sexta-feira, agosto 27

ARTIGO - CADÊ O JOSÉ? CADÊ O JOSÉ?

 

O ex- senador José Agripino Maia, portador de uma aura aristocrática membro de uma das famílias mais influentes do Rio Grande do Norte, é filho do ex-governador Tarcísio Maia, além de primo do ex-governador Lavoisier Maia.

Dento deste bastião de privilégio, foi indicado pelo então governador Lavoisier  Maia para assumir a prefeitura de Natal.

Filiado ao PSD, em seguida disputa o governo potiguar contra o ex- governador Aluizio Alves, vencendo o pleito por 57% dos votos.

Persona pública, extremamente ambicioso, politicamente ambivalente seu governo foi marcado pelo o escândalo do Rabo-de-Palha, pelo qual José Agripino teria supostamente instruídos cabos eleitorais a comprar votos de eleitores pobres em favor da candidatura da candidata a prefeita de Natal Vilma de Faria.

Em 1984 apoiava o candidato o seu partido Mário Andreazza, em 1985 foi o primeiro dos governadores eleitos pelo PSD a romper com o partido, ao apoiar Tancredo Neves no colégio eleitoral contra Paulo Maluf.

Fundador da Frente Liberal, mais tarde PFL, que mudou de nome para DEM.

Definia seus muitos compromissos com a ideia de lutas para seu próprio status e objetivos. Foi o artífice para a vitória de sua ex-secretária na coligação PDT/PFL.

Pontuados por silêncios mediativos, sem mais condições açular a opinião pública. Nas eleições de 2018, foi candidato a deputado federal na coligação PDT, PP, PDM, PODEMOS E DEM - mas, não conseguiu ser eleito.

E agora José, fim de semana não tem nada pra fazer. Cadê o José? Cadê o José?

CHICO TORQUATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário