quarta-feira, abril 27

“Governo do RN é conivente e sócio da falcatrua”, diz Kelps sobre compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

 

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) afirmou nesta terça-feira (26), em entrevista à 98 FM, que o governo do Rio Grande do Norte é “conivente e sócio” do que ele chamou de “falcatrua” ocorrida durante a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia de Covid-19.

Presidente da CPI que investigou o assunto na Assembleia Legislativa, o deputado comemorou a deflagração da Operação Cianose, pela Polícia Federal, e declarou que as irregularidades apareceram durante a comissão parlamentar de inquérito. Um dos alvos da operação desta terça é Bruno Dauster, ex-secretário da Casa Civil do governo da Bahia.

“Bruno Dauster é acusado de ter pedido propina à dona da Hempcare (empresa que recebeu o dinheiro e não entregou os respiradores). Tem uma passagem em que ela, durante a negociação de propina de Bruno Dauster, mandou elevar o preço. Outros depoimentos e comprovações muito graves. Essa compra foi feita para roubar dinheiro. Não foi feita para comprar respiradores e salvar vidas. Os estados são aliados. Mandaram dinheiro sem checar e contrataram uma empresa de fundo de quintal”, afirmou Kelps Lima.

Os estados do Nordeste anteciparam, através do Consórcio Nordeste, R$ 48 milhões para a empresa Hempcare para receber 300 respiradores durante o auge da pandemia, em 2020. A empresa não entregou os equipamentos e não devolveu o dinheiro. Os estados alegam que foram vítimas de um golpe e foram os primeiros a denunciar o problema. Os donos da empresa chegaram a ser presos.

O deputado estadual acrescentou que, apesar disso, o governo do Rio Grande do Norte errou ao enviar os recursos sem checar a reputação da empresa.

“A governadora e o secretário de Saúde incorreram em improbidade. O Consórcio foi criado para fazer esquemas com os governos do Nordeste, patrocinado por Carlos Gabas e Rui Costa. Todos cometeram irregularidades por repassar sem checar. O secretário confessou que não leu o contrato, pagou antecipado, não tinha dotação orçamentária. Porque a ordem vinha do PT. ‘Mande o dinheiro para Gabas e Rui Costa’”, afirmou o parlamentar.

Kelps voltou a cobrar que o governo potiguar saia do Consórcio Nordeste. “O governo do Rio Grande do Norte foi e continua sendo conivente e sócio dessa falcatrua na medida em que não sai do Consórcio, não pede a demissão de Gabas nem faz crítica pública a Dauster e Rui Costa”, finalizou.

Com informações da 98 FM

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário