sexta-feira, novembro 27

Dia ‘D’ da campanha Novembro Azul atrai homens do município para ouvir orientações e fazer o exame

Alto do Rodrigues – Uma realização da gestão municipal, a programação do Dia “D” da campanha Novembro Azul aconteceu na tarde desta quinta-feira (26) em frente ao hospital, na avenida Ângelo Varela, no centro da cidade.
O evento atraiu homens de várias idades, uns por curiosidade e em busca de informações sobre a prevenção do câncer de próstata, e outros acima dos quarenta anos com idade recomendada para fazer o exame do toque retal, essencial para a prevenção da doença.
A programação iniciou com uma descontraída palestra do médico urologista Dr. Mário Kempes, que há três anos – desde o início da gestão do prefeito Abelardo Rodrigues – atende e trata pacientes no município.
Kempes lembrou que nos tempos mais remotos as pessoas tinham uma enorme dificuldade para se prevenir desse tipo de câncer por que o atendimento só existia nos grandes centros de saúde das capitais e isso dificultava o acesso, o que não ocorre mais nos dias atuais. “Não se pode reclamar da falta de acessibilidade. Eu atendo cerca de 50 pacientes por mês. Iniciamos esta campanha a três anos com o prefeito Abelardo”, lembrou.
A secretária municipal de Saúde, Maria Auxiliadora, que também estava presenta na ação, reforçou as palavras do médico. “O trabalho de Mário fez multiplicar o número de homens que procuram o município para fazer a prevenção”.
Vítima de um câncer de próstata, Wagner Montegomery encorajou os que participavam da programação do Dia “D” da campanha Novembro Azul, contando o sofrimento que passou para se recuperar e sobre a importância do diagnóstico precoce. “O que mata não é o câncer, e sim, a ignorância”, observou.
Após a palestra, o médico se dirigiu para o consultório do hospital para atender os homens que estavam na avenida acompanhando a programação que encerrou-se com o sorteio de alguns brindes, lanche e a peça teatral “A vida dos Joãos ou Em busca da botija assombrada”, encenada pelos alunos da escola municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, concorrente ao prêmio do festival de teatro Festuern.
Texto: Keffas Emmanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário