domingo, junho 28

Rubio diz que Flávio ofereceu equipe de transição aos EUA caso seja eleito

Foto: reprodução 

Por Gabriel Gomes e Jamil Chade

ICL Notícias

A carta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), indica que o parlamentar ofereceu colocar uma equipe de transição de governo à disposição da administração de Donald Trump, caso seja eleito nas eleições de outubro.

Na carta, enviada na terça-feira (23), Rubio afirma que os Estados Unidos “permanecem firmes em seu desejo de ver um Brasil próspero, seguro e economicamente estável”. Em seguida, diz que Washington registra o “otimismo” de Flávio em relação às eleições de outubro e sua “generosa oferta de colocar uma equipe de transição à nossa disposição caso o senhor seja eleito”.

O secretário acrescenta que os Estados Unidos “estão prontos para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro para promover um marco de comércio e investimentos amplo, justo e mutuamente benéfico”.

“Espero ansiosamente pela continuação do nosso diálogo e pelo aprofundamento da parceria estratégica entre nossas duas grandes nações”, diz a carta.

No texto, Rubio afirmou que o governo dos EUA deve manter a imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros. O anúncio do novo tarifaço contra o Brasil se deu cerca de uma semana após um encontro entre Flávio e Trump.

No governo brasileiro, o trecho da carta de Rubio que se refere à equipe de transição foi vista como um dos elementos mais concretos da submissão de Flávio Bolsonaro aos interesses americanos. Na avaliação de Brasília, o gesto é inédito e abre debates sobre o papel que o governo Trump poderia ter até mesmo na formulação de políticas públicas no Brasil.

Para observadores do governo, a carta foi “telegrafada”. Ou seja, teria sido um gesto combinado entre o bolsonarismo e Rubio para elevar Flávio a uma condição de um ator político que poderia ser considerado como um interlocutor viável com o Brasil.

Diplomatas mais experientes admitiram ao ICL Notícias que nunca tinham visto um grau de submissão da dimensão que o texto sugere.

Tarifaço e articulação dos Bolsonaro

O tarifaço contra as exportações brasileiras, assim como a revogação de vistos de ministros do STF e do governo federal e a aplicação das sanções econômicas da Lei Magnitsky, foi estimulado pelo irmão de Flávio, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), na tentativa de evitar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo da trama golpista.

O texto de Rubio foi escrito em resposta à uma carta em que Flávio Bolsonaro, após as ações do irmão, pedia que os EUA não impusessem tarifas de 25% aos produtos brasileiros, como recomendou uma investigação comercial do governo norte-americano.

Ao longo do texto, o governo dos Estados Unidos agradece o apoio de Flávio à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho e o PCC como organizações terroristas estrangeiras. A medida é vista com preocupação entre especialistas no Brasil pela possibilidade de que a classificação seja usada para justificar ações unilaterais dos EUA sob o argumento de combate ao terrorismo.

Investigação comercial dos EUA

Na carta, Rubio reafirmou a posição dos EUA sobre políticas que supostamente prejudicam a economia norte-americana, entre elas o Pix. O secretário afirma que a investigação conduzida no país sobre práticas comerciais deixou “claro que continuamos a ter diferenças substanciais na resolução das questões identificadas nesta investigação”.

Rubio cita as diferenças, como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais injustas, aplicação da lei anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

“Qualquer parte interessada no Brasil pode participar do período de comentários públicos sobre a ação responsiva proposta e da audiência pública”, diz Rubio, em referência a uma audiência que vai acontecer no próximo dia 6 de julho.

O secretário encerra a carta dizendo “que Deus abençoe os Estados Unidos e o Brasil”.

Confira a carta na íntegra:

Fonte: Blog Bruno Barreto 


Deputada sofre agressão e recebe manifestação de apoio

Foto: reprodução 

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) sofreu uma agressão durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”.

Durante o ato que contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva, em um momento de tumulto, Divaneide acabou agredida por um segurança e teve que ir ao hospital.

Em nota, a deputada explicou que estava com uma criança e foi atingida por uma porta fechada de forma brusca por um dos seguranças. Ela disse ter recebido toda assistência da primeira-dama e da comitiva. “A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte”, afirmou a assessoria por meio de nota.

“O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer”, complementou.

O Setorial de Direitos Humanos do PT/RN manifestou apoio a deputada.

Confira a nota:

Nota de solidariedade à deputada Divaneide Basílio e de repúdio à truculência

O Setorial de Direitos Humanos do PT/RN manifesta sua solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio, diante da violência sofrida durante o evento das mulheres com Janja, realizado na Arena das Dunas, em Natal.

É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança.

A segurança de qualquer atividade pública deve existir para proteger as pessoas, garantir o bom funcionamento do ambiente e preservar a integridade de quem participa. Jamais pode ser instrumento de intimidação, agressividade, constrangimento ou abuso de poder.

O ocorrido precisa ser apurado com rigor e deve servir como marco para que nenhuma prática violenta seja naturalizada em nossos espaços de luta. Eventos democráticos, populares e de mulheres precisam ser lugares de acolhimento, respeito e proteção, não de violência e constrangimento.

Nossa solidariedade à deputada Divaneide Basílio, às mulheres presentes e a todas as pessoas que constroem a luta democrática no Rio Grande do Norte.

Reafirmamos que somente uma sociedade justa, solidária e socialista será capaz de romper definitivamente com essa lógica de ódio, violência, autoritarismo e opressão.

Setorial de Direitos Humanos do PT/RN
Natal/RN, 25 de junho de 2026

Fonte: Blog Bruno Barreto 


Carnaubais melhorou seu royalties, veja a lista dos municípios quanto receberam cada um deles!

Fonte: portal costa Branca 

Fux vota e STF forma maioria para liberar parte dos ‘penduricalhos’ a juízes e membros do MP

Foto: Antonio Augusto/STF

O STF formou maioria para liberar parte dos chamados “penduricalhos” pagos a magistrados e membros do Ministério Público. Após o ministro Luiz Fux confirmar seu voto, o placar está em 6 votos a favor da flexibilização das regras, e o julgamento segue até terça-feira (30).

Ao acompanhar os votos de Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes e Edson Fachin, Fux defendeu um ponto divergente, que não haja limite de 35% para as indenizações e rejeitou a necessidade de auditoria prévia do CNJ para liberar pagamentos retroativos.

Ainda faltam os votos de Dias Toffoli, André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia.

Entre os pontos aprovados está o pagamento em dinheiro por horas extras de plantão presencial, limitado a 35% do teto do funcionalismo. Também foi autorizada a indenização por férias, licenças-prêmio e plantões não usufruídos antes da decisão do STF que restringiu esses benefícios.

A maioria ainda manteve a valorização por tempo de antiguidade na carreira (PVTAC), inclusive para aposentados e pensionistas.

América elimina o Fluminense-PI e fica a dois mata-matas do acesso à Série C

 Foto: Gabriel Leite/América F.C.

O América está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, apenas a dois jogos para o acesso à Série C.

O Alvirrubro venceu novamente o Fluminense-PI, com um gol de Alisson Taddei aos quatro minutos do primeiro tempo neste sábado à noite (27), na Arena das Dunas. Com o resultado, a equipe confirmou a classificação com um placar agregado de 4 a 0.

Depois de abrir ampla vantagem ao vencer o jogo de ida por 3 a 0, em Teresina, o Mecão praticamente definiu a vaga logo nos primeiros minutos.

Nas oitavas de final, o adversário será o Trem-AP. O primeiro jogo será disputado no Amapá. Se avançar às quartas de final e vencer esse duelo, o Alvirrubro garantirá o acesso à Série C de 2027.


DEPUTADO GUSTAVO CARVALHO - 4° LUGAR


                    Com fé em Deus e pé na taba o deputado estadual Gustavo Carvalho vem demonstrando disposição para pavimentar os alicerces de sua reeleição.

                  Percorrendo diferentes cidades potiguar o candidato Gustavo Carvalho reafirma  uma marca que o acompanha: a convicção de que o desenvolvimento nasce do diálogo, da escuta e da valorização das pessoas.

                   Foi na BR que liga a cidade Rui Barbosa ao município vizinho de Itaperaba que o parlamentar recebeu a notícia de que sua pessoa foi novamente citado como o 4° nome mais lembrado na pesquisa espontânea do Instituto IP - Sensus para a disputa por mais um mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

                   Nem só de compromissos públicos vive uma viagem. Entre reuniões, entrevistas e visitas, houve um espaço para um momento profundamente pessoal. O agradecimento, a confiança dos potiguares e afirmou que seguirá percorrendo o Estado, dialogando com a população e trabalhando em defesa dos municípios e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

CHICO TORQUATO

sábado, junho 27

Atenção ao nosso funcionamento nesta Segunda-feira!


Informamos que faremos uma breve pausa nos atendimentos na próxima data comemorativa 29/06.  🎉

Desejamos a todos um ótimo descanso e um excelente feriado. Retornaremos com nossas atividades normalmente dia 30/06. 🔥🌽✨

#Carnaubais #FeriadoMunicipal #SãoPedro #Tradição #CâmaraMunicipal

​*UBALDO CONSOLIDA CRESCIMENTO NAS PESQUISAS E SE DESTACA ENTRE OS PRINCIPAIS NOMES PARA A ASSEMBLEIA*


As pesquisas de intenção de voto para deputado estadual divulgadas entre 30 de maio e 26 de junho confirmam o crescimento e a consolidação do deputado estadual Ubaldo Fernandes entre os principais nomes da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em menos de um mês, levantamentos realizados por diferentes institutos apontam Ubaldo sempre entre os candidatos mais competitivos, ocupando posições de destaque tanto no cenário geral quanto dentro da Federação PT/PV/PCdoB.

Confira o desempenho:

30 de maio – Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra: 2º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

30 de maio – Pesquisa Media/O Potengi: 4º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

3 de junho – Pesquisa Agora Sei/96 FM: 3º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

9 de junho – Pesquisa Exatus: 2º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

17 de junho – Pesquisa Metadata/Grupo Dial (98 FM): 2º lugar geral na pesquisa espontânea para deputado estadual e 1º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

25 de junho – Pesquisa IPSensus: 1º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

26 de junho – Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra: 4º lugar geral para deputado estadual e 2º colocado da Federação PT/PV/PCdoB.

A sequência de resultados evidencia a consistência da pré-candidatura de Ubaldo Fernandes, que mantém desempenho competitivo em diferentes institutos de pesquisa, consolidando-se entre os nomes mais lembrados pelos eleitores e fortalecendo sua posição dentro da Federação PT/PV/PCdoB.

Para Ubaldo, os números refletem o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em todas as regiões do Estado. "Recebo cada pesquisa com gratidão e responsabilidade. Mais do que números, elas representam o reconhecimento de um mandato presente, municipalista e comprometido com as pessoas. Seguiremos trabalhando com humildade, diálogo e dedicação para honrar essa confiança", afirmou.

Operação Mederi completa 150 dias e segue como maior escandalo da gestao Allison Bezerra


Hoje completa 150 dias da Operação Mederi, detonada em 27 de janeiro de 2026 pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), sob autorização do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), com sede em Recife-PE. O que se sabe até aqui:

1 – A operação desmantelou um esquema de desvio de recursos da saúde pública de Mossoró e de outros municípios da região Oeste;

2 – O dinheiro da saúde era roubado por meio de licitações fraudulentas e não entrega de medicamentos, por meio da empresa DisMed Distribuidora;

3 – A Justiça Federal bloqueou R$ 13 milhões da empresa investigada;

4 – As investigações já apontam que a empresa movimentou R$ 146 milhões em cinco anos e realizou saques em espécie de R$ 12 milhões;

5 – O ex-prefeito e pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil) é apontado pela PF como o “topo” do esquema criminoso, juntamente com o seu sucessor e atual prefeito Marcos Bezerra (Republicanos);

6 – Em escuta interceptada pela PF, um dos sócios da DisMed fala sobre pagamento de propina de 15% para Allyson;

7 – Auxiliares da gestão Allyson foram alçados pelas investigações da PF, como o ex-secretário de Saúde, Almir Mariano, e atual titular da pasta, Morgana Dantas;

8 – Sete pessoas investigadas estão sendo monitoradas por tornozeleiras eletrônicas;

9 – Segundo a Polícia Federal, o esquema iniciado em Mossoró se expandiu para mais de 20 prefeituras do RN;

10 – A PF conseguiu quebrar a criptografia e acessar os dados de 32 celulares apreendidos na operação, e apenas os celulares de Marcos Bezerra e Almir Mariano não foram “destravados”, o que força a PF a buscar a tecnologia de Israel, Cellebrite, para extrair as mensagens protegidas;

11 – Todos os investigados, sem exceção, juram que são inocentes.

As investigações seguem para a conclusão da primeira fase da Operação Mederi.

defato.com

João Goulart e Aluizio Alves


                    SAUDADES DOS GRANDES ORADORES


                     Nos momentos políticos de discursos e oratórias, sentimos saudades dos grandes oradores que marcaram a história nacional. Nomes históricos como Carlos Lacerda, Leonel Brizola, Tancredo Neves, Janio Quadros, Darcy Ribeiro, João Goulart, Miguel Arraes e Teotônio Vilela que ajudaram a moldar momentos cruciais da República desde as mobilizações pela redemocratizacão até a consolidação de projetos ideológicos de esquerda e de direita.

                   Nutrimos o mesmo sentimento pela política do Rio Grande do Norte repleta de oradores excepcionais. Figuras como Djalma Aranha Marinho, Aluizio Alves, Geraldo Melo, Cortez Pereira, Odilon Ribeiro Coutinho e Dix-Huit Rosado formaram gerações de tribunos, cada um com estilos únicos de comunicação desde a erudição parlamentar até a forte conexão popular.

CHICO TORQUATO

sexta-feira, junho 26

Quem mente tá aí!


A Polícia Federal (PF) concluiu nesta sexta-feira (26) que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu o crime de calúnia contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem nas redes sociais.

A conclusão da PF consta no relatório final do inquérito aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar o caso. A ação se trata da postagem feita por Flávio na rede social X, no dia 3 de janeiro deste ano, quando o ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro foi capturado pelos Estados Unidos.

Na publicação, o senador declarou: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas". Na avaliação da PF, o senador imputou falsamente ao presidente os crimes citados.

📸 Adriano Machado/Reuters

📲 Mais informações no site band.com.br

#BandJornalismo

Nas Urnas, a Decisão é Sua!

Opinião:​


Antes de decidir o seu voto, lembre-se de que, durante o período eleitoral, muitos candidatos baterão à sua porta em busca da sua confiança. 

Ouça com atenção, analise as propostas, observe a trajetória de cada um e faça sua escolha com responsabilidade.

O voto é um dos instrumentos mais importantes da democracia. Uma decisão tomada nas urnas terá impacto durante todo o mandato, por isso vale a pena refletir antes de confirmar seu candidato.

Na hora de votar, escolha com consciência seus representantes: deputado, senador, governador e presidente da República. 

Não permita que promessas vazias substituam a análise das propostas e do compromisso com a população.

Democracia se fortalece com a participação de cada cidadão. Vote com responsabilidade, respeite as diferenças e faça da sua escolha um compromisso com o futuro do país. Seu voto tem valor. Democracia sempre! 


​*Ubaldo recebe Título de Cidadão de Fernando Pedroza e reforça compromisso com a cidade*


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, na noite desta quinta-feira (25), o Título de Cidadão Fernando-pedrozense, durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Fernando Pedroza. A homenagem, de autoria do vereador Nuna Gonçalves e subscrita pelo vereador Messias Mariano, reconhece os relevantes serviços prestados pelo parlamentar ao município.

A solenidade reuniu vereadores, lideranças políticas e moradores. Com esta honraria, Ubaldo chega à marca de 20 títulos de cidadão concedidos por municípios do Rio Grande do Norte, reconhecimento que, segundo ele, representa uma grande responsabilidade com cada cidade que o acolhe. "Este é o 20º título de cidadão que recebo de municípios do Rio Grande do Norte. Gratidão é reconhecimento, é valorização. Recebo esta homenagem com muita alegria e ela aumenta ainda mais a minha responsabilidade de continuar trabalhando por Fernando Pedroza e por sua população."

Autor da proposição, o vereador Nuna também ressaltou os resultados da atuação parlamentar de Ubaldo no município. "O município só tem a ganhar. Ano após ano, o deputado destina emendas parlamentares, garante exames, consultas e importantes investimentos para nossa população. Agradeço demais pela atenção de todo o seu mandato. Obrigado por tudo e que Deus ilumine sua vida."

O vereador Messias Mariano destacou a parceria construída com o deputado ao longo dos anos."Se eu fosse falar de tudo o que o senhor tem ajudado o nosso município, uma sessão solene seria pouco. Em nome de Fernando Pedroza, agradeço de coração por tudo o que o senhor tem feito. Tenho certeza de que essa parceria vai durar muitos anos".

O deputado destacou que mantém uma parceria permanente com o município, atendendo às solicitações apresentadas pelos vereadores e destinando recursos para áreas prioritárias.

Entre os investimentos viabilizados por Ubaldo para Fernando Pedroza estão R$ 100 mil, destinados em 2022, para a recuperação do ginásio poliesportivo; R$ 100 mil, em 2025, para obras de pavimentação; e R$ 50 mil para a Associação Chuite e Zequinha. Além desses recursos, também atua para garantir ações voltadas ao fortalecimento da saúde pública.

Disputa entre PT e PL já soma quase 120 ações no TSE antes da campanha

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A disputa entre PT e PL pela eleição de 2026 já começou nos tribunais. Antes mesmo do início oficial da campanha, os dois partidos já acumulam cerca de 120 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa de publicações nas redes sociais.

Segundo levantamento obtido pela CNN, o PT apresentou cerca de 60 medidas entre fevereiro e 18 de junho. As ações têm como alvo, principalmente, o senador Flávio Bolsonaro, o PL, parlamentares aliados e perfis nas redes.

Já o PL informou ter apresentado cerca de 58 representações contra Lula, o PT e aliados. Em comum, os dois partidos pedem a retirada de publicações consideradas irregulares e a responsabilização dos autores.

Nesta semana, a ministra Estela Aranha, do TSE, determinou a remoção de conteúdos que associavam Flávio Bolsonaro e Lula ao crime organizado. Segundo a Corte, acusações sem comprovação podem configurar propaganda eleitoral antecipada negativa.

A expectativa das equipes jurídicas é que a disputa na Justiça aumente nos próximos meses, com a aproximação da campanha oficial. As ações buscam retirar conteúdos das redes e estabelecer limites para a atuação digital dos adversários.

CASO AMERICANAS: PF apura se Itaú, Bradesco e Santander ajudaram a esconder dívida bilionária

Foto: Reprodução

A Polícia Federal avançou na investigação do caso Americanas e passou a apurar a possível participação de executivos de grandes bancos no esquema contábil que resultou em um rombo bilionário nas Lojas Americanas.

Entre os alvos estão representantes do Itaú, Bradesco e Santander, além de ex-executivos da própria varejista e de pessoas ligadas aos antigos controladores da companhia, segundo a coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Segundo a PF, a nova fase da Operação Disclosure, deflagrada na quinta-feira (25), busca esclarecer se havia conhecimento ou participação de instituições financeiras em operações que teriam sido usadas para mascarar o real nível de endividamento da empresa.

As suspeitas giram em torno de operações de “risco sacado”, mecanismo usado para antecipação de pagamentos a fornecedores, que, de acordo com os investigadores, pode ter sido registrado de forma irregular nos balanços da companhia.

Também entram na investigação os registros de verbas de propaganda cooperada (VPC), que teriam sido contabilizadas sem lastro econômico adequado, segundo os laudos técnicos reunidos no processo.

Operação

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Justiça Federal também autorizou o sequestro de bens e valores dos investigados, com limite de até R$ 54 bilhões, valor estimado a partir das supostas irregularidades apontadas pela investigação.

A apuração foi reforçada por elementos colhidos desde 2024, incluindo delação premiada de ex-executivo da companhia, que relatou a suposta retirada de informações sensíveis de documentos contábeis. Os bancos citados negam participação em qualquer irregularidade.

A Americanas afirmou que não foi alvo das buscas nesta fase e declarou que segue colaborando com as autoridades responsáveis pelo caso.

Lula confirma vinda ao RN no dia 2 de julho para agenda oficial

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) tem presença confirmada no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (2 de julho). A informação foi confirmada dentro da agenda oficial do governo federal.

A visita faz parte dos compromissos institucionais do chefe do Executivo durante o período.

Lula cumpre uma série de agendas públicas pelo país, com participação em eventos e ações governamentais.  A chegada ao RN ocorre dentro desse calendário oficial já divulgado pelo Palácio do Planalto.

Até o momento, não foram detalhados todos os compromissos específicos que o presidente deve cumprir no estado.

quinta-feira, junho 25

Direita e Esquerda: o debate que continua dividindo opiniões


A política sempre desperta debates intensos. Em um país democrático como o Brasil, é natural que existam diferentes visões sobre a melhor forma de governar.

 Direita e esquerda defendem propostas distintas para áreas como economia, segurança, educação e políticas sociais, e essas diferenças acabam influenciando a opinião da população.

Muitos eleitores acreditam que a esquerda tem uma atuação mais voltada para a ampliação das políticas sociais e para uma maior participação do Estado. 

Já outros defendem que a direita prioriza a liberdade econômica, a redução da máquina pública e o fortalecimento da segurança. Cada corrente reúne apoiadores que enxergam nessas propostas o melhor caminho para o desenvolvimento do país.

O mais importante é que o debate político seja feito com respeito e baseado em argumentos. 

Em vez de trocar ofensas, é fundamental que a sociedade acompanhe as ações dos governantes, analise os resultados e cobre transparência, compromisso e responsabilidade de todos os que ocupam cargos públicos.

No fim das contas, o voto é a principal ferramenta da democracia. É por meio dele que cada cidadão escolhe o projeto que considera mais adequado para o futuro do município, do estado e do Brasil. 

A participação consciente da população fortalece a democracia e contribui para que o debate político seja cada vez mais qualificado.


Edição dos 300 anos do São João de Assú bate recorde e reúne 413 mil pessoas

Foto: reprodução

O São João de Assú 2026 chegou ao fim na quarta-feira, 24 de junho, Dia de São João Batista, encerrando 12 dias de festa que marcaram os 300 anos da celebração considerada a mais antiga do mundo. O número final de público — 413 mil pessoas nos shows culturais do Polo Buraco do Prefeito supera a edição anterior, quando 300 mil pessoas passaram pelo mesmo espaço.

O encerramento seguiu a tradição religiosa que sustenta o São João de Assú desde sua origem. À tarde, a procissão solene pelas ruas da cidade reuniu fiéis em devoção ao padroeiro. À noite, o palco principal recebeu o show de Padre Fábio de Melo, encerrando os 300 anos com o mesmo tom de fé que abriu a festa no dia 12 de junho.

O recorde histórico de público ficou com a noite da Banda Seu Desejo, no dia 20 de junho, que reuniu 85 mil pessoas, o maior público registrado em um único dia em toda a história do São João de Assú. A marca supera qualquer edição anterior e consolida a festa como um dos maiores eventos juninos do país.

O prefeito Lula Soares encerrou a edição histórica e falou em orgulho local e acerto de contas com o presente. “A grandiosidade do São João de Assú não está apenas nos palcos, nas atrações ou na estrutura. A maior celebração é o orgulho que sentimos de pertencer a esta história”, afirmou. “Celebrar a nossa história e administrar com responsabilidade devem caminhar juntos. Quem administra recursos do povo precisa ter zelo, responsabilidade e respeito pelo dinheiro público.” Nascido em Assú, Lula Soares disse falar não como prefeito, mas como assuense, alguém que, segundo ele, tem a honra de viver um momento que ficará para sempre marcado na história da cidade.

Ao longo dos 12 dias, a cidade contou com dois espaços: o Buraco do Prefeito, com shows de artistas nacionais, e o Polo 24 de Junho, com telão para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, animado por bandas locais antes de cada partida.

A grade de artistas nacionais incluiu Matheus e Kauan, Zé Vaqueiro, Menos é Mais, Seu Desejo, Mastruz com Leite e Flávio José. Os dois últimos dias reservaram espaço exclusivo para a programação religiosa: William Sanfoneiro no dia 23 e Padre Fábio de Melo no encerramento. Os artistas da terra também ocuparam os palcos do polo e as telas do polo de transmissão da Copa.

A edição dos 300 anos trouxe ainda o Arrastão dos 300 Anos na véspera do encerramento, com Banda Grafith e Bonde do Gragra percorrendo as ruas da cidade, uma das inovações que marcaram a festa e teve forte aprovação do público. As quadrilhas juninas receberam investimento direto da Prefeitura, com chamada pública que destinou recursos para fortalecer uma das expressões mais tradicionais do período junino. O Arraiá da Educação abriu os festejos e animou a Avenida Senador João Câmara com trio elétrico e show de Mara Dias. O espetáculo teatral Auto de São João Batista, sob direção de Diana Fontes, foi encenado por elenco local no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão dias 6 e 7 de junho. O bloco Arraiá do Jegue desfilou comemorando 27 anos de fundação.

A segurança foi planejada com efetivo de aproximadamente 250 policiais militares por dia, com custeio via diárias operacionais do Governo do Estado, definido em reunião no gabinete civil com o comando da Polícia Militar do RN; o ato faz Assú se manter como o São João mais seguro do RN, onde não foi registrado ocorrências graves. O aparato incluiu câmeras de reconhecimento facial, revista na entrada, centro de saúde equipado no local e ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos.

Os 300 anos do São João de Assú ficam registrados com o maior público da história da festa, uma programação que equilibrou fé, cultura popular e entretenimento, e números que colocam Assú entre os principais destinos juninos do Nordeste.

Fonte: Blog Bruno Barreto 

Allyson sofre derrota na Justiça Eleitoral

Foto: autoria não identificada 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou, em decisão liminar, a remoção imediata de uma publicação no Instagram que promovia a imagem de Allyson Bezerra (UB) como pré-candidato ao cargo de Governador do Estado. A decisão atende a um pedido feito pelo Diretório Estadual do Partido Novo (NOVO/RN).

A representação aponta que no dia 21 de abril de 2026, cinco perfis diferentes na rede social (entre eles @rncomallyson@timeallyson e @allysondopovo) veicularam, de forma coordenada, uma peça publicitária com forte apelo visual e regional. A imagem trazia elementos como o brasão e a bandeira do Rio Grande do Norte, além de um chapéu de couro — marca registrada do político — acompanhados de frases como “É tempo de ALLYSON” e “O povo quer #AllysonGovernador”.

O que diz a acusação

O Partido Novo sustentou que o conteúdo não se tratava de um registro cotidiano, mas sim de um produto profissional estruturado de forma intencional para persuadir o eleitor e angariar votos de maneira precoce.

A legenda da postagem trazia termos como “Chegou a hora RIO GRANDE DO NORTE” e “AGORA É ALLYSON”, o que a sigla alegou ultrapassar os limites da mera exaltação de qualidades pessoais permitida pela legislação, configurando o uso de “palavras mágicas” para contornar a proibição do pedido explícito de voto.

Os argumentos do Relator

O relator do caso, o juiz Eduardo Bezerra de Medeiros Pinheiro, concordou que os requisitos de urgência para a concessão da liminar foram preenchidos. Em sua análise, o magistrado destacou que as expressões utilizadas podem, sim, ser interpretadas como subterfúgios capazes de influenciar o eleitorado antes do período permitido (que começa apenas em 16 de agosto do ano eleitoral).

O juiz chamou a atenção para o expressivo alcance digital da publicação, que já acumulava mais de mil curtidas e centenas de compartilhamentos e comentários. Segundo ele, manter o conteúdo no ar poderia:

“… violar a paridade de armas e gerar dano ao equilíbrio do pleito vindouro.”

Medidas determinadas

Diante dos fatos, o Tribunal determinou as seguintes ordens:

  • Remoção do conteúdo: A Meta Platforms Inc. (Instagram) foi oficiada para remover a publicação de forma global e de todos os perfis envolvidos no prazo improrrogável de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00.
  • Identificação dos responsáveis: O Instagram terá 5 dias para fornecer os dados cadastrais das pessoas por trás dos perfis que publicaram e replicaram o conteúdo, combatendo o anonimato na internet.
  • Abstenção: O pré-candidato Allyson Bezerra deve se abster de republicar ou espalhar o conteúdo impugnado, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00.

O representado foi citado e terá o prazo de 2 dias para apresentar sua defesa legal. Após a manifestação da defesa, o processo será encaminhado para parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

Fonte:Blog Bruno Barreto 


​*Ubaldo aparece na liderança da federação PT-PV-PCdoB em pesquisa para deputado estadual no RN*


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu com gratidão o resultado da pesquisa IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25), que o aponta como o parlamentar mais citado dentro da federação formada por PT, PV e PCdoB na corrida para deputado estadual nas eleições de 2026.

Com 1,53% das citações espontâneas, Ubaldo aparece empatado com mais outros 2 pré-candidatos no 6º lugar, e, quando se trata da nominata que vai concorrer ao pleito, aparece na liderança, reforçando sua atuação municipalista e forte defesa das pessoas com deficiência, idosos, consumidores, agricultores, pescadores e de diversas causas sociais. 

"Esse resultado nos enche de gratidão e reforça nossa responsabilidade de continuar trabalhando com dedicação pelo povo do Rio Grande do Norte, honrando a confiança daqueles que reconhecem nosso trabalho e atuação parlamentar", destaca o parlamentar.

A pesquisa IPSensus foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2026, possui margem de erro de três pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09520/2026.

Kelps Lima recua de ataques a Robinson, João Maia e Benes para blindar candidatura de Allyson Bezerra ao Governo


Foto: reprodução 

Em entrevista concedida ao programa Meio Dia TCM, da rádio 95 FM, o ex-deputado estadual Kelps Lima (UB) abriu o jogo sobre os rumos de sua estratégia política e admitiu publicamente que irá recuar e “parar o tom” das críticas contundentes que vinha desferindo contra os deputados federais Robinson Faria (PP), João Maia (PP) e Benes Leocádio (UB). O motivo central do recuo, segundo o próprio político, é blindar a pré-candidatura do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), ao Governo do Estado.

A declaração ocorreu após Kelps ser questionado pelo entrevistador se seus ataques a figuras proeminentes da política potiguar não poderiam “respingar” e prejudicar a articulação da campanha de Allyson. De forma enfática, Kelps refutou a possibilidade de causar danos ao aliado e garantiu que está disposto a recuar no formato de suas críticas caso perceba que elas estão sendo instrumentalizadas contra o prefeito mossoroense.

“Se tentarem me usar para prejudicar Allyson… Num formato que chegue a Allyson, claro que sim [vou parar as críticas]”, confessou o ex-deputado. “Allyson é meu aliado, é meu amigo, é meu irmão. Eu brigo por Allyson. Se eu chegar num canto e Allyson estiver brigando, sou primeiro a entrar na briga, depois eu pergunto por que foi a briga.”

Contraponto a Cadu

Durante o programa, Kelps Lima também aproveitou para responder a um vídeo publicado pelo pré-candidato ao Governo Cadu Xavier (PT), acusando-o de tentar se aproveitar politicamente da situação para desviar o foco dos problemas do governo de Fátima Bezerra (PT).

“Cadu fez o vídeo se aproveitando politicamente e eu respondi […] porque Cadu tá com problema de dizer que é candidato de Fátima. Eu disse na resposta: ‘Cadu, Allyson foi um excelente prefeito de Mossoró, o melhor da história. E Fátima, infelizmente, fez um governo muito ruim’. Cadu pode dizer essa mesma frase em relação a Fátima?”, provocou Kelps, sustentando que os adversários tentam fugir do debate principal da sucessão estadual.

Prioridade 

Demonstrando forte apelo emocional e resgatando o histórico da aliança, Kelps relembrou o início da trajetória de Allyson Bezerra, quando o hoje prefeito ainda circulava em um veículo simples (“num golzinho com os meninos”) e garantiu que o projeto majoritário do amigo é infinitamente superior às suas próprias aspirações proporcionais à Câmara dos Deputados.

“A candidatura de Allyson é muito mais importante do que a minha. Muito. Porque ele vai ter instrumentos para modificar a vida de quem veio de baixo, como eu e ele viemos”, pontuou.

Ao cravar que previu o futuro político do prefeito ainda no plenário da Assembleia Legislativa em diálogo com o deputado Hermano Morais em que disse que “aquele cara vai ser governador”, Kelps encerrou assegurando que nenhuma tentativa de manipulação de suas falas surtirá efeito: “Esse uso disso não vai funcionar porque eu não vou permitir. Se precisar para Allyson, eu vou [parar]”. Entre risos, ponderou apenas que o recuo estratégico na esfera pública não muda suas convicções pessoais: “Não vai alterar o que eu acho”.

Fonte: Blog Bruno Barreto