quarta-feira, junho 28

ARTIGO - FESTA DO BOI - GARANTIDO E CAPRICHOSO

 

Parintins é uma cidade localizada no Estado do Amazonas e faz fronteira com o Estado do Pará. O lugar é uma ilha, conhecida como Tupinambrana, descoberta em 1796. E palco da maior manifestação cultural do Norte brasileiro, o festival folclórico de Parintins.
A festa acontece em junho no bombodromo, um tipo de estádio com capacidade para 35 mil pessoas e que tem o formato de uma cabeça de boi. A festa dura três noites, o Boi Garantido de cor vermelha e o Boi Caprichoso de cor azul, fazem as suas apresentações. Ao final, é escolhido o que teve melhor performance e enredo e que foi o mais bonito.
O herdeiro de todos os meus afetos paternal Ariano Cesar de Souza, andarilho e festeiro por gênesis, já está presente aos acontecimentos. Turistas e visitantes se aglomeram para fazer imagem das gigantes produções artísticas que saíram da criatividade parintinense depôs de quatro meses de muito trabalho.
O trajeto das alegorias dos bois caprichoso e garantido pelas ruas de Parintins, no interior do Amazonas, anuncia o espetáculo do povo na floresta, que vão se apresentar na arena, entre os dias 30 de junho e 02 de julho.
Conta a lenda que tanto o Boi Garantido quanto o Boi Caprichoso, teriam nascido graças as promessas feitas a São João Batista. Por motivos diferentes, mas tendo as promessas sido atendidas cumpririam o que prometeram e, ambos os bois a partir dali, se apresentariam todos os anos, isso era garantido, diria o garantido, e no capricho, diria o Caprichoso.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário