quarta-feira, junho 24

Moraes pede posição da PGR por eventual falta grave cometida por Bolsonaro

Foto: Reuters

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre a prisão domiciliar temporária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na solicitação, o magistrado deu prazo de 48 horas tanto para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, como para a defesa do dirigente de direita, se manifestarem sobre o episódio.

No documento, Moraes faz referência ao episódio da pistola registrada no nome de Bolsonaro e encontrada no carro de um militar que fazia segurança do ex-presidente de direita.

O ministro observa que o regime de cumprimento de pena pode ser alterado, inclusive com o retorno a uma prisão em regime fechado, caso medidas cautelares sejam desobedecidas.

“Nos termos da Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem”, ressalta.

O ministro cita trecho do depoimento concedido por Bolsonaro à Polícia Civil do Distrito Federal. Na oitiva, realizada na terça-feira (23), o dirigente de direita admitiu tanto a propriedade da arma de fogo apreendida quanto a posse em sua residência durante o cumprimento da prisão domiciliar.

No depoimento, Bolsonaro teria justificado a presença de três mulheres em sua casa e afirmado que “não podia ficar desarmado”.

“A Lei de Execução Penal prevê as consequências para o reconhecimento da prática de falta grave pelo condenado, como a regressão no regime de cumprimento de pena, inclusive com a cessação da prisão domiciliar”, ressalta.

CNN

Janja participa em Natal de ato das Mulheres do Time de Lula pelo fim da violência

Natal recebe nesta quinta-feira (25), às 17h, no Espaço Bossa Nova da Arena das Dunas, o encontro Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência, que reunirá lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e militantes em defesa dos direitos das mulheres e do enfrentamento à violência de gênero.

A atividade contará com a participação da primeira-dama Janja da Silva e será um espaço de diálogo, mobilização e fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à garantia dos direitos das mulheres.

Com o tema “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência”, o ato busca ampliar o debate sobre o enfrentamento à violência de gênero e reafirmar o compromisso com ações que promovam respeito, autonomia, proteção e igualdade. A expectativa é reunir mulheres de diferentes gerações, trajetórias e territórios em um momento de união, participação política e defesa dos direitos das mulheres.

“Janja representa uma voz importante na defesa dos direitos das mulheres brasileiras. Sua presença fortalece uma mobilização ampla, que reúne diferentes gerações e movimentos em torno de uma pauta urgente: enfrentar a violência e construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre de discriminação”, afirma a presidente estadual do PT, Samanda Alves.

Fonte: Blog Bruno Barreto 

Psol no RN confirma a pré-candidatura de Sônia Godeiro ao Senado

Médica e militante histórica na luta pelos servidores da saúde no RN, o nome da sindicalista completa a chapa majoritária do partido no estado (Foto: cedida)

Após decisão tomada pela militância e pela direção do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Rio Grande do Norte, em reunião realizada na última quarta-feira (17), a médica pediatra, sindicalista e servidora pública Sônia Godeiro teve o nome confirmado como segunda pré-candidata ao Senado para as eleições de 2026, ao lado do presidente estadual do partido no estado e pré-candidato, Sandro Pimentel.

A formação da chapa majoritária do Psol no RN – complementada pela pré-candidatura de Robério Paulino ao Governo – se apresenta como uma opção à esquerda para os eleitores progressistas ou sem voto definido. A adição de Sônia Godeiro ao pleito também é reforçada pela importância que o Psol confere à participação feminina nos espaços de tomada de decisão e poder.

Com foco na luta contra as pautas conservadoras e da extrema-direita, a médica é uma da fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN) e pretende conduzir sua jornada de pré-campanha trazendo uma extensa bagagem de dedicação às lutas dos profissionais de saúde.

“Em um momento crucial da nossa política, tanto no estado como nacionalmente, coloco meu nome disponível para contribuir com o Psol/RN nas eleições de 2026. Acredito que as mulheres são parte fundamental da construção democrática e o processo eleitoral ganha cada vez mais com nossa presença e protagonismo”, destacou Godeiro.

Pela sua afinidade com a área da saúde, a pré-candidata espera poder levar o debate das necessidades da categoria para mais perto da sociedade, assim como as pautas das mulheres, que também estão entre suas prioridades.

Trajetória
Sônia Maria Godeiro é médica pediatra, nascida em Patu, formada pela UFRN e com residência médica em Brasília. Reconhecida por sua dedicação às lutas sociais, iniciou sua militância ainda na juventude, durante a ditadura militar, vinculando-se à Convergência Socialista. Há mais de 40 anos atua em movimentos sociais, sindicais e populares, disputando eleições e promovendo debates relevantes para o RN e o país.

Sua principal marca está na luta sindical, como prova a sua passagem pelo Sindsaúde/RN, onde conquistou vitórias históricas para os trabalhadores da saúde, liderou mobilizações que garantiram a convocação de mais de mil concursados, oriundos do certame realizado em 2018. Nessa pauta, segue atuando na defesa dos concursados da saúde de 2025, já assegurando a nomeação de cerca de dois mil servidores.

Atualmente, dirige a Associação de Aposentados da Saúde do Rio Grande do Norte (Apas/RN), entidade que conquistou melhorias para aposentados e pensionistas, como a equiparação da data de pagamento dos salários. Ao longo de sua trajetória, Sônia Godeiro consolidou-se como referência combativa e firme na defesa dos direitos da classe trabalhadora e do fortalecimento do serviço público.

Fonte: Blog Bruno Barreto 

SAELISMO CONSEGUE ANULAR ELEIÇÃO ANTECIPADA DA CÂMARA DE PORTO DO MANGUE

O grupo saelista de oposição a Porto do Mangue obteve vitória na Justiça: a eleição antecipada da Câmara foi anulada após denúncia que tramitava há mais de um ano no TJRN.

Segundo aliados governistas, a decisão é mais um capítulo da “disputa rasteira e revanchismo”, que na visão deles, “atrasa o avanço” da cidade!

Além disso, o grupo saelista vem tentando minar a base governista de apoio ao prefeito Dino com ações que miram diretamente o mandato do vereador Juscelino Gregório. As tentativas de tirar o edil da cadeira não é de hoje, quem lembra da ação orquestrada pelo vereador Raniery Filho, que tentou cassar o mandato de Juscelino? Mesmo Juscelino tendo dado a oportunidade de Raniery assumir por um curto período a cadeira de vereador.
 
— O saelismo continua vivo e atuante.

Oportomanguense

CAMPOS DE PETRÓLEO NO RN RECEBEM LICENÇAS PRÉVIAS PARA NOVOS POÇOS

A PetroReconcavo recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) um conjunto de licenças ambientais para atividades de perfuração, operação e infraestrutura nos campos de produção de Paturi, em Mossoró, e Cachoeirinha, em Caraúbas. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).

Entre as autorizações concedidas estão licenças prévias para a perfuração dos poços PTR-DW-02 e PTR-DW-12, em Mossoró, com validade até junho de 2028 e junho de 2027, respectivamente. Além disso, foi autorizada a instalação de um acesso ao poço PTR-DW-12, por meio de licença simplificada válida até junho de 2027.

A empresa recebeu ainda a licença simplificada para implantação de um acesso ao poço PTR-DW-02, no Campo de Produção Paturi (PTR), em Mossoró, com 94,44 metros. A licença tem validade até junho de 2028.

O Idema também emitiu licença prévia para a viabilidade ambiental de uma linha de surgência (tubulação) ligada ao poço PTR-DW-02, com extensão de 1.819,92 metros. Outra licença prévia foi concedida para uma linha de surgência do poço PTR-DW-12, com 1.996,71 metros, ambas localizadas no mesmo campo de produção.
No Campo de Produção de Livramento, em Mossoró, a empresa obteve a renovação da licença de operação para 29 poços petrolíferos, com validade até junho de 2029.

Já no município de Caraúbas, a companhia recebeu licença de instalação para quatro novos poços petrolíferos no Campo de Produção Cachoeirinha (CAC). A autorização prevê que a produção dos poços seja escoada para a Estação Coletora e Compressora (ECC) e tem validade até junho de 2028.

Em nota, a empresa diz que a emissão desse conjunto de licenças garante a continuidade das atividades de desenvolvimento da companhia no Rio Grande do Norte, dentro da sua estratégia de atuação. “A PetroReconcavo vem atuando de forma sistemática e consistente na revitalização de seus ativos no estado”, afirma.

A companhia cita investimentos em perfuração, workovers e, mais recentemente, na intensificação de projetos de injeção de água, voltados à manutenção de pressão e à recuperação de reservatórios maduros.

Para Marcos Brasil, coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro-RN), essas licenças refletem um aumento da atividade petrolífera no estado, mesmo em meio à retração do setor.

Os municípios devem ser beneficiados, diz Marcos Brasil, com mais empregos e menos pressão por assistência social, além de arrecadar ISS e royalties do petróleo. O estado também arrecada os royalties. “Tem uma perspectiva de aumento de produção e, para operar esses postos, vai ter que contratar mais pessoas e consumir mais materiais, o que vai dar mais demanda no comércio da região”, afirma.

Sobre o segmento do petróleo no RN, Marcos Brasil diz que o setor passa por um momento de retração, com queda recorde e uma produção de 32 mil barris por dia, em média. Ainda assim, as perspectivas são otimistas a longo prazo, com o estudo de blocos exploratórios e novos investimentos das empresas que exploram petróleo no estado.

“Está se iniciando um novo ciclo de aumento e de chegada de novos investimentos com esses leilões e também com a margem equatorial. Novos investimentos devem chegar daqui a um ano ou dois”, projeta o coordenador.
A PetroReconcavo cita, entre os principais aportes realizados pela companhia, a aquisição de participação na unidade de processamento de gás de Guamaré, concluída em 2025. A operação totalizou US$ 65 milhões.
A reportagem contatou o Idema para obter informações sobre a emissão de licenças ambientais para a atividade, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

​Prefeitura de Carnaubais intensifica serviços de limpeza urbana em bairros e comunidades


A Prefeitura Municipal de Carnaubais, por meio de suas equipes de trabalho, segue reforçando os serviços de limpeza pública em todo o município.

 A determinação é intensificar a limpeza geral nos bairros e comunidades, garantindo ruas mais limpas, organizadas e seguras para a população.

A ação faz parte do compromisso da gestão municipal com a manutenção dos espaços públicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de promover um ambiente mais agradável e saudável para todos.

Com trabalho contínuo e dedicação, as equipes seguem atuando diariamente para manter a cidade limpa, fortalecendo o bem-estar da população e valorizando cada comunidade de Carnaubais.

Imagens: Radialista Genildo Pinheiro 


Tomba quer secretário da Saúde na ALRN para explicar fila de 19 mil cirurgias eletivas no RN

Foto: Eduardo Maia/ALRN

O deputado estadual Tomba Farias (PL) defendeu que o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta Câmara, seja convocado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN para prestar esclarecimentos sobre a fila de cirurgias eletivas e a execução de recursos federais destinados à redução da demanda.

A cobrança ocorre diante de dados apresentados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), que indicam baixa execução de recursos do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF).

Segundo informações citadas pelo parlamentar, com base em dados divulgados e em matéria da Tribuna do Norte, o RN recebeu previsão de cerca de R$ 58 milhões para o programa em 2026. Desse total, R$ 32 milhões já foram liberados pelo Governo Federal.

Apesar disso, apenas R$ 9,3 milhões teriam sido efetivamente executados até o momento, enquanto aproximadamente 19 mil potiguares seguem na fila por cirurgias eletivas no estado.

Durante pronunciamento em plenário, Tomba afirmou que o secretário precisa explicar a baixa execução dos recursos e quais medidas estão sendo adotadas para acelerar a realização dos procedimentos.

O deputado também destacou que a Comissão de Saúde da Assembleia é o espaço adequado para discutir os entraves, ouvir a Sesap e buscar soluções para reduzir a fila de pacientes que aguardam atendimento no RN.


Moraes analisará nos próximos dias se mantém prisão domiciliar de Bolsonaro

Foto: STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) protocolou, nesta terça-feira (23), um novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes para prorrogar a prisão domiciliar humanitária que vem sendo cumprida desde março.

O prazo atual da medida se encerra nesta quinta-feira (25), o que coloca a decisão novamente nas mãos do STF em um cenário de definição iminente sobre a continuidade ou não do regime domiciliar.

No pedido, os advogados alegam que o quadro de saúde de Bolsonaro ainda exige acompanhamento médico contínuo, com uso de medicação, fisioterapia e monitoramento constante. A defesa afirma que, apesar de evolução clínica, persistem condições que justificariam a manutenção da medida.

Também foram citados exames complementares solicitados pela equipe médica, como tomografias e endoscopia, além de avaliações relacionadas a questões gastrointestinais e respiratórias. Segundo a petição, o ambiente domiciliar seria o mais adequado para garantir estabilidade no tratamento.

A defesa ainda aponta fatores de risco como possibilidade de quedas, alterações cardiovasculares e necessidade de vigilância permanente, além de mencionar uma cirurgia ortopédica recente e o processo de reabilitação ainda em andamento.

Agora, o caso volta à análise de Moraes, que deve decidir se mantém ou não a prisão domiciliar humanitária nos próximos dias. O ministro já havia estabelecido que a situação seria reavaliada após o período inicial de 90 dias.

Condenado por matar o próprio filho de 19 anos é capturado pela PRF na BR-304

Foto: Divulgação/PRF

Um homem condenado por matar o próprio filho, de 19 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (23), durante uma fiscalização da PRF na BR-304, em Assú. Segundo a PRF, os policiais identificaram que havia um mandado de prisão contra o motorista.

O documento foi expedido pela Vara Única da Comarca de Campo Grande, no RN. De acordo com as informações da polícia, o homem foi condenado pelo homicídio do próprio filho, crime ocorrido no interior do estado.

Após a confirmação da ordem judicial, os agentes realizaram a prisão do condenado ainda no local da abordagem. O suspeito foi encaminhado à Polícia Civil, responsável pelos procedimentos legais relacionados ao cumprimento do mandado de prisão.

A PRF não divulgou detalhes adicionais sobre o crime nem a identidade do preso.

ABC e América podem subir juntos para a Série C 2027

Foto: Guilherme Drovas

Os torcedores de ABC e América entraram no mata-mata da Série D carregando uma dúvida que já começa a mexer com os admiradores dos clubes: os dois rivais podem conquistar juntos o acesso para a Série C de 2027? Pela nova fórmula da competição, a resposta é sim. Mas, para isso, os clubes terão de atravessar um caminho longo, com quatro fases eliminatórias antes do ponto decisivo da disputa.

A Série D deste ano passou a ser disputada por 96 clubes, divididos em 16 grupos com seis equipes. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase, iniciando o primeiro mata-mata com 64 participantes. A partir daí, todos os confrontos são em jogos de ida e volta. No caso de ABC e América, integrantes do Grupo A-8, não existe possibilidade de o clássico se repetir logo nas primeiras etapas eliminatórias, já que os cruzamentos separam os classificados da mesma chave.

Se confirmarem a vantagem nos jogos do próximo final de semana, contra Altos e Fluminense-PI, respectivamente, ABC e América ainda terão pela frente a terceira fase e as oitavas de final. Somente depois disso chegarão às quartas, fase que ganhou peso no novo regulamento. Quem vencer nas quartas garante automaticamente o acesso para a Série C. Quem perder ainda terá uma segunda chance no playoff, que reunirá os quatro eliminados para definir mais duas vagas e completar a lista dos seis novos integrantes da Série C na próxima temporada.

Esse detalhe na nova fórmula de disputa é o que torna possível o sonho duplo. ABC e América podem subir juntos de duas formas. A primeira, mais direta, ocorre se ambos chegarem às quartas de final e vencerem seus confrontos. Nesse caso, os dois estariam entre os semifinalistas e carimbariam o retorno do futebol potiguar à Série C com força máxima. A segunda possibilidade é mais sofrida: caso um deles perca nas quartas, ainda poderá buscar o acesso no playoff de consolação. Até mesmo se os dois forem derrotados nas quartas, ainda haverá chance de ambos subirem, desde que não se enfrentem no cruzamento decisivo.

Como mostram as projeções, o clássico só pode voltar a acontecer em um estágio avançado da competição. Antes das quartas, o regulamento impede um reencontro entre clubes que vieram do mesmo grupo. A partir das quartas, dependendo da composição das chaves e da campanha acumulada, ABC e América podem voltar a se enfrentar. Se isso ocorrer nas quartas, um deles garante o acesso direto e o outro ainda poderá buscar a vaga extra no playoff. Se o reencontro ficar para a semifinal ou para a final, os dois já estarão garantidos na Série C.

ABC e América não dependem da queda do rival para subir. Secar a campanha do principal adversário será apenas um hábito mantido pelos torcedores, mas sem impacto real no caminho das equipes. O essencial é que ambos podem transformar a Série D de 2026 em uma jornada histórica para o futebol potiguar.

O acesso conjunto vai exigir regularidade, força mental e capacidade de decisão dos dois elencos. Os maiores clubes do estado têm a oportunidade de recolocar o futebol do RN em um novo patamar no cenário nacional, fazendo da atual temporada o ponto de partida para a reação tão sonhada por alvinegros e alvirrubros.

Tribuna do Norte 

terça-feira, junho 23

Acidente!


Criança morre em acidente na BR-226 entre Currais Novos e São Vicente.

Uma criança morreu em um acidente veicular registrado na manhã desta terça-feira (23) na BR-226, entre os municípios de Currais Novos e São Vicente. 

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 9h40 pela Polícia Militar para atender a ocorrência.

De acordo com os bombeiros, o veículo seguia no sentido São Vicente quando ocorreu o acidente. 

Ao chegarem ao local, as equipes constataram que uma das crianças que estava no automóvel já se encontrava sem vida. 

Outras cinco pessoas receberam atendimento médico e foram encaminhadas para unidades hospitalares por equipes do SAMU e do município de São Vicente.

Segundo as informações repassadas no local, o carro era ocupado por seis pessoas, sendo três adultos e três crianças. 

Após o atendimento da ocorrência e a adoção das medidas de segurança necessárias, a área ficou sob responsabilidade da Polícia Militar. 

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para os procedimentos cabíveis. 

O Corpo de Bombeiros lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade aos familiares da vítima.

Fonte: Radialistafsilva

FOTOS E VÍDEO: Polícia divulga imagens da operação que prendeu empresário investigado por esquema milionário de lavagem de dinheiro

Fotos: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (23), imagens da Operação Emirados, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial, blindagem de bens e fraudes fiscais na Grande Natal.

O principal alvo da investigação é o empresário Marcello Brunno Moreno, ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora. Segundo os investigadores, o esquema teria movimentado cerca de R$ 72 milhões e envolvido práticas de sonegação fiscal.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, resultou na prisão do principal investigado e determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens. As diligências ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.

Fonte: Blog Do BG

Kelps expõe balaio de incoerências do palanque de Allyson


Foto: reprodução 

Ao adotar a estratégia de bater em concorrentes internos na disputa para deputado federal, o ex-deputado estadual Kelps Lima (UB) acabou expondo ainda mais a incoerência que sustenta o palanque do ex-prefeito Allyson Bezerra (UB) na corrida ao Governo do Rio Grande do Norte.

O balaio de incoerências do palanque de Allyson é tão grande que atinge o próprio Kelps que denuncia a inoperância dos aliados de Allyson João Maia (PP), Robinson Faria (PP) e Benes Leocádio (UB).

É que a cada vez que Kelps aparece, por exemplo, lembrando que Robinson foi o pior governador do Rio Grande do Norte nos últimos 40 anos, surge um eleitor resgatando da memória que o próprio ex-deputado é apoiado por Abraão Lincoln, o controverso ex-suplente de deputado federal envolvido no escândalo do INSS.

Kelps aponta o dedo, mas ele mesmo compartilha com o Allyson a companhia de outro aliado incômodo.

Fonte: Blog Bruno Barreto 

Central do Cidadão da Ribeira é inaugurada e consolida luta de Ubaldo Fernandes por mais serviços na Zona Leste de Natal



A população da Zona Leste de Natal passou a contar, oficialmente, nesta segunda-feira (22), com uma nova unidade da Central do Cidadão instalada no bairro da Ribeira. A inauguração do equipamento representa uma importante conquista para a região histórica da capital e tem a marca da atuação do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que articulou junto ao Governo do Estado a implantação dos serviços no local e também é autor da lei que denominou a unidade de Central do Cidadão Presidente Café Filho. 


Localizada em um ponto estratégico da Ribeira, a nova Central do Cidadão amplia o acesso da população a diversos serviços públicos essenciais, beneficiando moradores da Zona Leste e de outras áreas da cidade. A instalação do equipamento no bairro histórico reforça o processo de revitalização da região, além de aproximar o atendimento do cidadão de comunidades tradicionais como Rocas, Santos Reis, Brasília Teimosa e Redinha. 


A homenagem ao ex-presidente da República Café Filho, natalense e uma das personalidades mais importantes da história política do Rio Grande do Norte, também nasceu de uma iniciativa de Ubaldo Fernandes aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado. A denominação reconhece a contribuição histórica de um dos filhos mais ilustres da Zona Leste de Natal e fortalece a preservação da memória política e cultural da capital potiguar. 


“Essa é uma conquista muito significativa para a população da Zona Leste. Trabalhamos junto ao Governo do Estado para que a Ribeira recebesse uma Central do Cidadão moderna, acessível e próxima de quem mais precisa dos serviços públicos. Além disso, ficamos felizes por eternizar o nome de Café Filho, uma figura histórica que orgulha o nosso povo e tem forte ligação com esta região da cidade”, destacou Ubaldo Fernandes.


Morador da Zona Leste há mais de quatro décadas e com trajetória política construída na região, Ubaldo tem defendido constantemente investimentos voltados à revitalização da Ribeira e à descentralização dos serviços públicos. A inauguração da Central do Cidadão Presidente Café Filho representa mais um avanço nesse processo, fortalecendo a cidadania, a inclusão social e o desenvolvimento urbano de um dos bairros mais tradicionais de Natal.

Restituição do Imposto de Renda destina R$ 193,8 milhões a mais de 100 mil contribuintes no RN


Foto: Marcelo Casall

Mais de 101 mil contribuintes do Rio Grande do Norte foram contemplados no segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Ao todo, 101.308 potiguares vão receber R$ 193.886.177,73, com o crédito bancário previsto para o dia 30 de junho. A consulta foi liberada pela Receita Federal na manhã desta terça-feira (23).

Em todo o país, o segundo lote da restituição contempla 9.585.797 contribuintes e soma R$ 16 bilhões, tornando-se o maior da história em número de beneficiados. O valor iguala o recorde registrado no primeiro lote, pago em maio.

Somando os dois primeiros lotes de 2026, a Receita Federal prevê devolver R$ 32 bilhões a aproximadamente 18,3 milhões de contribuintes, o equivalente a cerca de 80% do total estimado de restituições deste ano. Segundo o órgão, a agilidade no processamento das declarações permitiu antecipar os pagamentos, beneficiando tanto os contribuintes com prioridade legal quanto aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via PIX.

Além do Rio Grande do Norte, outros estados da região também foram contemplados com valores expressivos neste segundo lote de restituição. Em Pernambuco, 252.159 contribuintes receberão R$ 501.280.331,27. Somente em Caruaru, serão beneficiados 50.245 contribuintes, com pagamentos que somam R$ 74.699.258,52.

Na Paraíba, 100.048 contribuintes terão direito à restituição, totalizando R$ 185.135.234,40. Já em Alagoas, 81.064 contribuintes receberão R$ 147.133.726,27.

Tribuna do Norte

Politica nacional!


A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) protocolou um pedido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja anulada a investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) que apura supostas irregularidades e recebimento de propina no âmbito da Operação Compliance Zero. O documento, assinado pelos advogados do parlamentar, sustenta que a corporação não teria competência legal para investigar os fatos narrados.

De acordo com o pedido encaminhado à Corte, os advogados argumentam que os elementos coletados pelos agentes da PF durante a operação estariam contaminados, o que comprometeria a validade de toda a prova produzida até o momento. A defesa solicita, portanto, não apenas a suspensão das diligências, mas também o trancamento do inquérito instaurado.

📸 Senado Federal

📲 Mais informações no site band.com.br

#BandJornalismo

TRE-RN manda Meta entregar dados de perfis que promovam Allyson Bezerra no RN

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) determinou que a Meta preserve e forneça dados de cinco perfis do Instagram investigados por possível atuação coordenada em conteúdos ligados ao ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UNião Brasil), pré-candidato ao Governo do RN pelo União Brasil.

A decisão atende a um pedido do Partido Novo, que aponta indícios de possível propaganda eleitoral antecipada, com atuação de contas supostamente organizadas entre abril e junho de 2026.

Segundo o processo, a medida não representa condenação ou reconhecimento de irregularidade, mas sim a produção antecipada de provas para identificar os responsáveis pelas contas.

A determinação da relatora, juíza Sulamita Pacheco, autoriza o acesso a dados detalhados dos perfis, incluindo registros de criação, e-mails, telefones, IPs, vínculos entre contas e eventuais estruturas de impulsionamento e monetização.

Também foram incluídas solicitações sobre possíveis anúncios pagos, valores investidos, campanhas vinculadas, métricas de alcance e identificação de responsáveis financeiros por eventuais impulsionamentos.

O TRE-RN destacou ainda a necessidade de apurar se há atuação espontânea de usuários ou se existe uma rede coordenada com fins político-eleitorais, o que será definido a partir dos dados que a Meta deverá fornecer nos próximos dias.

TJRN analisa em 1º de julho promoção de Henrique Baltazar a desembargador após determinação do CNJ

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) marcou para 1º de julho, às 9h, a sessão que vai analisar a promoção do juiz Henrique Baltazar ao cargo de desembargador. A pauta envolve o processo de acesso à vaga pelo critério de antiguidade e um incidente de recusa relacionado ao caso.

A definição da data ocorre após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apontou demora na tramitação e solicitou a realização de julgamento.

A vaga está aberta desde a aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro, em outubro de 2025, conforme informações do Agora RN.

Pelo critério de antiguidade, Henrique Baltazar aparece como o primeiro colocado entre os inscritos no Edital nº 2/2025-TJRN, seguido por outros magistrados.

O processo também passou a ser alvo de questionamentos internos no âmbito do Judiciário potiguar nos últimos meses. As discussões envolveram análises sobre a atuação funcional do magistrado na Vara de Execuções Penais de Natal.

O caso chegou ao CNJ, que determinou a continuidade da tramitação da vaga.

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga supostas irregularidades em uma instituição financeira ligada ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, com participação de mais de 50 policiais federais. Um dos alvos da investigação é a cúpula do Banco Digimais.

Além das buscas, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio de até R$ 670,3 milhões em bens e valores.

Segundo informações da investigação, o caso teve início a partir de relatórios do Banco Central, que apontaram indícios de possíveis irregularidades na condução da instituição financeira.

A PF apura suspeitas de que administradores teriam utilizado mecanismos contábeis para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, incluindo possíveis alterações em informações e geração artificial de receitas.

Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e operações de crédito vedadas pela legislação.

Prefeito de Umarizal sofre grave acidente na BR-226; motorista de outro veículo teria morrido


Foto: Reprodução/Notícias do RN

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-226, entre os municípios de Patu e Olho d’Água dos Borges, no Oeste do RN. As informações são do perfil Notícias do RN.

Segundo relatos de testemunhas, o veículo em que o gestor estava colidiu com um automóvel utilizado para transporte de frutas. Com a força do impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados.

Informações que circulam em grupos de mensagens apontam que o condutor do outro veículo não teria resistido aos ferimentos. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial sobre a morte.

Equipes de resgate foram acionadas para prestar socorro aos envolvidos. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades.

Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que Raimundo Pezão retornava de uma agenda administrativa em Natal acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues.

Segundo o comunicado, Ítalo recebeu atendimento médico em Olho d’Água dos Borges. Já o prefeito e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde receberam os primeiros atendimentos.

Ainda de acordo com a assessoria, os três foram transferidos posteriormente para Mossoró, onde passarão por exames complementares por precaução.

A nota afirma que, apesar do susto, “graças a Deus estão todos bem” e que novas informações sobre o caso serão divulgadas conforme atualização do quadro e das investigações.

Confira o comunicado abaixo:

Foto: Reprodução/Instagram