segunda-feira, janeiro 25

ARTIGO - PRÊMIO NOBEL

 


O Prêmio Nobel é a maior honraria do mundo. Este conjunto de prêmios homenageia os trabalhos mundiais mais relevantes na física, literatura,  química, medicina, economia e paz.
Esta última categoria é uma das que mais chama atenção e despertam a curiosidade.
Desde 190, foram mais de 100 pessoas homenageadas com esse prêmio, incluindo nomes como Madre Tereza de Calcutá, Martin Luter King Júnior, Nelson Mandela e Malaia Yousafzai.
O Premio Nobel é uma das principais premiações mundiais para conhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade.
Além de sua causa nobre e extremamente importante, a premiação indica como se encontra o cenário internacional e as interpretações do que visto como mais relevante na época do prêmio.
O Prêmio Nobel tem a capacidade de chamar a atenção para os problemas das mais diversas vertentes, podendo ser causas sociais, econômicas ou ambientais. 
Por esses motivos, quando são anunciados os vencedores viram noticias pelo o mundo todo.
Os ganhadores de cada categoria recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia em milhões de coroas suecas.
No fim do ano em dezembro, acontece uma cerimônia em que os vencedores recebem seus prêmios e realizam  discursos de agradecimentos pelo reconhecimento do seu trabalho.
É difícil acreditar, mas o prêmio mais cobiçado do mundo já foi rejeitado. Jean Paul Satre ganhou o prêmio Nobel de Literatura, no entanto o recusou, pois não recebia premiações.
CHICO TORQUATO





Nenhum comentário:

Postar um comentário