terça-feira, janeiro 26

ARTIGO - APARTHEID

 

Apartheid, significa "Separação", foi um regime de segregação social implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan então primeiro ministro e adotado até 1994 pelos sucessivos governos do partido nacional, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pela minoria branca no poder.
A política de segregação social não permitia o acesso dos negros as urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residências segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.
Em 1960, a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação. O massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequência, a CNA foi declarada ilegal e seu líder Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado a prisão perpétua.
A oposição ao Apartheid, teve início de forma mais intensa na década de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lançou uma desobediência civil.
A organização das Nações Unidas"ONU", tentou dar fim a politica praticada no país. Mas o presidente Peter Botha promoveu reformas, mas manteve os primeiros aspectos do regime racista.
Com a posse de Frederick de Klerk na presidência, em 1980, ocorreram várias mudanças. Mandela foi libertado e o CNA recuperou a legalidade. Klerk e Mandela ganharam no prêmio Nobel da Paz. E Mandela foi eleito Presidente da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário