sexta-feira, agosto 27

REGIONAL - "CIR" da VIII Região de Saúde realiza reunião em Assu e discute Consórcios Interfederativos em Saúde

 

A Comissão Intergestores Regional da VIII Região (CIR), com sede em Assu realizou quinta-feira (26) de agosto no auditório da Câmara Municipal uma reunião para discutir cirurgias eletivas e Consórcios Interfederativos de Saúde.
Presentes à reunião o coordenador da CIR e secretário municipal de saúde de Pendências, Ricardo Alves, a coordenadora adjunta e gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale, a secretária executiva da CIR, Fátima Rocha, o técnico da II URSAP, Erialdo Rebouças e secretários municipais de saúde da região do Vale do Assu.
A técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale falou sobre os Consórcios Interfederativos de Saúde instituídos pela Lei 10.798, 16 de novembro de 2020 e sancionada pela governadora Fátima Bezerra.
"Os consórcios regionais são previstos na lei federal que criou o SUS e devem funcionar como investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões", disse a técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale.
"Os consórcios regionais são previstos na norma federal que criou o SUS e devem funcionar como investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões", disse a técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale.
Os consórcios interfederativos de saúde implementarão, em
especial, serviços especializados, policlínicas, serviços de urgência
e emergência hospitalar, pré-hospitalar, unidades de pronto
atendimento de natureza regional, em consonância com o Plano
de Regionalização (PRD) do Estado do Rio Grande do Norte.
"Consórcios Interfederativos de Saúde
trata-se de um modelo de gestão do sistema de saúde no qual se
reúne um conjunto de municípios que somam esforços entre si e
com o estado, para prestar assistência à saúde", informa Vera Vale.
"A princípio os serviços dessas policlínicas serão direcionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) uma vez que de acordo com o perfil de morbi mortalidade essas doenças são as que mais acometem e matam a população na VIII Região de Saúde, não diferente do Estado e do país", ressaltou Vera Cristina Vale.
Fonte: 
Assessoria de comunicação da II URSAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário