorou a conclusão da RN-041 e ressaltou os benefícios da obra para a população da Serra de Santana.

“É um momento de gratidão à governadora por entregar uma estrada tão importante para a nossa região, trazendo mais segurança e melhores condições de deslocamento para a população”, disse.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, destacou que os investimentos fazem parte de uma estratégia de fortalecimento do turismo, da mobilidade e da economia regional.

“Lagoa Nova e toda a Serra de Santana constituem um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado já restaurou importantes rodovias da região, concluiu agora a recuperação da RN-041 entre Currais Novos e Lagoa Nova e trabalha para ampliar a integração viária da Serra de Santana. Somadas a outros investimentos já realizados, essas obras fortalecem o turismo, melhoram a mobilidade e impulsionam o desenvolvimento econômico regional”, ressaltou.

Gustavo Coelho lembrou ainda que o Governo do Estado já recuperou o trecho da RN-087 entre Florânia e Tenente Laurentino Cruz, na primeira etapa do Programa de Recuperação de Rodovias, e prepara novos investimentos para ampliar a integração entre os municípios da Serra de Santana.

Ampliação da Segurança Viária

A RN-041 integra o conjunto de obras da segunda etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais no Seridó, que contempla sete trechos rodoviários e a Estrada da Palma, em Caicó, totalizando 98 quilômetros de extensão e investimentos de R$ 89,5 milhões.

Estão incluídas nessa etapa as obras da RN-041 (Currais Novos/Lagoa Nova), RN-081 (Santana do Seridó/Divisa da Paraíba), RN-082 (Ouro Branco/Divisa da Paraíba), RN-084 (BR-427/Timbaúba dos Batistas), RN-087 (entroncamento da RN-041/Lagoa Nova), RN-089 (Jardim do Seridó/Ouro Branco) e a Estrada da Palma.

Na primeira etapa do programa, entre 2024 e 2025, foram restaurados cerca de 173 quilômetros de rodovias na área de atuação do Distrito Rodoviário de Caicó, contemplando as RNs 086, 118, 288 e 087, com investimentos próximos de R$ 80 milhões.

As obras de restauração rodoviária do Governo do Estado têm como objetivo ampliar a segurança viária, melhorar a mobilidade da população e facilitar o escoamento da produção agrícola, industrial e mineral do Rio Grande do Norte.

Ao todo, a segunda etapa do programa prevê investimentos de R$ 651 milhões para a recuperação de 664,8 quilômetros de estradas estaduais até o final de 2026. A iniciativa se soma aos mais de 1.400 quilômetros de rodovias já restaurados pelo Governo do Estado em diversas regiões potiguares


Fonte: Blog Bruno Barreto 


​Pensamento da Noite!


Não tenha dúvida de quem lhe fala a verdade, pois quem mente geralmente sabe dizer exatamente aquilo que lhe convém. 

A verdade pode até incomodar em alguns momentos, mas ela permanece firme com o passar do tempo. Já a mentira precisa de novas versões para se sustentar.

Valorize as pessoas sinceras ao seu redor. A confiança é construída com verdade, respeito e atitudes. 


A casa caiu!

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma longa declaração, nesta quarta-feira (24), onde relatou uma crise que estaria enfrentando com o seu enteado, o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL). 

Michelle diz ter recebido uma "punhalada" do parlamentar por conta de divergências sobre alianças políticas no Ceará, em especial com o ex-ministro Ciro Gomes, relatando ter sido alvo de ataques coordenados e maltratada pessoalmente pelo parlamentar.

📸 Carolina Antunes/PR

📲 Mais informações no site band.com.br

#BandJornalismo

CONTAGEM REGRESSIVA JÁ COMEÇOU!


O 2° Circuito Junino de Carnaubais segue valorizando a nossa cultura e tradições, e pra iniciar esta noite é a vez do Arraiá do Abel tomar conta do Largo da Prefeitura.

Com uma programação especial e grandes atrações, a noite promete muito forró, animação e celebração das raízes nordestinas.

🎤 Jorge e Eliz

🎤 Denys Dantas

🎤 Xodó Nordestino 

🎤 Ferro na Boneca

📍 Largo da Prefeitura

🕖 19h

Carnaubais vive a cultura, fortalece as tradições e preserva suas raízes.💚

#CircuitoJunino #ArraiaDoAbel #Carnaubais #PreservandoNossasRaízes

Democracia Acima de Tudo!


Deus me livre de qualquer forma de ditadura. A democracia é construída com liberdade, respeito às diferenças e o direito de cada cidadão expressar suas opiniões e escolher seus representantes pelo voto.

Independentemente de posições políticas, o mais importante é defender os princípios democráticos, o diálogo e o respeito às instituições. 

Uma sociedade forte é aquela onde as pessoas podem pensar diferente, debater ideias e conviver em paz, sempre valorizando a liberdade e a justiça.

“Que nunca nos falte a liberdade de falar, escolher e construir um futuro melhor para todos.” 


PM EXCLUI DOIS POLICIAIS ENVOLVIDOS NO CASO DA 'VIATURA DO MAL' 11 ANOS APÓS INVESTIGAÇÃO NO RN


Dois policiais militares envolvidos no caso que ficou conhecido como "Viatura do Mal" foram excluídos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte 11 anos após o início da operação Novos Rumos, que revelou um esquema de corrupção e outros crimes cometidos durante patrulhamentos em Natal.

A exclusão foi publicada no Boletim Geral, na segunda-feira (22), e confirmada pela PM. A instituição não divulgou os nomes dos policiais.

O g1 questionou a corporação sobre a quantidade de militares excluídos em decorrência da operação e se ainda há procedimentos administrativos em andamento, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.

O caso ganhou repercussão nacional em 2015, quando a operação Novos Rumos, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, apontou que policiais militares da viatura 924 do 9º Batalhão, responsável pela Zona Oeste de Natal, recebiam propina, praticavam furtos, tortura e permitiam o tráfico de drogas na Grande Natal.

Caso teve repercussão nacional
As investigações apontaram a existência de um esquema envolvendo corrupção, tortura, furtos e facilitação do tráfico de drogas durante abordagens policiais na Grande Natal. Ao todo, 15 policiais militares foram denunciados pelo Ministério Público.

A Vara da Auditoria Militar expediu 12 mandados de prisão. As ordens foram cumpridas por policiais do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) e do Batalhão de Choque da PM (BPChoque).

Segundo o MP, as provas reunidas incluíram interceptações telefônicas e escutas instaladas dentro da própria viatura, que registraram diálogos entre os agentes durante o serviço.

Em uma das conversas, policiais chegaram a afirmar que “honestidade não vale nada” e questionaram por que deveriam ser honestos “se os políticos não são”.

As investigações também relataram casos em que suspeitos teriam sido liberados mediante pagamento em dinheiro e entrega de bens, como alimentos e objetos apreendidos durante abordagens.

Os policiais militares presos na operação 'Novos Rumos' receberam dinheiro, queijos e até galinhas para liberar suspeitos de cometer crimes e permitir o tráfico de drogas na Região Metropolitana da capital potiguar.

Em 2019, seis policiais militares foram condenados e presos em decorrência da operação Novos Rumos. Os mandados foram cumpridos na época, e os PMs foram levados para o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Natal.

O caso, que ficou conhecido como “Viatura do Mal”, teve repercussão nacional e chegou a ser tema de reportagem do programa Fantástico, da TV Globo. 


G1RN

CARRO ELÉTRICO VAI FICAR MAIS CARO E TERÁ IMPOSTO DE ATÉ 35% EM 2027

O governo decidiu, nesta terça-feira (23/6), manter o cronograma de aumento do imposto de importação para carros elétricos e híbridos, que deve chegar a até 35% nos próximos meses. A medida tende a encarecer veículos importados, embora um mecanismo temporário de alívio possa suavizar o impacto no curto prazo.

A decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Gecex), que optou por não alterar a política de recomposição tarifária. Com isso, veículos eletrificados importados, especialmente os que chegam prontos ao país, passam a enfrentar uma carga tributária mais elevada, com o objetivo de incentivar a produção local.

Para reduzir o impacto, o governo autorizou uma cota adicional de importação com imposto zerado por seis meses, no valor total de US$ 463 milhões. Dentro desse limite, montadoras poderão trazer veículos sem pagar imposto. Acima da cota, volta a valer a alíquota cheia.

A medida funciona como um amortecedor e evita uma alta abrupta nos preços, mas não deve mudar a tendência de encarecimento dos carros importados ao longo do tempo.

A política também diferencia o tipo de importação. Veículos desmontados ou semidesmontados continuam com tributação menor no curto prazo, enquanto carros totalmente importados não têm acesso às cotas e ficam sujeitos à alíquota integral.

No caso de veículos semimontados ou montados, a nova alíquota passa a valer a partir do mês de julho. Já no caso de veículos que são desmontados, a medida vale a partir de 1º de janeiro de 2027.

A estratégia reflete a tentativa do governo de equilibrar interesses. De um lado, montadoras instaladas no Brasil pressionam por maior proteção contra a entrada de veículos estrangeiros, especialmente os chineses, que ganharam espaço no mercado nos últimos anos. De outro, empresas que ainda dependem da importação defendem a manutenção de incentivos para evitar repasses imediatos de preços ao consumidor.

Segundo o governo, no entanto, a medida está ligada a outras iniciativas de descarbonização e cuidado com o meio ambiente.

“A medida converge com outras iniciativas do governo voltadas à renovação da frota e ao fortalecimento da inovação e da descarbonização no ecossistema automotivo brasileiro, com veículos mais sustentáveis, que contribuem para a redução das emissões de CO2”, afirmou a Camex em nota.

Metrópoles

Prefeitura de Mossoró descumpre “teto” para pagamento de cachês de no MCJ. Confira os super-cachês

Fotomontagem: Blog do Barreto

Os contratos das principais atrações do Mossoró Cidade Junina 2026 revelam que a Prefeitura de Mossoró não atendeu às recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que definiu um teto de R$ 700 mil reais de cachê para pagamento de artistas que se apresentaram no Mossoró Cidade Junina. 

De acordo com as informações do publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), pelo menos seis atrações, Simone Mendes, ALOK, Nattan, Bell Marques, João Gomes e Xand Avião,  estouraram o limite permitido pelos órgãos de controle do estado. 

Os contratos foram firmados por meio de inexigibilidade de licitação, modalidade prevista na legislação para contratação de artistas consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Simone Mendes lidera ranking dos super cachês do MCJ; confira quanto a Prefeitura pagou às atrações

O maior cachê do MCJ 2026 ficou com a cantora Simone Mendes, com R$ 950 mil , seguida pelo cantor Nattan, contratado por R$ 900 mil. Na sequência, aparecem Alok, com R$ 850 mil,  Bell Marques, uma das atrações do Pingo da Mei Dia, e Xand Avião com cachê de R$ 800 mil cada e João Gomes, com R$ 750 mil. Pablo, a banda Sorriso Maroto e a dupla Matheus & Kauan, foram contratados por R$ 700 mil. A grande atração do Boca da Noite, que fecha o MCJ, Cláudia Leitte, vai receber R$ 650 mil. Logo depois aparecem Calcinha Preta, com R$ 646 mil e  Henry Freitas e Zé Vaqueiro, que receberam R$ 600 mil 

Confira o ranking dos cachês das atrações do Mossoró Cidade Junina 2026:

Simone Mendes – R$ 950.000

Nattan – R$ 900.000

ALOK – R$ 850.000

Bell Marques – R$ 800.000

Xand Avião – 800.000

João Gomes – R$ 750.000

Pablo – R$ 700.000

Sorriso Maroto – R$ 700.000

Matheus & Kauan – R$ 700.000

Cláudia Leitte – R$ 650.000

Calcinha Preta – R$ 646.000

Zé Vaqueiro – R$ 600.000,00

Henry Freitas – R$ 600.000

Zezo – R$ 490.000

Felipe Amorim – R$ 450.000

Mumuzinho – R$ 450.000

Iguinho & Lulinha – R$ 450.000

Mano Walter – R$ 400.000

Márcia Fellipe – R$ 400.000

Solange Almeida – R$ 370.000

Michele Andrade – R$ 350.000

Dorgival Dantas – R$ 300.000

Jonas Esticado – R$ 300.000

Toca do Vale – R$ 270.000

Filho do Piseiro – R$ 250.000

Zé Cantor – R$ 250.000

Banda Grafith – R$ 250.000

Vicente Nery – R$ 250.000

Bonde do Brasil – R$ 250.000

Mara Pavanelly – R$ 250.000

Tropykália – R$ 200.000

Lagosta Bronzeada – R$ 200.000

Batista Lima – R$ 200.000

Kadu Martins – R$ 200.000

Waldonys – R$ 180.000 

Banda Líbanos – R$ 160.000

Dan Ventura – R$ 160.000

Flay – R$ 150.000

Marina Elali – R$ 130.000

Raynel Guedes – R$ 100.000

Edyr Vaqueiro – R$ 100.000

Amazan – R$ 60.000


Fonte: Blog Bruno Barreto