quarta-feira, março 31

ARTIGO - A PAPISA JOANA

 

A história possuí várias versões. Joana teria sido uma jovem oriental, nascida com possível nome de Gilberta, que se fez passar por homem para escapar a proibição de estudar imposta as mulheres.
Extremamente culta, possuía formação em filosofia e teologia. Ao chegar a Roma, apresentou-se como monge e surpreendeu os doutores da igreja com sua sabedoria
Teria chegado ao Papado após a morte do Papa Leão IV, com o nome de João VII. A mesma lenda conta que Joana se tornou amante de um oficial da guarda Suíça e teria ficado grávida.
Outra versão afirma que Joana teria nascido na cidade de Moguncia, na Alemanha. Na idade adulta, conheceu um monge, por quem se apaixonou. Para evitar o escândalo que a relação poderia causar - Joana decidiu vestir roupas masculinas, passando assim por monge e ingressado no Mosteiro de São Martinho.
As versões divergem também, mas todas coincidem em que multidão reagiu com indignação, por considerar que o trono de São Pedro havia sido profanado.
E João/Joana teria sido amarrado num cavalo e apedrejada até a morte.
Conseguiu ser nomeada Cardeal, ficando conhecida como João e em virtude de sua notável inteligência, foi eleita Papa por unanimidade após a morte de Leão IV. O Papa Leão morreu nas calendas de agosto e foi sucedido por Joana, uma mulher, que reinou durante dois anos, cinco meses e quatro dias.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário