terça-feira, janeiro 26

ARTIGO - PENDÊNCIAS DOS RODRIGUES E FREITAS

 

Habitada inicialmente pelos índios Janduís e Cariris, a região teve suas terras doadas em Sesmarias ao sargento-mor José de Morais Navarro, que não mostrou coragem para instalar-se de imediato na área, então palco de lutas entre tribos rivais.
A família do português Manoel Rodrigues Ferreira, foram os primeiros habitantes em Pendências depois da conquista do município com a expulsão dos índios.
Félix Rodrigues Ferreira, construiu a primeira residência da família, onde sua esposa auxiliada por uma escrava Cecília plantou tangerina em solo bastante fértil. Feliz foi o criador da casa grande, que determinou em suas festas tradicionais festas de São João Batista e manda construir a Capela de São João Batista.
Manoel Rodrigues, fixou residência nas terras desbravadas com sua esposa Izabel e tiveram quatro filhos: Joaquim, Félix, Manoel Rodrigues Filho e Maria do Carmo, que se casou com o patriarca Manoel Carlos de Melo.

A ideia partiu do humilde vigário de então, que queria facilitar aquela boa gente o culto católico.

Aceita por toda população, tal ideia foi colocada em prática sendo a obra custeadas quase exclusivamente por Félix Rodrigues e seu filho João Macário, tendo contado com as generosas contribuições de outros moradores.

A família Freitas destaca-se por Levani de Freitas, filho de Venâncio Dantas de Freitas e de Maria Izabel de Laura Freitas, Levani tinha habilidade com os negócios e elegeu-se quatro vezes vereador e quatro vezes prefeito.
Dedicou-se de corpo e alma as letras, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras ao longo de 21 anos. E em homenagem ao seu devotamento, aquele prédio recebeu o nome " Casa Manoel Rodrigues de Melo".
A família Rodrigues de Melo é uma família nobre e a maís tradicional do município de Pendências, destaca-se nesta família Manoel Rodrigues de Melo, filho de Manoel Andrade Filho e Maria Rodrigues de Melo e elegeu-se vereador a Câmara Municipal de Natal, mais não foi além.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário