Victor-Marie Hugo, nasceu no dia 26/02/1802 em Besançon, uma comuna Francesa, seu pai o Conde Joseph Leopold-Sigisbert Hugo, era General das tropas de Napoleão Bonaparte, sua mãe, Sophie Trebuscher, por outro lado era monarquista.
A infância de Victor Hugo foi atravessada, por constantes desentendimento entre seus pais. Desde a juventude, possuía aspirações literárias, seu pai queria vê-lo estudando na Escola Politécnica, formou-se advogado na Faculdade de Direito.
Influenciado por: Willian Shakespeare, Voltaire e Rousseau, Victor Hugo foi um poeta, dramaturgo e estadista francês. Autor dos romances: Os miseráveis, O Homem que ri, O Corcunda de Notre-dame,
Cantos do Crepúsculo, entre outras obras célebres. Foi eleito para Academia Francesa.
Além de sua carreira literária, o acadêmico também foi ativo defensor dos direitos humanos e da Justiça Social, membro da Assembleia Nacional Constituinte e da Câmara dos Pares da França. Defensor ardente da liberdade, e suas posições políticas levaram ao seu exílio em 1851, durante o regime autoritário de Napoleão III. Ele retornou a França em 1870, após a queda do regime.
Victor Hugo faleceu em Paris, no dia 22 de maio de 1885. Em seu testamento deixa 50 mil francos aos pobres e pede preces de todas as almas. Foi sepultado em 01 de junho no Panteão, o monumento fúnebre dos heróis nacionais.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário