terça-feira, abril 25

ARTIGO - A ANÁLISE POLÍTICA DE MAQUIAVEL

 

Dizer que um pensador é um clássico significa dizer que suas ideias permanecem. Que sobreviveram com seu próprio tempo.
Maquiavel pertence aquele tipo de pensador de quem todo mundo já ouviu falar, mas poucos leram e muitos, apesar de nunca terem lido suas obras fazem dele uma péssima avaliação.
Na análise política de Maquiavel. Ele precisou ler os clássicos dos seus contemporâneos( Dante e Petrarca), estudioso da história, extraiu dela lições para analisar a política do seu tempo.
Maquiavel foi um pensador original e entre seus méritos rejeitou a tradição idealista que tem origem em Platão e Aristóteles, seguindo os historiadores antigos: Tácito, Políbio, Tucides e Tito Lívio, afirmando que a verdade efetiva das coisas e a chave mestra de suas análises.
Na qualidade de leitor e admirador do Florentino, já li e guardo em minha caixa empoeirada, suas obras mais importantes, além do Príncipe a Arte da Guerra, mais sei que ele também publicou Livros de poesia e teatro.
Para o pensador não existe poder sem força, que está na origem de todo e qualquer domínio político. Isso significa afirmar que a força está na gênese da formação e permanência de todos os estados.
E, suas análises transcendem e podem ser úteis como ferramentas intelectuais para analisar o presente.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário