domingo, maio 21

ARTIGO - EU NÃO SOU O ESCULTOR MICHELANGELO SOU MICHELANGELO

 

Michelangelo Di Lodovico Buonarroti Simoni, conhecido pelo primeiro nome ou simplesmente Miguel Ângelo, nasceu 06/03/1475 em Caprese nas proximidades de Florença - Itália, sendo filho de Ludovico Di Buonarroti Simoni, Francesa Di Neri Del Miniato Di Sena.
Na escola interessava-se apenas em desenhar, para desespero da família, que desprezava a profissão do artista. Sua obstinação acabou vencendo, e aos treze anos de idade tornou-se aprendiz do Estúdio de Domenico Ghirlandaio. Tinha orgulho de sua ascendência aristocrática, "Por sua raça" - como. escreveu em suas cartas: Eu não sou o escultor Michelangelo, sou Michelangelo Buonarroti.
O artista teve ao longo da vida um notável histórico de relacionamento com papas, cardeais e governantes da época. Empolgou-se com as ideias do renascimento Italiano. Concluiu sua primeira escultura Madona na Escada.
O artista ficou tão orgulhoso da obra que decidiu colocar sua assinatura na faixa que passa sobre o busto de Maria. A obra está exposta na Basílica de São Pedro no Vaticano.
A grandiosidade da Basílica de São Pedro, em Roma, não impede a surpresa e o encanto do Peregrino perante a beleza da Pietå. A escultura da mãe que segura o corpo do filho nu descido da cruz.
Michelangelo Também se dedicou a poesia, escreveu o livro "Rimas". Próximo de sua morte desabafou em um poema. Na verdade, nunca houve um só dia que tenha sido totalmente meu.
O filho de Francesca Do Neri faleceu em Roma-Itália no dia 18/02/1564 com 88 anos de idade. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário