segunda-feira, janeiro 30

ARTIGO - OFERTAS DE ANINHA (AOS MOCOS)

 

" Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida. Não desistir da luta. Recomeçar na derrota. Renunciar a palavras e pensamentos negativos. Acreditar nos valores humanos. Ser otimista". Cora Carolina.
Esse belo poema é de Cora Carolina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, poetisa, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras.
Anna Lins conhecida como Cora Coralina, nasceu na Cidade de Goiás/GO, no dia 20/8/1889, filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador, nomeado por Dom Pedro Ii e de Jacinta do Couto Brandão, cursou até a terceira série do curso primário.
Em 1911, Cora Coralina fugiu com o advogado divorciado Cantídio Tolentino Bretas. Em 1922 foi convidada para participar da Semana da Arte Moderna, mas foi impedida pelo marido.
Em 1934, depois da morte do marido, tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos, trabalhou como vendedora de livros, onde começa escrever para os jornais da Cidade.
Em 1965, com 75 anos, Cora Coralina conseguiu realizar o seu sonho de publicar o primeiro livro. Em 1970 tomou posse da cadeira n° 5 da Academia Feminina de Letras de Goiás e em 1984 é nomeada para Academia Goiânia de Letras, ocupando a cadeira n° 38.
Cora Coralina faleceu no dia 10/04/1985.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário