terça-feira, julho 26

VALE TUDO? Rafael Motta compartilha fake news novamente para atacar adversários

 

Foto: Reprodução

O deputado federal Rafael Motta partiu para o tudo ou nada. Em menos de 24 horas o pré-candidato ao Senado propagou fake news com o intuito claro de atingir adversários e criar factóides.

Nas redes sociais, o deputado twittou dados de reportagem da Folha de São Paulo que foi reproduzida por blogs locais dizendo que o Rio Grande do Norte estaria na lanterna no recebimento de recursos federais destinados à área social.

O ministro Fábio Faria respondeu, e apresentou planilha mostrando que no governo Jair Bolsonaro, foram destinados ao RN mais de 15 bilhões de reais em três anos e meio. O ministro pontuou os diversos programas sociais onde a verba foi aplicada.

Nesta terça-feira, na edição do Jornal AGORA RN, Rafael Motta atacou novamente. O pré-candidato do PSB declarou que a reforma trabalhista teria elevado o desemprego. Motta só esqueceu de consultar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foram inclusive repercutidos em editorial do Jornal O Globo há 10 dias.

De acordo com os dados do Caged, em 2018, quando a reforma entrou em vigor, foram criadas 529.554 novas vagas formais, já descontadas as demissões. Foi o primeiro saldo positivo em quatro anos e o melhor resultado desde 2013.

E apesar dos efeitos da pandemia, de 2020 até maio de 2022, o saldo foi de 3.624.484 novas vagas preenchidas (277.018 só em maio). No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, as contratações líquidas chegaram a 1.051.503. O total de empregados com carteira assinada alcançou um recorde: 41,72 milhões.

O pré-candidato está em uma disputa acirrada, mas não precisa recorrer a expedientes falsos para tentar desqualificar números. Porque os números não mentem.

Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário