terça-feira, junho 27

ARTIGO - OS CLÃS ALVES E BARBALHO

 

Os conflitos são importantes transformadores para colocar a vida social em movimento.
No Río Grande do Norte temos percebido que muitos candidatos eram parentes e amigos, hoje nem se falam, por conta das divergências políticas. Essa é uma situação em grande escala, que os marqueteiros já provaram serem maléficos.
Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo e Carlos Eduardo Alves, primos e parceiros políticos por mais de 50 anos, estão rompidos, vivenciaram uma campanha a Câmara dos Deputados e ao Senado Federal que transformou-se em experiência incomum para eles. Somente Walter Alves foi eleito Vice Governador na chapa da Governadora Fátima Bezerra, sem somar um voto sequer.
Já no Pará, o tradicional clã Barbalho se renova e ganha espaço no Governo Lula.
A visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado do Pará, no último sábado (17/6/23), confirmou o momento de protagonismo de um clã local que tem recuperado a influência na política nacional.
Só discursar na Capital, Lula afagou os irmãos, filho do Senador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho ambos do MDB, e disse que as articulações de seu governo para levar a cúpula do clima a cidade: foram uma forma de compensar o Pará por não ter sido escolhido como sede da Copa do mundo em 2014.
A longevidade do clã Barbalho tem muito a Ver com o MDB, partido que fez oposição a ditadura e foi central em todos os Governos democráticos. Em seu terceiro mandato no Senado, Jader Barbalho tem tido uma atuação discreta, mas mantém influência nos bastidores e no partido. No auge foi Governador do Pará duas vezes, Presidente do Senado.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário