sexta-feira, junho 30

ARTIGO - MATUTO SIM, INTELECTUAL NÃO!

 

Antes de dá início a este modesto trabalho, devo dizer que sou leigo em quaisquer disciplinas, mesmo assim descordo dos meus amigos e companheiros de labuta, o consagrado radialista Nelson Dantas e o autêntico e determinado blogueiro Aluízio Lacerda.
Há muitos anos recebi a ilustre visita de Nelson Dantas em meu apartamento, onde ele mostrou-me um brilhante artigo tratando este modesto escriba de matuto intelectual, igualmente o guru Aluízio Lacerda também me trata com o mesmo elogioso epíteto "Matuto intelectual".
Reconheço que tanto Aluízio Lacerda como Nelson Nelson Dantas, nos diversos campos das ciências sociais, foram sempre marcados por um profundo sentimento histórico, mas reconhecedor dos meus dotes literários, mesmo lisonjeado, devo confessar que matuto sim, intelectual não!
Todavia há exagero por aqui, visto que a nossa língua possui um universo de palavras que muitas vezes traduzem e explicam muito melhor o fenômeno do que as palavras estrangeiras, mas que acabam sendo negligenciada devido ao emprego excessivo do anglicismo.
É o caso da expressão Fake News que numa tradução literal, significa notícias falsas, podendo significar também desinformação ou boato. Contudo, para o caso brasileiro, penso que a melhor palavra a ser empregada, para trazer melhor sentido ao que realmente ocorre com inúmeras notícias que são transmitidas por razões políticas ou para fins fraudulentos, seria a palavra "Mentira".
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário