quinta-feira, agosto 25

Checamos a entrevista de Lula ao Jornal Nacional (Postagens Via Twitter).

 Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o terceiro presidenciável recebido pelo Jornal Nacional em uma sequência de entrevistas feita pelo telejornal por ocasião das eleições deste ano. Aos Fatos está checando em tempo real as declarações do petista ao programa da TV Globo.

No telejornal da Globo, Lula afirmou que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) foi criado enquanto o PT estava no poder. É FALSO, pois o conselho surgiu no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Durante a entrevista, Lula creditou ao seu governo a criação da lei contra a lavagem de dinheiro. É FALSO, pois a Lei nº 9.613/1998, que tipificou o crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, foi sancionada no governo FHC, em março de 1998.

Ao falar sobre economia, Lula disse que o Brasil emprestou 15 bilhões ao FMI (Fundo Monetário Internacional) quando ele estava no poder. NÃO É BEM ASSIM, pois embora o empréstimo tenha de fato ocorrido, ele foi em valor menor do que o mencionado pelo ex-presidente.
Ao criticar o que considera ser interferência política na PF (Polícia Federal), Lula argumentou que nunca trocou um diretor da instituição durante seu governo, o que é FALSO.
Ao elencar realizações do seu governo, Lula disse que fez uma reserva de 370 bilhões de dólares. É FALSO, pois em 31 de dezembro de 2010, último dia do segundo mandato de Lula, o Brasil tinha US$ 288,57 bilhões em reservas, segundo relatório do BC (Banco Central).
No JN, Lula disse que, quando tomou posse em 2003, a inflação no país era de 10,5%.
É VERDADEIRO, pois dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atestam uma taxa próxima à citada pelo ex-presidente.
A William Bonner e Renata Vasconcellos, Lula disse que, quando governou, escolheu os procuradores-gerais da República a partir da lista tríplice da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República). A declaração é VERDADEIRA.
Moral da história:
Lula fez 4 declarações falsas, uma duvidosa e 2 verdadeiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário