terça-feira, março 30

Para Fux, mudanças em ministérios não geram preocupação institucional: “realinhamento político do governo”

 

A interlocutores próximos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse que as trocas de ministros são apenas um “realinhamento político do governo”. Para ele, as mudanças não geram preocupação institucional. Fux conversou nesta segunda-feira com o general Fernando Azevedo depois que ele deixou o Ministério da Defesa. O militar disse ao ministro que a situação está sob controle e não há com o que se preocupar.

Segundo Fux disse a assessores, Azevedo deixou o cargo porque estava insatisfeito, por não ser ouvido no governo e porque se recusou a politizar as Forças Armadas. Além disso, na visão de Fux, o general era contra a tentativa de acomodar no governo os interesses do Centrão.

Azevedo era o principal interlocutor do Supremo com a ala militar do governo. Chegou inclusive a ser assessor do ministro Dias Toffoli na presidência do tribunal. Fux disse a pessoas próximas que, segundo acredita, Braga Netto, que deixou a Casa Civil para assumir a Defesa, também será um bom interlocutor para o STF.

Fux também não viu com preocupação a saída de Levi do Amaral Junior, da Advocacia-Geral da União. Mas, na visão do ministro, as mudanças de hoje deixa o governo Bolsonaro mais nas mãos no Centrão. Apesar de ter relação próxima com Levi do Amaral, com André Mendonça e com o general Azevedo, Fux não foi consultado previamente sobre as mudanças nos cargos que eles ocupavam.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário