sexta-feira, maio 26

PL quer usar eleição de 2024 para preparar volta de Bolsonaro em 2026

 Em encontro com lideranças do partido nesta quinta-feira, 25, ex-presidente disse querer continuar trabalhando pelo país: 'A missão não acabou' 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (Natanael Alves/PL/Divulgação) 

Enquanto começa a dar tração aos planos de emplacar mais prefeitos e vereadores nas eleições municipais de 2024, o PL já pavimenta o retorno de Jair Bolsonaro ao cenário político em 2026. O partido espera eleger mil prefeitos em 2024 — hoje, a legenda tem apenas 328. 

Em evento nesta quinta-feira, 25, lideranças do partido defenderam a ampliação de mandatários nos Executivos e Legislativos municipais como uma das estratégias para um possível retorno de Bolsonaro nas próximas eleições à Presidência. Participaram da reunião o ex-presidente, o cacique Valdemar Costa Neto, o atual secretário de Relações Institucionais da sigla, general Walter Braga Netto, além de representantes de diretórios regionais e parlamentares, como o líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), e a deputada Rosana Valle (PL-SP). 

O encontro teve como objetivo principal “alinhar as diretrizes” dos presidentes de diretórios do PL para o pleito de 2024, além de coordenar os próximos passos do “Mulher que Faz Acontecer”, iniciativa liderada por Michelle Bolsonaro como presidente do PL Mulher e que também é parte da ofensiva ao pleito do ano que vem. A ex-primeira-dama não participou do evento desta quinta após sofrer um mal-estar. 

Apesar de não mencionar diretamente a possibilidade de disputar eleições no futuro, Bolsonaro afirmou que continuará trabalhando pelo país. “Na certeza que a missão não acabou (…). E obviamente vão aprender alguma coisa comigo, vão aperfeiçoar outras. Mas vamos buscar alternativas e algo em concreto para a nossa população”, declarou. Um dos problemas que o ex-presidente irá enfrentar é a possibilidade  bastante plausível, de ficar inelegível em razão dos muitos processos que responde na Justiça. 

Costa Neto, por sua vez, exaltou o calibre do partido e a potencial ampliação de quadros. Hoje com a maior bancada na Câmara, com 99 deputados, o PL abocanhou a maior fatia do fundo partidário, levantando um total de 205,8 milhões de reais. “Vamos ter o maior fundo partidário nacional, formado pelos deputados federais que foram eleitos nas últimas eleições. É a nossa chance de bater todos todos os recordes nacionais. Nunca um partido vai fazer um número de prefeitos que nós vamos ter”, disse o cacique. 

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário