Não é de agora que acompanho o desenrolar da cena histórica e politica de Porto do Mangue, conheço bem a tradição de sua gente, desde os tempos em que uma povoação chamada Canto do Mangue marcava seu nome na geografia regional do Vale do Açu.
Homens e Mulheres de relevantes prestígios, nesta paragens litorâneas em suas comunidades adjacentes, merecem nosso apreço.
Vamos detalhar por partes: quem pode obscurecer os valores humanos na comunidade de Logradouro do Major Amaro Campielo e seus herdeiros com vinculação de amizade e trabalho com os Rosados em Mossoró - João Justino, Álvaro Freire, o enraizamento dos Berlindos e do puxador de boi Camilinho.
Na Fazenda Nova a figura respeitável de seu Antônio Tomaz com sua sabedoria popular, gerenciando terras do empresário Soutinho, deixando em Porto do Mangue um legado de ação que ajudou no crescimento do distrito. Construindo aí uma sólida e progressiva base familiar, tendo como referência Manoel Alves de Nascimento. Outros nomes que fizeram a história do seu desenvolvimento, a partir dos herdeiros de Cezário Corda com familia Marcelinos de Andrade, Raimundo Leandro com sua prole, Lopes Fernandes, os Souza com Buluta e Zezinho, Os Saraivas, Celestinos, Parrudo e tantos que tem origem nesta nata terra de tantas riquezas naturais.
No Rosado a partir do mártir vitimado em sua luta pela terra lembramos do pescador agricultor Sebastião Andrade, seu Heleno e os Maniçobas.
Em Pedra Grande não podemos esquecer do pioneiro na faixa marítima de seu Antônio Carneiro, seu filho Joaquim (cabeçada) e do saudoso Verdiano.
Feito este preâmbulo quero lembrar ao redator do blog Porto do Mangue Noticias, que nem sou forasteiro, nem intruso na panaceia politica local. Minha presença com esta gente, vem de longas datas e grandes amizades, minha casa com muita satisfação acolheu muitos portomanguenses, que aqui chegavam acompanhados dos seus representantes em nosso municipio.
Estude mais a história desta brava gente, saiba valorizar a contribuição que deu Zé Domingos do Nascimento, vindo muito jovem de São José de Mipibu fomentar o seu poder politico com trabalho abnegado, sendo por duas vezes vice prefeito de nosso municipio e primeiro e segundo gestor desta futurosa cidade.
Não ataque o ex-prefeito Francisco Gomes (Titico) que ai chegou oriundo de São Paulo do Potengi.
Toda vez que você chama Sael Melo de forasteiro, está dando um tapa na cara do homem que vosmicê endeusa.
Você sabia que Francisco Faustino tem sua origem na cidade Itaú, quando seu pai nos idos difíceis da vida do sertão veio ter Porto do Mangue como abrigo residencial.
O pior é que rotular outros que estão atualmente prestando relevantes e magníficos serviços a comunidade "Portomanguense", obriga sua pessoa a cuspir no prato que come.
Pare pra pensar e diga de onde veio meu amigo Nilson, seu pai que teve no governo de Zé Domingos, uma função privilegiada de Secretário de Educação.
Enfim não contrarie a história administrativa que conheço com certeza melhor do que você.
Porto do Mangue emancipado em 28 de dezembro de 1995 - em seu trajeto de lutas partidárias elegeu um único filho: O amigo Francisco Victor dos Santos - Chico Pereira.
Analise, reflita e tome outro prumo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário