sexta-feira, julho 29

FEMURN fecha parceria com CGU e Ivan Júnior sugere ao MPF a realização de seminários sobre Transparência
ivan-565x330A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – fechou parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), órgão atualmente vinculado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, para assessorar os municípios do Rio Grande do Norte que necessitam de apoio e orientação na construção dos seus Portais da Transparência. O aperfeiçoamento dos processos de transparência nas Prefeituras é uma das metas da gestão do presidente da federação e atual prefeito de Assú, Ivan Lopes Junior.
O presidente da FEMURN, Ivan Júnior, também já promoveu encontro com o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF/RN) para discutir transparência e combate à corrupção. No encontro com o Procurador da República e coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção Fernando Rocha, Ivan informou ao MPF sobre a disponibilidade da FEMURN em colaborar com a melhoria da transparência nos atos das prefeituras potiguares. Na ocasião, o presidente considerou que é importante que o cidadão possa acompanhar os repasses que chegam aos municípios, a arrecadação, investimentos, e propôs à Procuradoria a realização de seminários para os gestores.
O Presidente da FEMURN destaca a importância da parceria com a CGU que, na sua opinião, vai possibilitar a melhoria na transparência das prefeituras: “Vamos mostrar a sociedade e aos órgãos a realidade financeira dos municípios através da prestação de contas no Portal da Transparência. A parceria com a CGU é uma verdadeira ajuda aos gestores, que já entendem a lei e a necessidade da transparência e muitas vezes não conseguem melhores resultados por falta de orientação ”, considerou Ivan.
A ideia de Ivan Junior, que teve uma experiência exitosa como prefeito de Assu (atingindo nota máxima entre as Prefeituras do RN no ranking da transparência do MPF), é que a parceria com a CGU possibilite aos municípios obter orientações práticas para criar e operar os Portais da Transparência. “Com isso fica mais fácil para todas as prefeituras se adequarem à realidade da transparência, fundamental na administração pública. A parceria vai ajudar, em especial, municípios de menor porte, que não têm acesso às informações”, destacou Ivan Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário