sábado, janeiro 28

QUEM FALA ASSIM OU ESCREVE NÃO É GAGO!

O Regime Democrático e a Liberdade de Imprensa

Sou apenas um dos milhões de brasileiros que lutaram pela redemocratização em nosso país, neste contexto reconquistamos a total liberdade de imprensa, setor importante para a consolidação e a permanência da democracia.

A mesma cumpre papel nobre dentro do sistema, compete a ela informar, analisar, denunciar, promover, fiscalizar entre tantas outras, no entanto nem todos tem tido esse objetivo, desviando-se da ética, desconstituindo o processo democrático.

Na imprensa nacional é conhecida como imprensa MARRON, aquela que não tem independência, trabalha exclusivamente para terceiros, assim sendo não tem a isenção da notícia causando grandes danos a sociedade.

Quem escreve deve ter compromisso com a verdade, deve ter conhecimento de que deve prezar pelo conteúdo que informa, de ter cuidado de não cometer injustiças.

O jornalismo deve ouvir as mais diversas versões pois ninguém é dono da verdade e ao mesmo tempo corre-se menos riscos de se cometer injustiças.

O leitor também precisa selecionar suas fontes de informações, separando o joio do trigo, aleijando os sensacionalistas, caluniadores e incendiários. Precisamos sim, mantermos a pluralidade das idéias, das opiniões, pois assim agem os sábios.

Na democracia também existe um conjunto de regras que chamamos de leis, que tem o dever os que exageram nos limites, queremos só lembrar que caluniar, difamar, ofender a honra são crimes compostos com penas Código Civil.
 
Postado por Luizinho Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário