terça-feira, março 6

Governo do RN assina convênio com a Funasa para construir aterros sanitários

A governadora Rosalda Ciarlini assinou no final da manhã desta terça-feira (6), no Palácio da Cultura, um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de dois aterros sanitários. Um dos aterros será construído no Seridó e outro no Alto Oeste. O valor do convênio é de R$ 22 milhões.
Solenidade de assinatura dos convenio para aterros sanitário no Rio Grande do Norte
Solenidade de assinatura dos convenio para aterros sanitário no Rio Grande do Norte

Outro convênio assinado na solenidade foi com o Ministério do Meio Ambiente, que tem como órgão financiador a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 3 milhões para contratar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e os planos intermunicipais de resíduos sólidos para as regiões do Alto Oeste, Seridó e Agreste. Os recursos vão financiar o diagnóstico para atender 108 municípios com uma população de mais de 1 milhão de habitantes.
Presente na solenidade o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, disse que a assinatura significa a "luta por um Rio Grande do Norte melhor". Os planos traçarão um diagnóstico e farão proposições para a questão dos resíduos sólidos nestas regiões. Esta ação é mais um passo no sentido de fortalecer os Consórcios Públicos Regionais, que são a união dos municípios por região para resolver a questão do destino correto do lixo gerado nas cidades.
Para a construção do Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é necessário o aprofundamento do conhecimento da realidade, o cadastramento das agressões decorrentes da destinação inadequada dos resíduos sólidos urbanos, a capacitação, a montagem de arranjos para compartilhamento do destino final dos municípios com os seus vizinhos e a montagem de um banco de dados com essas informações.
No sentido de apoiar os municípios potiguares, o Governo vem realizando algumas ações com vistas ao fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos urbanos, como por exemplo, a formalização de consórcios públicos regionais proposta no Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do RN (PEGIRS-RN).
Os recursos da Funasa para a construção dos aterros do Seridó e Alto Oeste foram obtidos por meio de emenda da bancada federal proposta pelo senador Garibaldi Alves Filho. No Estado do Rio Grande do Norte, o destino final dos resíduos sólidos urbanos em mais de 92% dos municípios ocorre em lixões a céu aberto, em apenas 4,2% esses resíduos são encaminhados para aterros sanitários.

Fonte: Tribuna do Norte
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário