domingo, abril 30

MAIS DESENVOLVIMENTO COMERCIAL! CARNAUBAIS É A PRIMEIRA CIDADE DO VALE DO AÇU A IMPLANTAR O SELO S.I.M!

 (Palavras do representante do SEBRAE de nossa região.)
 É importante ler abaixo para conhecer um pouco o selo S.I.M.
Parabéns aos Prefeitos Chico Bertuleza, Thiago Meira e suas respectivas equipes pela boa e inspiradora iniciativa!
Destinado à inspeção e fiscalização sanitária, para a industrialização e beneficiamento de bebidas e alimentos destinados ao consumo humano de origem animal e/ou vegetal, em conformidade com a Lei Federal nº 9.712 de 20/11/1998 e o Decreto Federal nº 5.741, de 30/03/2006.O Sebrae atuará apoiando na implantação do selo SIM e na capacitação em gestão e consultoria tecnológica para que os Pequenos Negócios atendam às exigências legais e ganhem competitividade, melhorando seu desempenho econômico.
IMPORTÂNCIA DO SELO S.I.M:
A IMPORTÂNCIA DO S.I.M.
Para as pequenas agroindústrias da agricultura familiar: a importância da adesão do SIM é a facilitação da inserção dos produtos no mercado formal – local e regional, especialmente, o mercado institucional, como o PNAE e outras compras governamentais. Este é um importante aspecto, pois o S.I.M. possibilita a comercialização dos produtos em todo o território municipal e outros municípios através consórcios. Outro aspecto é sobre o trâmite para aprovação e registro dos projetos agroindustriais, que com a descentralização do serviço de inspeção, poderá ser mais rápido e menos oneroso. Isso poderá, também, impulsionar a implantação de novas agroindústrias.
Para os consumidores: tem-se o fortalecimento do foco no controle da qualidade higiênico-sanitária, aumentando a segurança dos alimentos comercializados. O SIM é também um instrumento facilitador para os consumidores que queiram valorizar os produtos de origem local, sem risco à saúde e ao meio ambiente e que tenham origem na agricultura familiar.

Para o município: a descentralização do serviço fortalece a economia dos municípios, abrindo espaço para a integração entre os mesmos, incentivando o desenvolvimento local e dos territórios. Isso poderá promover a implantação de novas unidades agroindústrias e, em consequência, a circulação de maior volume de dinheiro no comércio local, aumentando, também, a arrecadação de tributos no município.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário