quarta-feira, agosto 24

Com Bolsonaro, auxílio chega a quase metade dos nordestinos

 

Reprodução Ministério da Cidadania

As famílias que recebem o Auxílio Brasil no Nordeste correspondem a 48,8% da população da região. O percentual, recorde, foi atingido com a ampliação do número de beneficiários nos últimos meses. Em dezembro de 2021, eram 37%. 
Ao todo, 2,3 milhões de famílias nordestinas foram incluídas no pagamento do Auxílio Brasil em 2022.

Foi a maior ampliação do programa em poucos meses desde que ele foi lançado em 2004, ainda com o nome de Bolsa Família.

O levantamento foi feito pelo Poder360 com dados do Ministério da Cidadania. O cálculo considerou as projeções de população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para cada Estado e o número de 3 pessoas por família, estimativa da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2018, também do IBGE.

A outra região que teve grande impacto do Auxílio Brasil na população é o Norte. Lá, a população em famílias que recebem o benefício corresponde a 38% do total.

Desde dezembro de 2021, o governo federal ampliou em 5,6 milhões o número de famílias beneficiadas pelo programa. Hoje, são 20,2 milhões em todo o Brasil. Em agosto, a menos de 2 meses da eleição, a média do valor pago passou de R$ 400 para R$ 600.

Os Estados com o maior percentual da população beneficiada estão no Nordeste. O Piauí lidera. Lá, as famílias atendidas pelo Auxílio Brasil correspondem a 55,5% da população. 

Em seguida vêm Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Bahia. Em todos esses Estados, as famílias dos beneficiários correspondem a mais de 49% da população.

Com informações do Poder 360

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário