O dinheiro no Brasil tem uma história curiosa. Desde que a primeira moeda legitimamente brasileira foi cunhada por aqui, na antiga Casa da Moeda da Bahia.
As primeiras cédulas do Brasil, nos tempos do Império, se baseavam no sistema monetária português. O real era conhecido como "réis", naqueles tempos.
A partir da Proclamação da República, a moeda continuou sendo o real, com a emissão de novas cédulas. O montante equivalente a mil réis era chamado de conto de réis.
O Cruzeiro foi criado em 1942, em substituição ao mil réis. O cruzeiro instituiu pela primeira vez a moeda com centavos, o cruzeiro novo utilizava as mesmas cédulas, mas com um carimbo mostrando seu novo valor.
Em julho de 1994, foi criada uma moeda para definitivamente freiar a hiper-inflação, durante a transição, todos os preços passaram a ser especificamente em URV (Unidade real de valor).
Foi a primeira vez na história que a mudança da moeda não foi com um valor redondo, como retirar três zeros.
Suas cédulas passaram a exibir animais da fauna brasileira em uma face da efigie da República na outra, já que a galeria de heróis brasileiros estava escassa, tantas foram as mudanças de moedas nos anos anteriores.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário