sábado, novembro 26

ARTIGO - O ELEVADOR LACERDA

 

                 Antônio Francisco de Lacerda - nasceu em Salvador, 01 de outubro de 1834. 
             Era filho do comerciante Antônio Francisco de Lacerda, titular da empresa Antônio Lacerda, chegou na Bahia pr volta de 1820 e estabeleceu-se em Valença onde montou uma fábrica de tecidos.
Ele tinha cinco irmãos, incluindo o engenheiro Augusto Francisco de Lacerda, que viria a ser seu sócio nos empreendimentos. Lacerda iniciou seus estudos no Colégio Pedro Moura.
Em 1844, foi para Genebra, Suíça onde ficou sob os cuidados do naturalista Augusto de La Rive.
Os registros do Instituto Rensselaer indicam que Antonio de Lacerda deixou o curso em 1853 e não se graduou. Em 1856, aos 22 anos, seu pai o chamou de volta para ajudar nos negócios da família.
A história do seu mais famoso empreendimento, o Elevador Lacerda, que leva o seu nome, é um capítulo a parte da Engenharia Nacional.
Por suas realizações recebeu muitas homenagens e vários títulos. Mas recusou o título de Barão de Lacerda oferecido pelo Imperador D. Pedro II, alegando falta de condições para sustenta-lo.
Além de empresário, Lacerda era um filantropo e cientista da época. Publicou vários artigos. Construiu a Capela Nossa senhora das Vitórias e criou uma escola para crianças pobres, entre outras contribuições.
Lacerda faleceu aos 51 anos, em 02 de agosto de 1885, vítima do mal de Bright, uma doença associada a hipertensão arterial.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário