sexta-feira, abril 21

Pronunciamento da prefeita de Pedro Avelino


 Prefeita Neide Suely e o deputado José Adécio, em Brasília, buscando melhorias para Pedro Avelino. (Foto cm Garibaldi)
Prefeita Neide e o deputado José Adécio em Brasília, com o senador José Agripino: recursos para Pedro Avelino. Na foto, também o prefeito de Afonso Bezerra, Chico Bertuleza.
 Prefeita Neide e o deputado José Adécio, na Superintendência do Banco do Brasil, em Natal, lutando pela reabertura da agência de Pedro Avelino.
Prefeita Neide Suely, acompanhada do deputado José Adécio e do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Joaldo Bezerra, em audiência com o secretário da Agricultura do RN, Guilherme Saldanha: projetos de fruticultura e beneficiamento de leite para Pedro Avelino.

Discurso da prefeita: 
QUERIDOS CONTERRÂNEOS E CONTERRÂNEAS

Completamos cento e dez dias da atual gestão. É hora de prestarmos contas do que, mesmo diante de tantas dificuldades encontradas, já conseguimos realizar. 
Nosso município estava destruído, estrutural e administrativamente. O caos instalado estava pior do que imaginávamos.
Logo nos primeiros dias do mandato, houve bloqueio de recursos, zerando as cotas do FPM dos dias 10 e 20 de janeiro e 10 de fevereiro, referente a débito com o INSS da administração passada. 
Quanto ao restante dessa dívida, fizemos um parcelamento para evitar futuros bloqueios. Existem também dívidas na Justiça do Trabalho, Anatel, IBAMA e um alto débito junto a CAERN.
Além do mais, no dia dezesseis de janeiro, me deparei com um débito do PROGRAMA SEGURO SAFRA vencido desde setembro de 2016. Com grande esforço que, para não deixarmos quase 300 agricultores prejudicados com a suspensão do programa por dois anos, quitamos a dívida liberando o pagamento dos inscritos no programa.
Compramos pneus, baterias e consertamos os tratores para a realizarmos o CORTE DE TERRA beneficiando cem pequenos agricultores cadastrados na Secretaria da Agricultura e totalmente grátis.  
Com relação à Educação, a frota dos transportes estava tão sucateada que, apesar de todo esforço, ainda não conseguimos recuperar todos os veículos. Na estrutura física de algumas escolas, que se encontram em péssimas condições, foram feitos reparos emergenciais para não comprometer o início do ano letivo. A merenda escolar está normalizada e acompanhada por nutricionista.
A Secretaria de Esporte tem desenvolvido um excelente trabalho com as crianças e jovens, promovendo campeonatos municipais, participando de Copa intermunicipais e também a realização de palestras feitas por  jogadores de destaque nacional. 
A Saúde para a nossa gestão é vista como prioridade e por isso não temos medido esforços para que os nossos munícipes não sofram mais humilhação nos hospitais dos municípios vizinhos e até casos de morte por não ter atendimento emergencial.  Hoje a cidade tem uma boa equipe de profissionais da área da saúde prestando serviços à comunidade. 
Semana passada, na quinta-feira Santa, distribuímos peixe atendendo a 1.000 (mil) famílias de baixa renda, na cidade e comunidades rurais.
Ao assumir, como não houve uma transição que me fornecesse informações reais do montante dos gastos com pessoal, recebi uma Prefeitura já com uma folha de pessoas efetivas bastante elevada. Também no recadastramento e auditoria da folha de pagamento que está em andamento, já detectamos várias irregularidades no concurso e estamos tomando as devidas providências legais.
Uma luta incansável minha e de Adécio tem sido para que o município volte a ter uma  agência bancária ou pelo menos um posto de atendimento.
Nesses cento e dez dias de administração, é gratificante ver que o nosso município retoma o rumo do crescimento e do desenvolvimento. Desenvolvimento esse que passará, inclusive, pela instalação do Complexo Eólico Santo Agostinho, abrangendo Pedro Avelino e Lajes, gerando empregos diretos e cujo processo de instalação conta com total apoio da Prefeitura e está sendo acompanhado de perto por mim e pelo Deputado José Adécio.
Desde o primeiro dia, estamos trabalhando incansavelmente e buscando parcerias com o Governo do Estado, tentando viabilizar recursos e emendas  via Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Também concentramos esforços junto aos Senadores José Agripino e Garibaldi Filho para liberação de recurso para conclusão das obras inacabadas que dão a Pedro Avelino uma imagem de cidade destruída e abandonada.
Outra boa notícia é que, muito, muito em breve mesmo, daremos início o trabalho de  erradicação das CASAS DE TAIPA , COM A CONSTRUÇÃO DE 18 CASAS DE ALVENARIA no bairro São Francisco.
Já estamos com outros projetos prontos, como o  COMPLEXO TURÍSTICO DA CRUZ MILAGROSA. Isso tudo resultado das viagens a Brasília em companhia do Deputado José Adécio, que não tem medido esforços junto aos parlamentares do nosso Estado para viabilizar benefícios para o nosso município. Cabe o agradecimento aos Senadores José Agripino e Garibaldi Alves, e aos Deputados Federais Felipe Maia e Betinho Rosado, que asseguraram emendas parlamentares para investimentos em nossa cidade.
O Deputado José Adécio conseguiu com o Governador do Estado, Robinson Faria, a construção já iniciada de uma UNIDADE DIDÁTICA DE PROCESSAMENTO DE CARNE- conhecido popularmente como Matadouro Público, com capacidade de abate de até 30 animais /dia, mostrando nossa preocupação com a saúde de cada um de vocês. 
Mais uma excelente notícia: recentemente, estivemos em audiência com o secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha, e em breve projetos de fruticultura e beneficiamento de leite serão implantados em nossa cidade.
Para concluir, informamos que estamos viabilizando com o Governo do Estado, através da EMATER, mais uma vez contando com o trabalho do Deputado José Adécio junto ao Governador Robinson Faria,  que o nosso município receba um kit do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, composto por balanças, freezer, computador com impressora e um veículo tipo Saveiro. 
Nossa gestão espera contar com o apoio e a boa vontade dos que amam e que desejam melhores dias no presente e para as futuras gerações. 
Muito obrigado.
Que Deus nos ilumine e abençoe.

NEIDE SUELY MUNIZ COSTA
Prefeita




Nenhum comentário:

Postar um comentário