quarta-feira, novembro 30

Artista de Natal faz sucesso com desenhos de jogadores do Brasil

Fernando Paiva desenhou o atacante Richarlison, que virou sensação após fazer dois gols na estreia do Brasil na Copa
Quando o atacante Richarlison, camisa 9 da Seleção Brasileira, marcou dois gols na estreia do Brasil na Copa do Mundo, o artista visual natalense Fernando de Paiva, 35 anos, não pensou em outra coisa: retratar o craque do Tottenham com uma pintura especial. Não deu outra. A arte, feita com tinta guache num processo que durou cerca de 6 horas, virou sucesso nas redes sociais e foi compartilhada pelo atacante nas redes.

Segundo o artista, a ideia de fazer um desenho do Richarlison surgiu logo após o jogo contra a Sérvia, em que o camisa 9 capixaba foi heroi nacional com seu golaço de voleio. Fernando conta ainda que ganhou ainda mais admiração por Richarlison por vê-lo engajado em causas sociais, como a pandemia de covid-19, em que usou uma chuteira com a palavra “ciência” em jogos da Copa América de 2021 e o apoio ao meio ambiente, tendo “adotado” uma onça pintada numa ONG de preservação ambiental.
“Quando eu assisti ao jogo, vi o desempenho dele e achei muito interessante o Richarlison também pelo papel social que ele desempenha. Gosto muito de retratar pessoas que têm esse papel de fazer esse tipo de trabalho. Como eu já tinha feito ilustrações, já trabalho pra algumas pessoas famosas, senti essa necessidade de fazer até pelo momento da Copa. Percebi que ele tem um coração do Brasil tatuado no peito. Isso foi a narrativa para fazer o trabalho. Quis fazer isso para tentarmos trazer esse sentimento de união entre as pessoas no Brasil”, disse o artista. 
“Está todo mundo pensando numa só coisa: ganharmos a Copa do Mundo. Esse torneio faz com que tenhamos esse sentimento de união nas pessoas” disse.
Fernando é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atualmente faz mestrado na área. Além disso, também é tatuador profissional há sete anos.
“Arte é algo muito complicado de ter reconhecimento. Então, quando você vê pessoas da mídia que valorizam isso me dá a chama da esperança, é como se fosse um combustível para eu continuar. Isso serve de estímulo para outras pessoas também”, acrescenta. 
No último jogo da Seleção Brasileira, vitória por 1x0 em cima da Suíça, o atacante Richarlison passou em branco, mas o volante Casemiro, não. Segundo Fernando, já há uma expectativa para fazer uma próxima arte com desenho do camisa 5 da Seleção. No entanto, o craque Vinícius Junior, do Real Madrid, um dos destaques das duas vitórias, já está sendo pintado pelo artista potiguar.
Artista foi “pé quente” em Ouro de Ítalo Ferreira 
A história de Fernando com personalidades nacionais não ficou restrita ao atual camisa 9 da Seleção Brasileira. Durante a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o artista fez um desenho em homenagem ao surfista potiguar Ítalo Ferreira. 
“O engraçado é que eu cantei a bola: eu fiz um dia antes da decisão da medalha de ouro. Eu disse que ele ia ganhar, meio que premonizei. Fiz um ramo de ouro na orelha, numa onda, ele surfando. Ele foi lá e ganhou, repercutiu bastante na época”,  comenta o artista.
A arte chegou a ser entregue num quadro de presente para Ítalo Ferreira, na praia de Baía Formosa, no ano passado, logo após a conquista dos jogos. Fernando conta que a família Ferreira toda foi tatuada por ele e por mais dois amigos.
“Fomos na casa dele, entregamos, chegamos a tatuar a família dele. Na época foi eu e mais dois tatuadores. Eu que desenvolvi a arte do símbolo olímpico do Ítalo Ferreira”, explica.
Fernando também já fez desenhos gráficos para três artistas da música nacional, como Anitta, Nayara Azevedo e Fernando & Sorocaba. As produções foram feitas para um jogo de videogame com artistas nacionais, que ainda não foi lançado. Além disso, ele trabalha também para o baterista Travis Barker, da banda de rock norte-americana Blink 182. “Faço ilustrações para a marca de roupas dele”, disse. Fernando conta que já teve trabalhos repostados pela artista Zezé Motta e outras personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário