domingo, janeiro 31

ARTIGO - JOSÉ DE PATROCÍNIO - FILHO DO CÔNEGO

 

José Carlos do Patrocínio, nasceu no dia 09/10/1853, em Campos dos Goytacazes/RJ, filho do Cônego João Carlos Monteiro, vigário de Campos e da escrava Justina Maria, aprendeu as primeiras Letras e recebeu certa proteção. Com permissão do pai foi para a Capital, onde começou a trabalhar na Santa Casa de Misericórdia.
Com a ajuda do Professor João Pedro de Aquino, entrou para a faculdade de medicina, como aluno do curso de farmácia. Forma-se e para sobreviver passou a lecionar.
Ocupou a Tribuna do Teatro São Luiz, para atacar a escravidão. Estava pronto para se dedicar a causa dos escravos. Continuava preso sentimentalmente a senzala de onde viera.
Lançou um Quinzenário satírico "OS FERRÕES", no qual se evidenciaram suas qualidades polemistas. Pelas mãos de Ferreira de Araújo, entrou para a Gazeta de Notícias, casa-se com sua aluna Maria Henriqueta, com a ajuda do sogro, comprou a "Gazeta da Tarde".
No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel, exercendo a Regência em razão da viagem de Dom Pedro II a Europa, assina a Lei Áurea, chega ao fim a luta de dez anos da campanha abolicionista.
Foi eleito para a Câmara Municipal com grande votação, deixou a Gazeta da Tarde e fundou o Jornal " A Cidade do Rio". A campanha popular pela abolição atingia o ápice. No dia três de maio, das janelas do Senado, José do Patrocínio e Ruy Barbosa discursaram diante de uma multidão.
No dia 18/08/1905, saudando a luta dos democratas contra o czarismo. Ao escrever um artigo para o jornal, passou mal e faleceu.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário