segunda-feira, novembro 23

UMA OBRA MARCADA PELO TEMPO

Atendendo uma solicitação do professor historiador Luiz Neto para colaborar na identificação de algumas obras administrativas do primeiro mandato do prefeito Valdemar Campielo e do prefeito João Teixeira Filho, ruminei meu pensamento para localizar o que ainda existe. Lembro que neste período o município de Carnaubais iniciava na zona sul em direção ao Assú na metade da lagoa do Poré, ali onde atualmente fixou-se um novo marco limítrofe na comunidade de Vila Nova,  expandindo-se em direção norte para terminar na praia de Pedra Grande, localidade pertencente ao município de Porto do Mangue. Nesta época as obras eram escassas, as administrações tinham como meta um arraigado assistencialismo de prestação de favores a população.  Alguma coisa feita aqui, o tempo já acabou. 
Outras foram feitas em Logradouro, Porto do Mangue, Arenosa e Entroncamento que eram os distritos mais populosos.
O que foi feito na cidade antiga como o calçamento da cidade, prédio da Câmara Municipal e Prefeitura por ordem administrativa quando mudamos a sede da cidade para este planalto foi tudo destruído. 
Mas, vamos ao que interessa, de Valdemar Campielo devemos lembrar a existência da construção da escola de ensino fundamental Abel Alberrto da Fonseca situada ali na Praça Nelson Gregório, a escola Antônio de Oliveira na Arenosa e a escola Camilo de Lélis Bezerra (desativada) na comunidade de Alemão. 
Com relação a Teixerinha podemos dizer que ele foi grande incentivador do esporte em seu governo, gostava de futebol, era um tanto festeiro e bastante moderado no trato relacional com seus munícipes.
 Como obra física, ontem ao passar na RN 016 na comunidade de Entroncamento me deparei com esta marca do seu governo. Este Chafariz foi inaugurado por Teixeirinha com direito a uma solenidade, lembro que meu ex- aluno Chico Mendes tem em seus arquivos uma foto desta inauguração com o prefeito e seu Chico Rosa cortando a fita simbólica. 
Quando Nelson Gregório chegou a prefeitura no primeiro exercício, fez uma transformação, modificando a estrutura física deste Chafariz que vive ali esquecido e que por conta da implantação da adutora, perdeu sua serventia á população residente. 
Todavia, pedimos á quem tiver outras informações que colabore com nosso historiador Luiz Neto, que vem realizando um trabalho, resgatando o que realizaram estes governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário