quinta-feira, janeiro 26

ARTIGO - TARSILA DO AMARAL - TRISTEZA E DEPRESSÃO

 

Há cinquenta anos a morte de Tarsila do Amaral, aos 88 anos, em 18/01/73, não passou de algumas poucas linhas entre os óbitos daquele dia. Tarsila morreu esquecida? Palavras do Acadêmico, jornalista, escritor e cronista Vicente Serejo.
Pensamos em ajudar a memória dos mais idosos e identificar a personagem para os mais jovens e os leitores do futuro.
Tarsila do Amaral, foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira. Considerada uma das principais artistas modernistas, além de ser considerada a pintora que melhor alcançou as aspirações brasileiras de expressão nacionalista nesse estilo artístico.
Tarsila do Amaral, nasceu em 01/09/1886, em Capivari/SP, em 1904 mudou-se para Barcelona, na Espanha, onde estudou no Colégio Socié-couer de Jesus. Nesse mesmo ano, pintou sua primeira tela - Sagrado Coração de Jesus.
De volta ao Brasil, em 1906, ela se casou com André Teixeira Pinto. Em 1913, separou-se do marido e decidiu se dedicar aos estudos das artes e se tornou namorada do escritor Osvaldo de Andrade.
Tarsila divorciou-se ainda outra vez, casando-se com o escritor Luiz Martins, vinte anos mais novo que ela. O casamento durou até a década de 1960.
Profundamente mergulhada na tristeza e na depressão. Tarsila encontrou no espiritismo um alívio - Tornou-se amiga de Chico Xavier e passou a doar a uma instituição de caridade administrada por ele, tudo que arrecadava com a venda de suas obras.
Tarsila do Amaral, faleceu em São Paulo em 17/01/73.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário