domingo, junho 25

Dez anos após início do Pró-Sertão, oficinas batem 1 milhão de peças produzidas por mês

 

Lançado em agosto de 2013, para impulsionar a indústria têxtil e de confecções no interior do Rio Grande do Norte, o programa Pró-Sertão contabiliza bons resultados, embora ainda esteja distante de atingir o nível de crescimento projetado, a princípio, para 2017 – 300 oficinas em atividade. No entanto, em uma década, a evolução é pujante: o número de facções têxteis saltou de 12, em quatro municípios, para 124, em 35 cidades potiguares em 2023. Juntas, elas empregam quase cem vezes mais que no início. Somam cerca de 4.000 empregados ante os 40 de 2013, e, em maio deste ano, superaram a marca de 1 milhão de peças confeccionadas por mês.

Esse volume, informado pela Associação Seridoense de Confecções (Asconf), considerando apenas a produção direcionada para a indústria Guararapes, é 290 vezes maior que o inicial, 3,5 mil peças mensais. E representa algo em torno de 25% da produção da Guararapes.  Os demais dados foram apurados junto às instituições e entidades que formam a cadeia de apoio às oficinas. 

O Pró-Sertão partiu de uma iniciativa do Governo do Estado, na gestão Rosalba Ciarlini, quando o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico era o atual senador Rogério Marinho (PL), ganhando rapidamente o suporte da Federação das Indústrias do RN (Fiern), do Sebrae e de empresas do setor têxtil, sob liderança do grupo Guararapes, que à época projetava expansão no Estado. A meta do programa era transformar o Seridó potiguar em um polo nacional de confecções.

O programa nasceu sobre a liderança industrial do grupo Guararapes, mas, atualmente, explica Rodrigo Mello, existe uma gama de empresas, inclusive de outros estados, como Pernambuco e Paraíba, que vêm buscar no RN essa solução de produtos pela qualidade da produção, que evoluiu, nos últimos dez anos, a partir da rede de capacitação estruturada para atender a demanda das oficinas e das empresas contratantes.

“Lá, no princípio, nós (o Senai, junto com o Sebrae) trabalhávamos, especialmente, gerando capacitação em produto para que as pessoas soubessem fazer basicamente aquela primeira entrega. Hoje, nós estamos em um momento totalmente diferente, as nossas qualificações são voltadas à melhoria da eficiência, da produtividade, da qualidade, do controle de processo. Enfim, são palavras de um outro nível, não se trata só de corte e costura, mas de aprender a desenvolver o produto e ganhar mercado”, analisa o diretor regional do Senai.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, avalia que a vocação e habilidade manual do potiguar deram base às oficinas. “Hoje, a produção das oficinas de costura no interior do Estado é um sucesso, atuando com sustentabilidade, e o governo do Estado está trabalhado com muita dedicação para que o programa cresça ainda mais, porque essas oficinas têm muita importância para a indústria de confecções do Rio Grande do Norte”, afirma Silvio Torquato.

O vice-presidente da Associação Seridoense de Confecções (Asconf), Luiz Lupércio, avalia que a cadeia de oficinas de costura do programa Pró-Sertão, atualmente, se encontra num momento profissional. “Ao longo desses dez anos de interiorização da indústria houve uma profissionalização dessa cadeia, e ela evoluiu, talvez não no nível inicialmente projetado, mas evoluiu bem”, analisa o dirigente.

Ela observa que fatores econômicos externos trouxeram cenários muito complexos e, por isso, “o crescimento que se sonhou lá atrás não aconteceu na escala pretendida, mais por prudência, por cuidado com a atividade dos empregos que foram gerados no interior do Estado do Rio Grande do Norte”. 

Luiz Lupércio comenta que, dez anos após o início do Pró-Sertão, as expectativas são de expansão. “Há uma boa perspectiva para o setor, porque há uma solidez, uma conformidade com as leis, já fomos auditados diversas vezes e a confiabilidade é muito grande, então há lastro para crescer”, afirma. Ele destaca a rede de apoio que se formou, com instituições do Sistema S, que focam na qualificação da mão-de-obra. 

Panorama da costura
Evolução do setor têxtil e do programa Pró-Sertão

O setor têxtil antes do programa
90 oficinas de costuras 
230 mil peças por mês
2.250 empregos gerados 

A evolução das oficinas de costura do Pró-Sertão nos últimos 10 anos

Primeiro ano do programa (2013)
12 oficinas de costuras
4 municípios
3,5 mil peças produzidas por mês
40 empregos gerados

Dez anos do programa (2023)
124 oficinas de costuras
35 municípios
1 milhão de peças produzidas por mês
4.000 empregos gerados

25% da produção da Guararapes vêm das oficinas do Pró-Sertão. R$ 90 milhões foi o volume de recursos financeiros movimentados em 2022 no interior do RN.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário