domingo, novembro 27

Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues vai contar com sistema de registro e tratamento de informações nacional

 

Em breve o Conselho Tutelar de Alto do Rodrigues estará implantando uma nova ferramenta de trabalho que irá auxiliar no registro e tratamento de informações, com abrangência a nível de Brasil.

O Sistema de informação para a Infância e Adolescência - SIPIA é uma plataforma nacional qualificada de apoio e retaguarda às ações federativas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência. 

Atua diretamente a serviço do pacto federativo com base em eixos temáticos de ações, nos quais realiza a capacitação, sistematização, análise e distribuição de informações analíticas com recortes municipais, regionais e nacional sobre o cenário de violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, subsidiando também o controle social exercido pela sociedade civil brasileira das garantias preconizadas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). 

Muito além de funcionar como repositório de dados, o SIPIA é entendido como uma plataforma de gestão e monitoramento voltada para conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, gestores e técnicos de políticas públicas, atores do sistema de justiça, dentre outros relacionados à garantia, promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar do município, Wellington Souza, com a implementação do SIPIA, "a população em geral terá acesso aos números de crianças e adolescentes com seus direitos violados. Também consultará quais unidades do Sistema de Garantia de Direitos do município e comarca estão ativos e operantes a fim de zelar pelos direitos infanto-juvenil", informou.

"Os números de atendimentos contabilizados serão de suma importância para subsidiar o município a fim de buscas de recursos para projetos e programas municipal para crianças e adolescentes. Os dados estatísticos serão vistos em âmbito municipal, estadual e nacional", concluiu.

Panorama do Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário