sexta-feira, junho 26

Nas Urnas, a Decisão é Sua!

Opinião:​


Antes de decidir o seu voto, lembre-se de que, durante o período eleitoral, muitos candidatos baterão à sua porta em busca da sua confiança. 

Ouça com atenção, analise as propostas, observe a trajetória de cada um e faça sua escolha com responsabilidade.

O voto é um dos instrumentos mais importantes da democracia. Uma decisão tomada nas urnas terá impacto durante todo o mandato, por isso vale a pena refletir antes de confirmar seu candidato.

Na hora de votar, escolha com consciência seus representantes: deputado, senador, governador e presidente da República. 

Não permita que promessas vazias substituam a análise das propostas e do compromisso com a população.

Democracia se fortalece com a participação de cada cidadão. Vote com responsabilidade, respeite as diferenças e faça da sua escolha um compromisso com o futuro do país. Seu voto tem valor. Democracia sempre! 


​*Ubaldo recebe Título de Cidadão de Fernando Pedroza e reforça compromisso com a cidade*


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, na noite desta quinta-feira (25), o Título de Cidadão Fernando-pedrozense, durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Fernando Pedroza. A homenagem, de autoria do vereador Nuna Gonçalves e subscrita pelo vereador Messias Mariano, reconhece os relevantes serviços prestados pelo parlamentar ao município.

A solenidade reuniu vereadores, lideranças políticas e moradores. Com esta honraria, Ubaldo chega à marca de 20 títulos de cidadão concedidos por municípios do Rio Grande do Norte, reconhecimento que, segundo ele, representa uma grande responsabilidade com cada cidade que o acolhe. "Este é o 20º título de cidadão que recebo de municípios do Rio Grande do Norte. Gratidão é reconhecimento, é valorização. Recebo esta homenagem com muita alegria e ela aumenta ainda mais a minha responsabilidade de continuar trabalhando por Fernando Pedroza e por sua população."

Autor da proposição, o vereador Nuna também ressaltou os resultados da atuação parlamentar de Ubaldo no município. "O município só tem a ganhar. Ano após ano, o deputado destina emendas parlamentares, garante exames, consultas e importantes investimentos para nossa população. Agradeço demais pela atenção de todo o seu mandato. Obrigado por tudo e que Deus ilumine sua vida."

O vereador Messias Mariano destacou a parceria construída com o deputado ao longo dos anos."Se eu fosse falar de tudo o que o senhor tem ajudado o nosso município, uma sessão solene seria pouco. Em nome de Fernando Pedroza, agradeço de coração por tudo o que o senhor tem feito. Tenho certeza de que essa parceria vai durar muitos anos".

O deputado destacou que mantém uma parceria permanente com o município, atendendo às solicitações apresentadas pelos vereadores e destinando recursos para áreas prioritárias.

Entre os investimentos viabilizados por Ubaldo para Fernando Pedroza estão R$ 100 mil, destinados em 2022, para a recuperação do ginásio poliesportivo; R$ 100 mil, em 2025, para obras de pavimentação; e R$ 50 mil para a Associação Chuite e Zequinha. Além desses recursos, também atua para garantir ações voltadas ao fortalecimento da saúde pública.

Disputa entre PT e PL já soma quase 120 ações no TSE antes da campanha

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A disputa entre PT e PL pela eleição de 2026 já começou nos tribunais. Antes mesmo do início oficial da campanha, os dois partidos já acumulam cerca de 120 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa de publicações nas redes sociais.

Segundo levantamento obtido pela CNN, o PT apresentou cerca de 60 medidas entre fevereiro e 18 de junho. As ações têm como alvo, principalmente, o senador Flávio Bolsonaro, o PL, parlamentares aliados e perfis nas redes.

Já o PL informou ter apresentado cerca de 58 representações contra Lula, o PT e aliados. Em comum, os dois partidos pedem a retirada de publicações consideradas irregulares e a responsabilização dos autores.

Nesta semana, a ministra Estela Aranha, do TSE, determinou a remoção de conteúdos que associavam Flávio Bolsonaro e Lula ao crime organizado. Segundo a Corte, acusações sem comprovação podem configurar propaganda eleitoral antecipada negativa.

A expectativa das equipes jurídicas é que a disputa na Justiça aumente nos próximos meses, com a aproximação da campanha oficial. As ações buscam retirar conteúdos das redes e estabelecer limites para a atuação digital dos adversários.

CASO AMERICANAS: PF apura se Itaú, Bradesco e Santander ajudaram a esconder dívida bilionária

Foto: Reprodução

A Polícia Federal avançou na investigação do caso Americanas e passou a apurar a possível participação de executivos de grandes bancos no esquema contábil que resultou em um rombo bilionário nas Lojas Americanas.

Entre os alvos estão representantes do Itaú, Bradesco e Santander, além de ex-executivos da própria varejista e de pessoas ligadas aos antigos controladores da companhia, segundo a coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Segundo a PF, a nova fase da Operação Disclosure, deflagrada na quinta-feira (25), busca esclarecer se havia conhecimento ou participação de instituições financeiras em operações que teriam sido usadas para mascarar o real nível de endividamento da empresa.

As suspeitas giram em torno de operações de “risco sacado”, mecanismo usado para antecipação de pagamentos a fornecedores, que, de acordo com os investigadores, pode ter sido registrado de forma irregular nos balanços da companhia.

Também entram na investigação os registros de verbas de propaganda cooperada (VPC), que teriam sido contabilizadas sem lastro econômico adequado, segundo os laudos técnicos reunidos no processo.

Operação

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Justiça Federal também autorizou o sequestro de bens e valores dos investigados, com limite de até R$ 54 bilhões, valor estimado a partir das supostas irregularidades apontadas pela investigação.

A apuração foi reforçada por elementos colhidos desde 2024, incluindo delação premiada de ex-executivo da companhia, que relatou a suposta retirada de informações sensíveis de documentos contábeis. Os bancos citados negam participação em qualquer irregularidade.

A Americanas afirmou que não foi alvo das buscas nesta fase e declarou que segue colaborando com as autoridades responsáveis pelo caso.

Lula confirma vinda ao RN no dia 2 de julho para agenda oficial

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) tem presença confirmada no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (2 de julho). A informação foi confirmada dentro da agenda oficial do governo federal.

A visita faz parte dos compromissos institucionais do chefe do Executivo durante o período.

Lula cumpre uma série de agendas públicas pelo país, com participação em eventos e ações governamentais.  A chegada ao RN ocorre dentro desse calendário oficial já divulgado pelo Palácio do Planalto.

Até o momento, não foram detalhados todos os compromissos específicos que o presidente deve cumprir no estado.

quinta-feira, junho 25

Direita e Esquerda: o debate que continua dividindo opiniões


A política sempre desperta debates intensos. Em um país democrático como o Brasil, é natural que existam diferentes visões sobre a melhor forma de governar.

 Direita e esquerda defendem propostas distintas para áreas como economia, segurança, educação e políticas sociais, e essas diferenças acabam influenciando a opinião da população.

Muitos eleitores acreditam que a esquerda tem uma atuação mais voltada para a ampliação das políticas sociais e para uma maior participação do Estado. 

Já outros defendem que a direita prioriza a liberdade econômica, a redução da máquina pública e o fortalecimento da segurança. Cada corrente reúne apoiadores que enxergam nessas propostas o melhor caminho para o desenvolvimento do país.

O mais importante é que o debate político seja feito com respeito e baseado em argumentos. 

Em vez de trocar ofensas, é fundamental que a sociedade acompanhe as ações dos governantes, analise os resultados e cobre transparência, compromisso e responsabilidade de todos os que ocupam cargos públicos.

No fim das contas, o voto é a principal ferramenta da democracia. É por meio dele que cada cidadão escolhe o projeto que considera mais adequado para o futuro do município, do estado e do Brasil. 

A participação consciente da população fortalece a democracia e contribui para que o debate político seja cada vez mais qualificado.


Edição dos 300 anos do São João de Assú bate recorde e reúne 413 mil pessoas

Foto: reprodução

O São João de Assú 2026 chegou ao fim na quarta-feira, 24 de junho, Dia de São João Batista, encerrando 12 dias de festa que marcaram os 300 anos da celebração considerada a mais antiga do mundo. O número final de público — 413 mil pessoas nos shows culturais do Polo Buraco do Prefeito supera a edição anterior, quando 300 mil pessoas passaram pelo mesmo espaço.

O encerramento seguiu a tradição religiosa que sustenta o São João de Assú desde sua origem. À tarde, a procissão solene pelas ruas da cidade reuniu fiéis em devoção ao padroeiro. À noite, o palco principal recebeu o show de Padre Fábio de Melo, encerrando os 300 anos com o mesmo tom de fé que abriu a festa no dia 12 de junho.

O recorde histórico de público ficou com a noite da Banda Seu Desejo, no dia 20 de junho, que reuniu 85 mil pessoas, o maior público registrado em um único dia em toda a história do São João de Assú. A marca supera qualquer edição anterior e consolida a festa como um dos maiores eventos juninos do país.

O prefeito Lula Soares encerrou a edição histórica e falou em orgulho local e acerto de contas com o presente. “A grandiosidade do São João de Assú não está apenas nos palcos, nas atrações ou na estrutura. A maior celebração é o orgulho que sentimos de pertencer a esta história”, afirmou. “Celebrar a nossa história e administrar com responsabilidade devem caminhar juntos. Quem administra recursos do povo precisa ter zelo, responsabilidade e respeito pelo dinheiro público.” Nascido em Assú, Lula Soares disse falar não como prefeito, mas como assuense, alguém que, segundo ele, tem a honra de viver um momento que ficará para sempre marcado na história da cidade.

Ao longo dos 12 dias, a cidade contou com dois espaços: o Buraco do Prefeito, com shows de artistas nacionais, e o Polo 24 de Junho, com telão para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, animado por bandas locais antes de cada partida.

A grade de artistas nacionais incluiu Matheus e Kauan, Zé Vaqueiro, Menos é Mais, Seu Desejo, Mastruz com Leite e Flávio José. Os dois últimos dias reservaram espaço exclusivo para a programação religiosa: William Sanfoneiro no dia 23 e Padre Fábio de Melo no encerramento. Os artistas da terra também ocuparam os palcos do polo e as telas do polo de transmissão da Copa.

A edição dos 300 anos trouxe ainda o Arrastão dos 300 Anos na véspera do encerramento, com Banda Grafith e Bonde do Gragra percorrendo as ruas da cidade, uma das inovações que marcaram a festa e teve forte aprovação do público. As quadrilhas juninas receberam investimento direto da Prefeitura, com chamada pública que destinou recursos para fortalecer uma das expressões mais tradicionais do período junino. O Arraiá da Educação abriu os festejos e animou a Avenida Senador João Câmara com trio elétrico e show de Mara Dias. O espetáculo teatral Auto de São João Batista, sob direção de Diana Fontes, foi encenado por elenco local no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão dias 6 e 7 de junho. O bloco Arraiá do Jegue desfilou comemorando 27 anos de fundação.

A segurança foi planejada com efetivo de aproximadamente 250 policiais militares por dia, com custeio via diárias operacionais do Governo do Estado, definido em reunião no gabinete civil com o comando da Polícia Militar do RN; o ato faz Assú se manter como o São João mais seguro do RN, onde não foi registrado ocorrências graves. O aparato incluiu câmeras de reconhecimento facial, revista na entrada, centro de saúde equipado no local e ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos.

Os 300 anos do São João de Assú ficam registrados com o maior público da história da festa, uma programação que equilibrou fé, cultura popular e entretenimento, e números que colocam Assú entre os principais destinos juninos do Nordeste.

Fonte: Blog Bruno Barreto 

Allyson sofre derrota na Justiça Eleitoral

Foto: autoria não identificada 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou, em decisão liminar, a remoção imediata de uma publicação no Instagram que promovia a imagem de Allyson Bezerra (UB) como pré-candidato ao cargo de Governador do Estado. A decisão atende a um pedido feito pelo Diretório Estadual do Partido Novo (NOVO/RN).

A representação aponta que no dia 21 de abril de 2026, cinco perfis diferentes na rede social (entre eles @rncomallyson@timeallyson e @allysondopovo) veicularam, de forma coordenada, uma peça publicitária com forte apelo visual e regional. A imagem trazia elementos como o brasão e a bandeira do Rio Grande do Norte, além de um chapéu de couro — marca registrada do político — acompanhados de frases como “É tempo de ALLYSON” e “O povo quer #AllysonGovernador”.

O que diz a acusação

O Partido Novo sustentou que o conteúdo não se tratava de um registro cotidiano, mas sim de um produto profissional estruturado de forma intencional para persuadir o eleitor e angariar votos de maneira precoce.

A legenda da postagem trazia termos como “Chegou a hora RIO GRANDE DO NORTE” e “AGORA É ALLYSON”, o que a sigla alegou ultrapassar os limites da mera exaltação de qualidades pessoais permitida pela legislação, configurando o uso de “palavras mágicas” para contornar a proibição do pedido explícito de voto.

Os argumentos do Relator

O relator do caso, o juiz Eduardo Bezerra de Medeiros Pinheiro, concordou que os requisitos de urgência para a concessão da liminar foram preenchidos. Em sua análise, o magistrado destacou que as expressões utilizadas podem, sim, ser interpretadas como subterfúgios capazes de influenciar o eleitorado antes do período permitido (que começa apenas em 16 de agosto do ano eleitoral).

O juiz chamou a atenção para o expressivo alcance digital da publicação, que já acumulava mais de mil curtidas e centenas de compartilhamentos e comentários. Segundo ele, manter o conteúdo no ar poderia:

“… violar a paridade de armas e gerar dano ao equilíbrio do pleito vindouro.”

Medidas determinadas

Diante dos fatos, o Tribunal determinou as seguintes ordens:

  • Remoção do conteúdo: A Meta Platforms Inc. (Instagram) foi oficiada para remover a publicação de forma global e de todos os perfis envolvidos no prazo improrrogável de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00.
  • Identificação dos responsáveis: O Instagram terá 5 dias para fornecer os dados cadastrais das pessoas por trás dos perfis que publicaram e replicaram o conteúdo, combatendo o anonimato na internet.
  • Abstenção: O pré-candidato Allyson Bezerra deve se abster de republicar ou espalhar o conteúdo impugnado, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00.

O representado foi citado e terá o prazo de 2 dias para apresentar sua defesa legal. Após a manifestação da defesa, o processo será encaminhado para parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

Fonte:Blog Bruno Barreto 


​*Ubaldo aparece na liderança da federação PT-PV-PCdoB em pesquisa para deputado estadual no RN*


O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu com gratidão o resultado da pesquisa IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25), que o aponta como o parlamentar mais citado dentro da federação formada por PT, PV e PCdoB na corrida para deputado estadual nas eleições de 2026.

Com 1,53% das citações espontâneas, Ubaldo aparece empatado com mais outros 2 pré-candidatos no 6º lugar, e, quando se trata da nominata que vai concorrer ao pleito, aparece na liderança, reforçando sua atuação municipalista e forte defesa das pessoas com deficiência, idosos, consumidores, agricultores, pescadores e de diversas causas sociais. 

"Esse resultado nos enche de gratidão e reforça nossa responsabilidade de continuar trabalhando com dedicação pelo povo do Rio Grande do Norte, honrando a confiança daqueles que reconhecem nosso trabalho e atuação parlamentar", destaca o parlamentar.

A pesquisa IPSensus foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2026, possui margem de erro de três pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09520/2026.

Kelps Lima recua de ataques a Robinson, João Maia e Benes para blindar candidatura de Allyson Bezerra ao Governo


Foto: reprodução 

Em entrevista concedida ao programa Meio Dia TCM, da rádio 95 FM, o ex-deputado estadual Kelps Lima (UB) abriu o jogo sobre os rumos de sua estratégia política e admitiu publicamente que irá recuar e “parar o tom” das críticas contundentes que vinha desferindo contra os deputados federais Robinson Faria (PP), João Maia (PP) e Benes Leocádio (UB). O motivo central do recuo, segundo o próprio político, é blindar a pré-candidatura do ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), ao Governo do Estado.

A declaração ocorreu após Kelps ser questionado pelo entrevistador se seus ataques a figuras proeminentes da política potiguar não poderiam “respingar” e prejudicar a articulação da campanha de Allyson. De forma enfática, Kelps refutou a possibilidade de causar danos ao aliado e garantiu que está disposto a recuar no formato de suas críticas caso perceba que elas estão sendo instrumentalizadas contra o prefeito mossoroense.

“Se tentarem me usar para prejudicar Allyson… Num formato que chegue a Allyson, claro que sim [vou parar as críticas]”, confessou o ex-deputado. “Allyson é meu aliado, é meu amigo, é meu irmão. Eu brigo por Allyson. Se eu chegar num canto e Allyson estiver brigando, sou primeiro a entrar na briga, depois eu pergunto por que foi a briga.”

Contraponto a Cadu

Durante o programa, Kelps Lima também aproveitou para responder a um vídeo publicado pelo pré-candidato ao Governo Cadu Xavier (PT), acusando-o de tentar se aproveitar politicamente da situação para desviar o foco dos problemas do governo de Fátima Bezerra (PT).

“Cadu fez o vídeo se aproveitando politicamente e eu respondi […] porque Cadu tá com problema de dizer que é candidato de Fátima. Eu disse na resposta: ‘Cadu, Allyson foi um excelente prefeito de Mossoró, o melhor da história. E Fátima, infelizmente, fez um governo muito ruim’. Cadu pode dizer essa mesma frase em relação a Fátima?”, provocou Kelps, sustentando que os adversários tentam fugir do debate principal da sucessão estadual.

Prioridade 

Demonstrando forte apelo emocional e resgatando o histórico da aliança, Kelps relembrou o início da trajetória de Allyson Bezerra, quando o hoje prefeito ainda circulava em um veículo simples (“num golzinho com os meninos”) e garantiu que o projeto majoritário do amigo é infinitamente superior às suas próprias aspirações proporcionais à Câmara dos Deputados.

“A candidatura de Allyson é muito mais importante do que a minha. Muito. Porque ele vai ter instrumentos para modificar a vida de quem veio de baixo, como eu e ele viemos”, pontuou.

Ao cravar que previu o futuro político do prefeito ainda no plenário da Assembleia Legislativa em diálogo com o deputado Hermano Morais em que disse que “aquele cara vai ser governador”, Kelps encerrou assegurando que nenhuma tentativa de manipulação de suas falas surtirá efeito: “Esse uso disso não vai funcionar porque eu não vou permitir. Se precisar para Allyson, eu vou [parar]”. Entre risos, ponderou apenas que o recuo estratégico na esfera pública não muda suas convicções pessoais: “Não vai alterar o que eu acho”.

Fonte: Blog Bruno Barreto 

Allyson e Cadu ainda não definiram data e local das convenções; Álvaro já tem evento marcado

Enquanto o calendário eleitoral avança, os pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte Allyson Bezerra (União Brasil) e Cadu Xavier (PT) ainda não anunciaram oficialmente a data, o horário e o local de suas convenções partidárias. Com informações de Tácio Cavalcanti, comentarista político da 98FM Natal e colunista do Portal 98.

No caso de Allyson, a expectativa é de que o pré-candidato reúna nos próximos dias os partidos aliados e os pré-candidatos que integrarão sua chapa proporcional para alinhar a organização do evento e definir os detalhes da convenção, que marcará a homologação de sua candidatura.

Já o grupo de Cadu Xavier também mantém em aberto as definições sobre a realização do ato partidário, sem confirmação pública sobre quando e onde ocorrerá a convenção.

Em contraste, o grupo liderado por Álvaro Dias (PL) já saiu na frente e definiu sua convenção para o dia 26 de julho, na Zona Norte de Natal, com a expectativa de reunir lideranças políticas, pré-candidatos e apoiadores em um grande evento de lançamento oficial da chapa.

Nos bastidores, a expectativa é que Allyson e Cadu anunciem suas convenções nas próximas semanas, intensificando a mobilização política para o início oficial da campanha eleitoral.

As convenções partidárias acontecerão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Fonte: Portal Costa Branca  

PESQUISA IPSENSUS/GOVERNO RN/ESPONTÂNEA: Álvaro Dias lidera com 19,4%; Allyson tem 18,5% e Cadu 10,7%

Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário espontâneo, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 19,4%. Seguido por Allyson Bezerra com 18,5%, Cadu Xavier com 10,7%.

Branco/nulo somaram 6,4% e outros 43,8% não souberam responder.

A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RN-09520/2026

PESQUISA IPSENSUS/GOVERNO RN/ESTIMULADA: Álvaro Dias lidera com 32,5%; Allyson tem 27,3% e Cadu 16,8%

Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário estimulado, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 32,5%. Seguido por Allyson Bezerra com 27,3%, Cadu Xavier com 16,8%.

Também foram citados na pesquisa Robério Paulino (2%), Rodrigo Vieira (0,4%) e Dário Barbosa (0,3%).

Branco/nulo somaram 3,2% e outros 17,5% não souberam responder.

A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RN-09520/2026

CENTRAL DO CIDADÃO É INAUGURADA EM JUCURUTU

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Central do Cidadão “Adonias Januário de Medeiros”, em Jucurutu. A nova unidade, a 31ª em funcionamento no estado, fortalece a rede de atendimento ao cidadão e amplia o acesso da população aos serviços públicos, consolidando o processo de interiorização e modernização promovido pela gestão estadual.

A Central do Cidadão foi entregue pela governadora Fátima Bezerra e resulta de um investimento de R$ 300 mil, realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jucurutu. Os recursos foram destinados à instalação da unidade, reforma do prédio e adequações estruturais voltadas ao conforto, à acessibilidade e à melhoria do atendimento à população.

A unidade reúne serviços essenciais em um único espaço, incluindo atendimentos da Polícia Científica para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, serviços do Detran, Sine, Caern, Ipem, Defesa Civil Municipal, além de programas vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico) nas esferas federal e municipal.

Em funcionamento desde março deste ano, a Central já realizou cerca de 9 mil atendimentos. A unidade opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, registrando uma média diária de aproximadamente 300 atendimentos, número que evidencia a demanda reprimida existente na região. A expectativa é ampliar ainda mais a oferta de serviços e reduzir a necessidade de deslocamentos da população para outras cidades, especialmente Caicó.

Impacto regional


A implantação da Central do Cidadão em Jucurutu representa um avanço estratégico para o Seridó ao descentralizar serviços antes concentrados em municípios-polo e facilitar o acesso da população a políticas públicas essenciais. Além dos moradores de Jucurutu, a unidade beneficiará cidadãos de municípios vizinhos, fortalecendo a integração regional e ampliando a cobertura dos serviços públicos.

A iniciativa contribui para a redução de custos e do tempo de deslocamento dos usuários, promove mais eficiência no atendimento e fortalece as políticas de cidadania e inclusão social. Também reforça o papel de Jucurutu como referência regional na oferta de serviços públicos.

Atendimento humanizado

Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da nova unidade para a população. “A chegada da Central do Cidadão representa mais cidadania, dignidade e comodidade para a população da região. Em um único espaço, moderno e acolhedor, reunimos serviços essenciais como emissão de documentos, atendimento do Detran, Sine, Cadastro Único e diversos outros órgãos. Isso facilita a vida das pessoas, evita deslocamentos e garante um atendimento mais humanizado. Nosso compromisso é aproximar os serviços públicos da população e cuidar das pessoas com respeito e eficiência”, afirmou.

O prefeito de Jucurutu, Diogo Queiroz, ressaltou a relevância da parceria entre os governos estadual e municipal. “Hoje, este espaço se tornou uma realidade graças à parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Aqui, a população encontra diversos serviços essenciais em um só lugar, com uma equipe preparada e comprometida. São cerca de 300 atendimentos por dia, o que demonstra o quanto essa estrutura era necessária para Jucurutu e toda a região”, declarou.

Expansão da rede

A inauguração da unidade de Jucurutu ocorre dois dias após a entrega da Central do Cidadão da Zona Leste de Natal, ampliando para 31 o número de unidades em funcionamento no Rio Grande do Norte.

Somente na capital, os investimentos do Governo do Estado nas Centrais do Cidadão ultrapassam R$ 6,18 milhões, contemplando as unidades das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, além da unidade do Alecrim.

A expansão da rede também tem gerado economia aos cofres públicos. A implantação de unidades em prédios próprios já proporciona uma redução estimada de R$ 1,3 milhão em despesas com aluguéis.

O Governo do Estado prevê ainda a inauguração de novas Centrais do Cidadão nos municípios de Baraúna e Umarizal, ampliando a cobertura territorial dos serviços e fortalecendo o acesso da população aos direitos de cidadania.

Modernização e sustentabilidade

EX-PREFEITO DE MOSSORÓ SOFRE DERROTA NA JUSTIÇA AO TENTAR CALAR A IMPRENSA

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu através da 2ª Câmara Cível por unanimidade dos votos, cassar decisão de primeira instância que havia determinado a retirada de uma matéria jornalística envolvendo o ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pré-candidato a governador.

O processo de origem, de nº 0809230-38.2025.8.20.5106, foi protocolado em 6 de maio de 2025 pelo então prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, contra os comunicadores Manoel Nivaldo de Oliveira, Márcio Alexandre da Conceição e Francisco Ugmar Nogueira, responsáveis pelo blog “Na Boca da Noite”. A ação buscava retirar de circulação uma reportagem que fazia questionamentos sobre gastos públicos e a relação da gestão municipal com veículos de comunicação locais. Incomodado com o conteúdo, Allyson recorreu ao Judiciário mossoroense, alegando ofensa à honra e à imagem e conseguiu, em primeira instância, uma liminar que determinou a exclusão da matéria do site e das redes sociais dos responsáveis pela publicação, sob pena de multa diária.

A decisão, porém, não resistiu à análise do Tribunal de Justiça. Ao julgar o recurso, a Segunda Câmara Cível do TJRN concluiu que a medida favorecida ao ex-prefeito representava risco de censura prévia e atingia diretamente a liberdade de imprensa. Os desembargadores destacaram que a reportagem abordava temas ligados à gestão de recursos públicos e ao exercício do poder político, matérias que possuem inequívoco interesse coletivo. Na avaliação do colegiado, não havia prova suficiente para justificar a retirada imediata da publicação, prevalecendo o entendimento de que críticas dirigidas a agentes públicos devem ser enfrentadas no campo democrático e, quando cabível, discutidas posteriormente na esfera judicial, sem supressão antecipada da informação.

O acórdão destaca que a Constituição Federal assegura a liberdade de expressão e veda qualquer forma de censura, conforme os artigos 5º, IV e IX, e 220. O Tribunal também reforçou o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 130, segundo o qual eventuais excessos no exercício da atividade jornalística devem ser apurados posteriormente, por meio de responsabilização civil ou direito de resposta.

Em trecho central da decisão, os desembargadores registram que “a matéria jornalística versa sobre gastos públicos e relação entre gestão municipal e veículos de comunicação, inserindo-se no âmbito do animus criticandi e do interesse coletivo relacionado à fiscalização do poder público”.

Outro ponto destacado no voto é que a condição de agente político amplia o grau de exposição pública e o nível de tolerância à crítica: “titulares de mandato eletivo submetem-se, por imperativo democrático, a escrutínio mais intenso por parte da imprensa e da sociedade”, registra o acórdão.

O Tribunal também afirmou que não foram apresentados elementos que demonstrassem falsidade deliberada ou abuso manifesto capaz de justificar a remoção imediata do conteúdo. Nesse sentido, prevaleceu o entendimento de que o periculum in mora, neste caso, está ligado à liberdade de imprensa e ao direito coletivo à informação.

Com a decisão, o TJRN conheceu parcialmente do recurso e, na parte conhecida, deu provimento ao agravo para cassar a tutela de urgência concedida em primeiro grau, restabelecendo a publicação anteriormente retirada.

Apesar da decisão, o processo principal segue em tramitação na 1ª Vara Cível de Mossoró (nº 0809230-38.2025.8.20.5106), ainda sem julgamento de mérito definitivo sobre eventual dano moral ou responsabilidade civil.

O caso mantém em aberto o embate entre liberdade de imprensa e proteção à honra de agentes públicos, um dos temas mais recorrentes no Judiciário potiguar em disputas envolvendo comunicação política e gestão municipal.

Primeiro Grau sob pressão
Decisões liminares que determinam a retirada imediata de conteúdos jornalísticos têm se tornado alvo de questionamentos no próprio Judiciário potiguar, especialmente quando envolvem temas ligados à gestão pública e agentes políticos. No caso envolvendo o ex-prefeito de Mossoró, Allyson Leandro Bezerra Silva, uma ordem de primeira instância chegou a impor a remoção de uma matéria sob pena de multa, medida posteriormente derrubada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Para o TJRN, esse tipo de intervenção antecipada, quando não sustentada por prova robusta de abuso, pode configurar restrição indevida ao fluxo de informações de interesse coletivo. O entendimento reforça a necessidade de cautela redobrada no primeiro grau ao apreciar pedidos de tutela de urgência que envolvam conteúdo jornalístico, sobretudo em ambientes digitais.

O Tribunal destacou que a Constituição Federal veda a censura prévia e que o controle de eventuais excessos deve ocorrer, em regra, de forma posterior, por meio de responsabilização civil. Na prática, decisões que suspendem publicações antes do julgamento final podem produzir efeito imediato de supressão de informação, com impacto direto no debate público.

O caso reacende a discussão sobre o papel do Judiciário na contenção de conteúdos críticos à administração pública e o risco de que decisões liminares acabem, ainda que de forma provisória, restringindo o acesso da sociedade a temas sensíveis da gestão governamental.
 
Por Jairton Medeiros

REFINARIA CLARA CAMARÃO REDUZ PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL PELA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA

A Brava Energia reduziu, pela segunda semana consecutiva, os preços da gasolina A e do diesel A S500 comercializados na Refinaria Clara Camarão, em Guamaré. A atualização semanal dos valores foi realizada nesta quinta-feira (25).

No caso da gasolina A, o preço passou de R$ 3,81 para R$ 3,75 por litro, redução de R$ 0,06. Na semana anterior, o combustível já havia registrado queda de R$ 0,18, quando saiu de R$ 3,99 para R$ 3,81.

O diesel A S500 também teve redução nas duas modalidades de venda praticadas pela refinaria. Na modalidade LCT, o litro passou de R$ 4,49 para R$ 4,36, queda de R$ 0,13. Já na modalidade EXA, o valor saiu de R$ 4,48 para R$ 4,35, também com redução de R$ 0,13 por litro.

Na atualização anterior, divulgada em 18 de junho, o diesel já havia recuado R$ 0,25 por litro nas duas modalidades. Na ocasião, o valor passou de R$ 4,74 para R$ 4,49 na modalidade LCT e de R$ 4,73 para R$ 4,48 na modalidade EXA.

Os valores se referem aos preços praticados pela refinaria e não correspondem diretamente ao preço cobrado ao consumidor nos postos. Até chegar às bombas, os combustíveis ainda passam por etapas como distribuição, aplicação de tributos, custos logísticos, mistura obrigatória no caso da gasolina e definição das margens de revenda.

Com a nova atualização, a gasolina acumula queda de R$ 0,24 por litro em duas semanas na Refinaria Clara Camarão. No mesmo período, o diesel A S500 acumula redução de R$ 0,38 por litro nas modalidades LCT e EXA.

Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado; senadora substitui Jaques Wagner, investigado no caso Master

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros“, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

CNN Brasil

Prefeitura Municipal de Carnaubais inicia preparativos para construção de nova UBS


A Prefeitura Municipal de Carnaubais deu início aos preparativos para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). 

A área destinada à obra começou a ser isolada, marcando mais uma importante etapa de um projeto que fortalecerá os serviços de saúde oferecidos à população.

A nova UBS proporcionará mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento aos moradores, ampliando o acesso aos serviços básicos de saúde e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da área.

O investimento representa mais um compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população, contribuindo para uma saúde pública mais eficiente, humanizada e acessível para todos os carnaubaenses. 

A expectativa é que a obra traga benefícios duradouros, promovendo mais qualidade de vida para toda a comunidade.


Entroncamento entra no clima junino com os preparativos do Arraiá da Escola Princesa Isabel


A Prefeitura Municipal de Carnaubais iniciou os preparativos para mais uma grande celebração junina no Distrito do Entroncamento. 

A equipe responsável já está trabalhando na organização e estruturação do espaço que receberá o tradicional Arraiá da Escola Princesa Isabel.

O objetivo é garantir uma festa bonita, segura, acolhedora e repleta de alegria para estudantes, famílias e toda a comunidade. 

Com muita dedicação e planejamento, cada detalhe está sendo preparado para proporcionar momentos de confraternização, valorizando a cultura nordestina e fortalecendo os laços entre escola e comunidade.

Em breve, o Entroncamento estará em clima de festa, com muito forró, apresentações culturais e animação para todos os presentes. A expectativa é de mais uma edição de grande sucesso do Arraiá da Escola Princesa Isabel.

Imagens: Radialista Genildo Pinheiro