quinta-feira, junho 29

ARTIGO - DOUTORA POLIANA ALENCAR - CONTERRÂNEA DO REI DO BAIÃO

 

A família Alencar de Exu-Pe, contém historias, dramas, aventuras e embates políticos que marcaram o Nordeste brasileiro, principalmente Pernambuco.
A médica de estratégia de saúde da família de Assu/RN, Doutora Poliana Saraiva de Alencar, bisneta de Sinhá Nazarena de Alencar, musa inspiradora do Rei do Baião Luiz Gonzaga, pra quem compôs a canção "Juazeiro". Juazeiro, Juazeiro, me arresponda, por favor, Juazeiro, velho amigo onde anda meu amor?
A Doutora Poliana, nascida em Exu-Pe, formada em medicina, inteligente e culta, desde muito cedo orientada por seus genitores, além de fazer natação e ballet, aprendeu a ler e já aos dez anos leu o Guarani de José de Alencar, filho de Bárbara de Alencar, também nascida no sertão pernambucano em 1760, na Cidade de Exu, foi uma das poucas mulheres participantes da revolução na terra de Seu Januário e Dona Santana.
Para esse trabalho, optamos por mostrar a capacidade e boa vontade da Doutora Poliana, que são compartilhados na memória coletiva da Cidade Atena Norte-Rio-Grandense, bem como refletir sobre o uso do tempo, se lhe falta quantidade lhe sobra qualidade.
Parabéns Doutora Poliana Alencar, o seu trabalho merece o reconhecimento pelo respeito e o esforço social em compreender a diversidade que nos corcunda.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário