quarta-feira, novembro 30

Lula se rende ao Centrão e manda PT & cia. declarar apoio a Arthur Lira

 

Esquerda composta por PT, PV, PCdoB e PSB anunciou apoio à reeleição de Arthur Lira como presidente da Câmara dos Deputados

Primeiro compromisso de Lula foi a reunião com Lira - Foto: Ricardo Stuckert.

Os partidos de esquerda na Câmara dos Deputados da base do presidente eleito Lula (PT) declararam apoio à reeleição do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), no ano que vem.

Lira é aliado de primeira hora do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e criticou o candidato petista a presidente durante toda a campanha eleitoral. Por outro lado, Lira também foi alvo constante de Lula e do PT, acusado de ser um dos pais do “orçamento secreto”, uma das principais bandeiras dos críticos de Bolsonaro durante as eleições.

Entretanto, o apoio de Lula e do PT representa uma tentativa de garantir a aprovação das propostas apresentadas durante a transição e que pretendem driblar o Teto de Gastos Públicos para criar cerca de R$200 bilhões de despesas não-contabilizadas no ano que vem.

O grupo de partidos composto por PT, PSB, PV e PCdoB anunciou nesta terça-feira (29) que irá apoiar a reeleição do presidente da Câmara e prometeu dar os 94 votos da bancada ao deputado Arthur Lira, em 2023. A partir da próxima legislatura o PT terá 68 deputados, PSB 14, PV 6 e PCdoB 6.

“Nós entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional. E que é possível construir um bloco de governo que possa dar ao país, ao presidente Lula, estabilidade, governabilidade e uma base sólida”, justificou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), um dos líderes da oposição a Bolsonaro e a Lira na atual legislatura.

Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário