domingo, maio 28

Com articulação fragilizada no Congresso, Lula guarda 60 cargos para agradar a aliados

 

Em quase cinco meses de governo, mais de 60 postos seguem desocupados na Esplanada dos Ministérios seguem desocupados. São 39 cargos de segundo e terceiro escalão — entre secretarias, diretorias e departamentos dos 37 ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, e 27 de entidades vinculadas (tais como empresas públicas, autarquias e outros), conforme levantamento realizado pela consultoria Ética Inteligência Política.

Postos que no momento de fragilidade em que a gestão petista se encontra, atraem aliados e podem ser usados para contemplar partidos do Centrão, por meio da indicação de afilhados políticos. As nomeações para esses cargos estão sob análise do Palácio do Planalto, enquanto a articulação política do governo ainda patina dentro do Congresso Nacional.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), segundo o Metrópoles, é o que possui mais cadeiras de segundo escalão vagas, com duas secretarias: de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, além de quatro departamentos vinculados. A pasta está sob comando de Luciana Santos, do PCdoB.

Há impasses envolvendo algumas nomeações, como no Ministério da Agricultura e Pecuária, chefiado por Carlos Fávaro. A Secretaria de Política Agrícola — uma das mais importantes da pasta —, por exemplo, ainda está sem comando. Fávaro chegou a anunciar publicamente o ex-deputado Neri Geller para o comando desse setor, mas ele ainda não foi nomeado.

Filiado ao PP do Mato Grosso e próximo de Blairo Maggi, ex-ministro da Agricultura e um dos maiores produtores de soja do país, Geller também foi cotado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário