segunda-feira, maio 22

Lula é agressivo com o setor, diz líder da bancada agro

 Para o deputado Pedro Lupion (PP-PR), falas do presidente fazem com que seja “difícil ter bom relacionamento”.


Deputado Pedro Lupion (foto) é líder da Frente Parlamentar da Agropecuária...

O deputado Pedro Lupion (PP-PR) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “agressivo” com o agronegócio e dificulta relação com o setor. Para o líder da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), o chefe do Executivo atrapalha as pontes construídas pelo vice-presidente e ministro da Indústria Geraldo Alckmin (PSB) e pelo ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).
“Infelizmente, temos de volta um Lula político de antigamente, que tem sido agressivo com o setor”, declarou em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta 2ª feira (22.mai.2023). “Lula já chamou os ruralistas de fascistas e maus-caracteres. Isso nos afasta, fica difícil ter bom relacionamento.”.
Segundo Lupion, se Lula “criar um muro” com a bancada pela atuação da CPI (comissão parlamentar de inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), haverá “prova de que o governo corrobora com esse movimento e com essas invasões ilegais”.
O deputado falou que o objetivo da CPI é investigar de onde vem o financiamento para invasões de terras e o apoio recebido pelo MST. “Parece que tem gente do governo envolvida, e o MST mantém influência direta sobre o Executivo, inclusive nomeando cargos”, disse. “O MST sequer tem CNPJ, não teria dinheiro para isso sozinho. O objetivo deles nunca foi a reforma agrária. É uma luta política.”.
Questionado sobre a nomeação do deputado Ricardo Salles (PL-SP) para o cargo de relator da CPI, Lupion falou que o congressista é “competente” e “tem todo o direito” de requerer o cargo. Ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL), Salles é investigado por crimes ambientais e tem histórico de confrontos com o MST.
“Qualquer nome escolhido [para a relatoria da CPI] enfrentaria este questionamento. Salles tem capacidade técnica”, afirmou Lupion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário