quarta-feira, junho 28

A EMBAXATRIZ DA PÁTIRA VARZEANA

 

Maria das Dores Nascimento Batista conhecida por Dorinha de Zé de Mirinha, é uma carnaubaense nascida em 1º de fevereiro de 1942, estando atualmente com 81 anos de idade.

Dorinha é uma das figuras folclóricas do RN, sendo bastante viajada desde a a pequena comunidade rural em que nasceu e Carnaubais á Alemanha onde tem uma filha residente e que vez por outra vai visitá-la.

Sua performance de andanças pela interlándia potiguar iniciou-se muito cedo, morou por um bom tempo em Areia Branca e lá fez história com o jocoso apelido de seu saudoso marido (Batista) chamado de "Penteio e ela de Tabaco.

Tem raízes familiares em Carnaubais e Alto do Rodrigues cidade que mora atualmente.

Seu perfil característico é identificado pelo seu estilo franco e direto de se comunicar com as pessoas.

Moradora de Natal sempre está presente aos festejos religiosos e manifestações politicas, ,prefeitos, ocasião em que é fotografada ao lado de governadores, deputados, senadores e outras importantes autoridades do Estado.

Ninguém escapa da sua metralhadora verbal, quando é preciso elogiar o faz com a maior naturalidade e quando quer criticar na livra a cara de quem desafeta, independente do cargo que ocupe.

Isto me faz lembrar da época em que estudei em Natal na década de 70 e frequentemente via de plantão na porta da assembleia legislativa ou da antiga sedo do governo, Palácio Potengi uma anciã por nome de "Severina" que tinha a mania de cumprimentar as autoridades.

Devo a Dorinha um inesquecível gratidão, foi uma das minhas zeladoras (Babá) quando criança na minha amada Timbaúba.

Dorinha está circulando livre, leve e solta, ontem (27) fui surpreendido com sua visita, batemos um bom papo e muitas reminiscência de um tempo de convivência foi a tônica da nossa conversa.

Dorinha é uma figura que precisa ser reconhecida pela grande imprensa do Estado, sendo uma espécie que raramente encontramos em nosso cenário cultural pela expressiva popularidade que é vista por onde passa!

Passamos seu contato telefônico para os interessados em conhecer a profundidade de suas andanças - 998,94,93, 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário