terça-feira, abril 25

Convênio visa interiorizar turismo do Rio Grande do Norte

 Um convênio, no valor de R$ 1,2 milhão, assinado nesta segunda-feira (24) entre o Governo do Estado e o Sebrae/RN, deverá impulsionar a regionalização e atender a necessidade de interiorização do turismo do estado. A iniciativa busca diversificar a oferta turística potiguar com a criação de novos produtos, incluir comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, além de gerar renda nas comunidades beneficiadas, estruturar o ecoturismo, turismo de aventura e espeleológico.

O convênio deve ser executado em 18 meses como uma política pública de regionalização para atender oito municípios: Sítio Novo, Apodi e Felipe Guerra com elaboração de projeto executivo. Baia Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul com o Turismo de Base comunitária. Parnamirim e Nísia Floresta, com o estudo de turismo de visitação a baleias.
As atividades a serem realizadas são consultoria para desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em 4 comunidades tradicionais quilombola e indígena: Sibaúma (Tibau do Sul), Catu (Canguaretama), Trabanda e Jacu (Baia Formosa). Consultoria para estudos sobre a exploração de turismo de experiência com visitação das baleias no litoral sul do RN (Parnamirim e Nísia Floresta). Criação de seis capacitações de mercado com agentes e guias de turismo nos novos territórios turísticos a serem selecionados pela SETUR/RN e SEBRAE, no formato de visitas técnicas. Criação e desenvolvimento de 11(onze) MIV (Manual de Identidade Visual dos novos territórios turísticos a serem selecionados pela SETUR e SEBRAE RN.
Também será elaborado um projeto executivo de arquitetura com serviços de topografia, fundações e estrutura, instalações elétricas, hidro sanitárias, pavimentação, serviços topográficos e orçamento para visitação a 04 (quatro) cavernas em Felipe Guerra, Lajedo Soledade, Apodi e Trilha Tapuias, Sítio Novo. “Estamos indo além do turismo de sol e mar. São projetos para promover a diversidade, inclusiva e justa alinhados à política do Governo Federal e do Ministério do Turismo", disse a governadora Fátima Bezerra.
O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou que "o convênio une esforços e evita sobreposições e projetos paralelos, com respeito à cultura, biodiversidade e ao meio ambiente. É uma iniciativa que olha para o desenvolvimento do RN".

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Costa, o turismo de base comunitária é tendência. “Com o turismo espeleológico, vamos tornar nossas cavernas aptas a receber turistas, e, ao mesmo tempo,  conscientizar  sobre a necessidade de conservação”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário