sábado, janeiro 30

ARTIGO - ÉMILE ZOLA

 

Émile Edouard Charles Antoine Zola, nasceu no dia 02/04/1840, em Paris/França, sendo filho do Engenheiro Italiano François Zola e sua esposa a francesa Émile Zola.
Zola, fica órfão de pai e junto com a família passa por dificuldades financeiras, volta com a mãe para Paris e no ano seguinte ingressa no Liceu Saint-Louise, mas abandona os estudos.
Influenciado pelo romantismo, Zola começa a escrever contos e poemas para diversos jornais, onde publica suas primeiras crônicas Literárias. Nos artigos sobre política, não poupava críticas a Napoleão.
Émile Zola, se envolveu em um caso polêmico de grande repercussão ao defender em público, o oficial judeu do Exército Francês, o Capitão Alfred Dreyfus, num caso de traição montada pelos generais reacionários da França.
Em carta aberta ao Presidente da República Francesa, editada na primeira página do Jornal L' Aurore, intitulada "Eu Acuso", Zola defende a inocência de Dreyfus e critica a postura do Exército Francês.
Onze meses depois que o processo de Dreyfus foi reaberto e Dreyfus ser solto. Zola e sua mulher retornam a França. O casal morreu em circunstâncias misteriosas, asfixiados por monóxido de carbono enquanto dormiam.
Por ter acusado o comando militar de ter forjado provas de acusação, foi perseguido e condenado a prisão, tendo que se refugiar na Inglaterra.
Surgiram especulações de que teriam bloqueado a chaminé do seu apartamento, para mata-los.

Émile Zola, faleceu em Paris-França no dia 29/09/1902.

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário