sábado, novembro 28

Cooperativismo um modelo falido e
desacreditado no Vale do Açu
00 George e Roberto
Roberto Coelho, velho parceiro político da oligarquia Soares, aposta na juventude do deputado George Soares, para ressuscitar velho sonho em Assú e na região
Com o fechamento de diversas cooperativas e outras agonizando, o cooperativismo no Assú e no Vale, é um modelo falido e desacreditado, mas o presidente da OCB/RN e do SESCOOP/RN, Roberto Coelho, aposta na força política do deputado estadual do PR, George Soares, para ressuscitar e vender novamente a utopia do sucesso para as novas gerações que não conhecem a história do fracasso e do insucesso desse modelo no município e na região.
Na gestão do ex-secretário de Agricultura do RN, Ronaldo Soares, pai do deputado George Soares, a Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Assu (CREDIVALE), foi inaugurada como símbolo de redenção para impulsionar a economia da região na época do governo José Agripino e contou como seu maior incentivador o atual presidente do SESCOOP/RN, Roberto Coelho, parceiro e aliado político da oligarquia Soares.
Posteriormente, a Credivale fechou as portas e aplicou o maior calote da história nos correntistas que acreditaram que confiaram e depositaram o seu dinheiro nos cofres da instituição, provocando na década de 90, um rombo de R$ 1 milhão nos cofres Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Assu (CREDIVALE).
Por causa do calote e das falcatruas, o Banco Central, determinou o fechamento da Credivale – a cooperativa que faliu e não restituiu o dinheiro dos clientes e a diretoria ligada politicamente ao clã dos Soares se tornaram réus e foram indiciados pela Polícia Federal por crime contra o Sistema Financeiro Nacional ((Lei 7.492/86) e formação de quadrilha ou bando e contra a Paz Pública (art. 288).
Na época, a Central das Cooperativas de Crédito do Nordeste Ltda. (CENTRACOOP) tomou a decisão de descredenciar a entidade – juntamente com as congêneres CREDIAGRESTE e CREDIOESTE – do serviço de compensação de cheques e outros papéis do Banco Central do Brasil.
Com o fechamento, a Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Assu (CREDIVALE), deixou os sócios e correntistas falando sozinhos. Poucos foram os que receberam o dinheiro aplicado e depositado nos cofres da cooperativa que atuava também nas cidades de Carnaubais e Alto do Rodrigues. Só na cidade de Assu a Credivale abrigaria cerca de R$ 300 mil em conta corrente de sua clientela.
Blog do VT

Em tempo: Faço como dizia o falecido Chico Doido ou Chico de Luiz Nucença: Eu já disse três vezes não querem acreditar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário