A Secretaria de Comunicação da Presidência da República divulgou nota em que considera “lamentável” a imagem do presidente Lula (PT) que estampou a capa do jornal impresso da Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (19).

Na fotografia, Lula aparece atrás da vidraça de vidro trincada do Palácio do Planalto o que, segundo internautas, gerou angústia por simular que o presidente havia levado um tiro no peito.

O registro da fotojornalista Gabriela Biló causa polêmica desde ontem (18), quando fora publicado nas redes sociais com a legenda: “Lula e vidros quebrados do Palácio do Planalto . Foto feita com técnica de múltipla exposição”. Para Biló, conforme explicou em vídeo publicado pelo jornal, “a foto significa que a vida continua em Brasília”.

“O trinco do vidro e o presidente estavam a mais ou menos uns 30 metros de distância. Eu apontei a câmera pros trincos e apontei a câmera pro presidente e esperei um gestual que eu achasse que fosse interessante. Ele deu esse sorriso tímido e ajeitou a gravata. Pra mim significava ‘a vida continua'”, explicou a fotógrafa sobre o procedimento para capturar a imagem.

Contudo, a Secom discordou do ponto de vista apresentado e disse ser “lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro”.

Disse ainda que a imagem se trata “de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido”.

Depois da repercussão da foto, Biló fez uma postagem no Instagram afirmando que “respeita o incômodo de vocês”.

“Todos os pontos de vista são válidos. Respeito todos e acho válido o debate sobre as regras não escritas do fotojornalismo. A verdade não é uma só”, disse a fotojornalista na publicação.

O posicionamento da Secom foi alvo de críticas na internet. O advogado Andre Marsiglia denunciou o nota como “pura desinformação“.

“A imagem ilustra notícia sobre violência, óbvio que é jornalística e que não incita nada. Essa visão distorcida mostra bem o risco de darmos carta branca ao governo para combater o que não lhe for conveniente em nome, supostamente, da democracia”, afirmou Marsiglia no Twitter.

Fonte: O Antagonista