sexta-feira, abril 29

RIVADÁVIA ALVES CABRAL TEM SEU NOME REGISTRADO NA HISTÓRIA DE UMA CARNAUBAIS EMANCIPADA

 

O cidadão Rivadávia Alves descendente de uma familia politica de tradição no Estado, filho de Antônio Siqueira Cabral e Cecilia Alves, sendo uma pessoa de boa relação social e bens melhorados de vida na pacata vila de Santa Luzia, sendo amigo fiel e solidário ao deputado Olavo Lacerda Montenegro, ganhou a confiabilidade de ter seu nome indicado como interventor após a emancipação de Carnaubais, fato ocorrido por intermédio do decreto 2.927 de 19 de setembro de 1963.

Sendo Olavo Lacerda Montenegro amigo intransigente do governador Aluizio Alves, anulou a 1ª votação da separação de Carnaubais do Assú, proposta requerida pelo deputado Ângelo Varela, adversário ferrenho do governador. 
Aluizio Alves para provar sua lealdade à Olavo Lacerda, que foi um dos seus baluarte na vitória da campanha da cruzada da esperança, vetou o projeto original do seu desafeto e ordenou Olavo entrar com novo requerimento que sua bancada na assembleia daria aprovação.

Depois de 5 meses da emancipação politica, separando os interesses públicos de Carnaubais da cidade do Assu, no dia 7 de fevereiro de 1964, o deputado varzeano, emancipador do municipio com o prestigio que tinha no governo Aluizio Alves emplacou a nomeação do seu afilhado. 
Rivadávia teve um ano de mandato, até que ocorresse a primeira eleição e posse do eleito em 31 de janeiro de 1965.
Assim aconteceu e Olavo que pretendia ver o irmão João Batista Lacerda Montenegro, candidato na 1a eleição constitucional, indicou o fiel amigo Rivadávia como primeiro mandatário do municipio na condição de interventor.
Rivadávia foi o tipo do governante, que se satisfazia apenas com o pomposo titulo de prefeito. Não mexia uma palha, sem ouvir  a palavra final Olavo: secretários, servidores da prefeitura e da câmara municipal, todos eles passava pelo crivo da aprovação do seu padrinho: que orientado por Juca Benevides e Ezaú Martins e Antônio Lima de Albuquerque que era vereador a aliado (Limeira) - casavam e batizavam dentro da prefeitura.
A Rivadávia cabia o recebimento do bom salário de prefeito e assinatura da parte documental.
As verbas públicas Olavo era quem dava destinação.
Veio a primeira eleição municipal, candidatos da situação João Batista Lacerda Montenegro com todo o amparo do municipio e governo do estado. Teve Valdemar Campielo Maresco. que era vereador em Assu pelas comunidades de logradouro e Porto do Mangue como  candidato  opositor e vencedor da mais acirrada campanha eleitoral já vista em Carnaubais.
Tenho muito mais a contar, mas, prefiro sequenciar nossos relatos com o 2º capitulo, com Valdemar Campielo - como 1º prefeito ungido das urnas em Carnaubais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário