sábado, abril 29

SAÚDE - Alho auxilia no controle do colesterol e é associado a um risco menor de câncer colorretal

 

Ingrediente comum na maioria das cozinhas, o alho também é importante para a saúde. Estudos recentes mostram uma série de benefícios do alimento, que possui propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Resultados confiáveis de estudos científicos mostram que tomar suplementos de alho pode reduzir os níveis de colesterol total e do LDL, conhecido como colesterol ruim, em indivíduos com altas taxas no sangue. Entretanto, o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos EUA ressalta que, "se isso acontecer, o efeito é pequeno e pode levar mais de oito semanas antes que qualquer melhora seja notada". Além do mais, a suplementação deve ser feita sempre sob supervisão médica, pois as cápsulas de alho podem interagir com uma série de medicamentos.

Um estudo realizado com 41,8 mil mulheres com idade entre 55 e 69 anos, publicado no American Journal of Epidemiology, relacionou o aumento do consumo de alho — em uma dieta que incluía também frutas e vegetais rotineiramente — a um risco 35% menor de câncer colorretal. 

O alho, assim como a cebola e o alho-poró, contém dissulfeto de dialila, um composto anti-inflamatório que limita os efeitos das citocinas pró-inflamatórias. Portanto, o alho pode ajudar a combater a inflamação e até mesmo a prevenir danos à cartilagem causados ​​pela artrite, recomenda a Arthritis Foundation. O melhor tipo é sempre o alho fresco, e não os industrializados, que possuem conservantes. 

Uma revisão de 12 estudos, que incluíam 553 adultos com pressão alta, mostrou que os suplementos de alho "diminuíram significativamente" as pressões sistólica e diastólica. Os pesquisadores também descobriram que um suplemento específico (Kyolic) "é eficaz no rejuvenescimento das artérias", com "potencial de reverter o envelhecimento das artérias e, portanto, a rigidez arterial em aproximadamente cinco anos".

O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos EUA, todavia, faz um alerta: "Tomar suplementos de alho pode aumentar o risco de sangramento. Se você tomar um anticoagulante, como a varfarina, ou se precisar de cirurgia, informe a seu médico se estiver tomando ou planejando tomar suplementos de alho".

Especialistas recomendam consumir o alho cru ou cozinhá-lo abaixo de 60°C, pois dessa forma se mantém a alicina. Além disso, as enzimas da alicina precisam de alguns minutos para funcionar. Assim, deve-se deixar o alho picado descansando por um tempo.

Fonte: R7

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário