No ar desde o início de abril, a oitava temporada do The Voice Kids tem decepcionado a Globo. Mesmo com mudanças no júri e a chegada de Fátima Bernardes para sua apresentação, o programa musical deixou de ser um bom negócio - tanto na audiência quanto na parte comercial. O desgaste do formato passou a ser mais evidente neste ano.

Segundo dados de audiência, o The Voice Kids 8 tem média de 9,6 pontos na Grande São Paulo. É a mais baixa da história da atração, produzida desde 2016. Em relação a 2022, quando ainda era comandada por Márcio Garcia, a queda foi de mais de dois pontos.

No ano passado, o The Voice Kids marcou 11,8 pontos com 12 episódios exibidos. Ou seja, neste ano, os índices caíram 18,6% --praticamente dois em cada dez telespectadores deixaram de assistir à competição infantil. Na atual temporada, sete programas já foram mostrados --a edição terminará em julho.

A Globo também esperava que Fátima Bernardes ajudasse o programa comercialmente. Não foi o que aconteceu. Se, no ano passado, a atração tinha dois patrocinadores, neste apenas um contrato publicitário foi fechado. A marca de sucos Tang é a cotista. Ela já patrocina o programa desde 2021.

Nos bastidores, está claro que o formato do The Voice enfrenta um desgaste gigantesco. Desde que estreou no Brasil, em 2012, o The Voice teve 21 edições. Além das 11 temporadas tradicionais, foram mais oito do The Voice Kids e outras duas do The Voice+.

O medo da Globo é que isso agrave o problema das tardes de domingo. Em 2022, o The Voice Kids foi a única atração da faixa das 14h30 que deu certo, acima de The Voice+ (10,7 pontos), Pipoca da Ivete (9,8 pontos) e Família Paraíso (10,4 pontos).

Com informações de Notícias da TV