quarta-feira, agosto 25

Opinião: Salve 25 de agosto, Dia do Soldado

 

Sendo este escrevinhador provincial reservista de 1ª categoria, tendo exercido o dever e obrigação cívica de vestir uma farda verde oliva (exército), defendendo com altruísmo e amor a nossa Bandeira com Ordem e Progresso  como lema principal.
Tiramos  do ambiente da caserna um aprendizado de experiências, capazes de saber o quanto vale ter noções fundamentais e básicas da ordem, disciplina, respeito, obediência com cumprimento aos ditames da constituição brasileira com elevado espirito patriótico.

JUSTIFICA-SE A DATA EM HOMENAGEM AO PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO: DUQUE DE CAXIAS.

Nesta quarta-feira (25), comemora- o Dia do Soldado. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Patrono do Exército Brasileiro, conhecido como “o pacificador” por ter evitado diversas rebeliões contra o Império, comandou as forças lealistas de 1839 a 1845 sufocando revoltas como a Balaiada; as Revoltas Liberais e a Revolução Farroupilha. Esteve à frente do exército também na vitória do Brasil contra a Confederação Argentina, em 1851, na Guerra do Prata. Dez anos depois, também alcançou sucesso na Guerra do Paraguai, recebendo título de nobre pelo feito. Luís Alves de Lima e Silva foi a única pessoa a receber um título de duque durante o reinado de Pedro II.

“De Caxias, não basta admirar os feitos, nem seus relevantes serviços prestados à Nação brasileira. 

A suprema homenagem à sua memória é renovar, nesta data, o firme propósito de tê-lo como exemplo de Cidadão e de Soldado, cultivando, em cada um de nós, as qualidades que em tão alto grau ele possuía”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário