segunda-feira, junho 19

ARTIGO - VAN GOGH - ENTRE PINTURAS E DESENHOS

 

Vicent Williem Van Gogh, foi um pintor pós-impressionista Neerlandês. Considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas a óleo, grande parte dos quais, concluídos nos seus últimos anos de vida.
Há uma pintura a óleo de Van Gogh, datada de 1888. Noite estrelada, que é quase impossível os administradores da arte não terem encontrado alguma vez no seu caminho.
O que o artista nos oferece na tela é uma intuição plástica, mas também intelectual, da essência de uma noite estrelada: a verdade mágica de as nossas breves vidas neste planeta partilharem o mistério de uma experiência infinita e ilimitada.
Um mistério que a nossa consciência quando capaz de lucidez, se contentara em aflorar, sem jamais ter a arrogância de o querer "Resolver".
Esse quadro, que nos atinge pela sua inesperada intensidade, condensa o enorme e crescente impacto sobre o imaginário da humanidade contemporânea, das telas e desenhos desse jovem criador tragicamente desaparecido aos 37 anos.
Autodidata, assumiu-se como artista já com 27 anos, sem ligação relevantes no meio artístico, sem qualquer sucesso comercial em vida, torturado pela luta entre seu gênio generoso e o demônio da doença mental.
Van Gogh, entre pinturas e desenhos. Um aspecto menos conhecido é a existência de uma profunda meditação teórica de cariz filosófico, dispersa pelo seu vasto espólio epistolar. Abrangendo cerca de 1750 cartas a um grupo reduzido de interlocutores, onde se destaca o seu irmão mais novo Téo Gogh.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário